Quarta geração do Skoda Fabia chega em Outubro com ambições renovadas

27/08/2021

Modelo checo chega ao mercado nacional no último trimestre do ano. Com preços a partir dos 18.500 euros, aposta numa evoluída gama de motores 1.0 MPI EVO, capazes de cumprir mais de 900 quilómetros com um só depósito de gasolina.

Vinte e dois anos volvidos sobre a sua primeira aparição, o Skoda Fabia apresenta-se agora na sua quarta geração. Carrega consigo uma ambição renovada, tanto pela estética aprumada, como pela adoção da plataforma MQB A0 do Grupo VW, ou evolução dos seus motores de três cilindros 1.0 EVO, cumpridores já das exigências de emissões do Euro 6d e que anunciam uma autonomia superior a 900 km só com um depósito de gasolina. Caso para dizer que o pequeno modelo checo quer chegar ainda mais longe no mercado nacional. Vamos por partes.

Em relação à anterior geração, o Fabia cresceu 11 cm no comprimento (4,108 m), 4,8 cm na largura (1,78 m) e “encolheu” 7 mm na altura (1,46 m). A distância entre eixos aumentou para 2,564 metros (mais 9,4 cm).

As novas dimensões garantem-lhe maior habitabilidade e superior volumetria de carga, dado que a bagageira tem dispõe agora de mais 50 litros do que antes, num total de 380 litros (1190 litros com os encostos rebatidos).

O visual do Fabia foi atualizado, sobressaindo as suas proporções equilibradas, faróis bem desenhados e luzes traseiras com a mais recente tecnologia LED. No interior, o painel de instrumentos com um display central independente e painel de instrumentos digital opcional chama a atenção. O infoentretenimento e a conectividade também foram alvo de uma atualização tecnológica.

Quatro motores renovados

Nesta quarta geração, passa a integrar os novos sistemas de segurança (até nove airbags) e de assistência à condução, com destaque para o cruise-control ativo ou Travel Assist, Park Assist, Lane Assist, reconhecimento de sinais de trânsito, Side Assist e Front Assist com proteção preditiva de peões e ciclistas. As funções de navegação, áudio e conetividade são operadas no novo monitor-ecrã principal no topo do tablier (até 9,2’’) com controlos táteis e gestuais (e com assistente de voz).

São nove cores de carroçaria (80% de aço de elevada resistência) disponíveis. podendo optar-se pelas pinturas metalizadas Phoenix Orange e Graphite Grey, além de tonalidades de contraste no tejadilho (cinza grafite ou Magic Black), este último também para as molduras dos retrovisores e jantes de liga leve (de 15’’ a 18’’). São três os níveis de equipamento: Active, Ambition e Style.

A gama de motores é composta por quatro variantes do 1.0 a gasolina: MPI Evo, variante de 65 cv e 85 cv, associadas a caixa manual de 5 velocidades; e 1.0 TSI Evo com 95 cv (transmissão manual de 5 velocidades) e 110 cv, acoplada a uma caixa manual de seis ou automática de dupla embraiagem DSG (7 relações).

Numa primeira fase de lançamento, o Skoda Fabia contará com uma versão exclusiva First Edition e, num segundo momento, uma variante Monte Carlo de cariz desportivo.

O novo Fabia chegará a Portugal em meados de outubro, com preços semelhantes aos da gama atual: 18.500 para a versão mais acessível (Ambition) e 19.900 euros a Style.