RAV4 HSD: Quando a potência se alia ao consumo

19/09/2017

Inovou quando surgiu, em 1994, e reforçou a sua faceta de pioneiro aquando do lançamento da última geração, no ano passado, com uma versão híbrida. Falamos do best seller Toyota RAV4, cujas vendas já atingiram os seis milhões de unidades, 90% das quais continuam a circular, fazendo jus à fama de fiabilidade da marca nipónica. O Motor24 experimentou a versão híbrida 2.5 HSD 4X2, que é o RAV4 mais potente vendido na Europa, com 197 cavalos de potência combinada e consumos (reais) surpreendentes.

Há 23 anos a Toyota arriscou e lançou o Recreational Active Vehicle com tração às quatro rodas (RAV4), considerando ter sido pioneira na criação do mercado SUV compacto. Tinha então 3,695metros de comprimento, três portas e um motor 2.0 L de 120 cavalos.
O atual mede 4.605 metros, apenas está disponível em carroçaria de cinco portas e tem variantes de tração dianteira e duas novidades: as motorizações Diesel, de 143 cavalos, e a híbrida, que pode incluir a tração integral. Esta é assegurada por um segundo motor elétrico montado no eixo traseiro, que apenas entra em ação em situações de aderência mais precária. Ou seja, não tem reais aptidões todo-o-terreno.
O que oferece, então, este RAV4 2.5HSD e-CVT, que herda a unidade motriz do Lexus NX?
Muito, a começar pelo apelativo desenho exterior (gostamos do seu ar agressivo e robusto, ao mesmo tempo), prolongando-se por um interior espaçoso, onde cinco adultos viajam sem grandes dificuldades (tanto mais que não existe túnel de transmissão a roubar espaço ao passageiro do meio), com locais de arrumação que facilitam o nosso quotidiano.
A bagageira tem menos capacidade no híbrido (501 litros contra 547 no Diesel), mas nada de dramático.

Colisão evitada
Com bons materiais (mesmo os plásticos são suaves ao toque) e montagem sólida, o RAV4 impressiona menos pela ergonomia a bordo. Muitos botões e dispersos, sendo que alguns, como os que permitem selecionar os diversos modos de condução (EV, Eco Mode ou Sport), estão “escondidos”, requerendo alguma habituação.
Em frente ao condutor está um ecrã multi-informações TFT a cores de 4.2 polegadas e no tablier o Toyota Touch 2 com ecrã tátil a cores de 8 polegadas, disponível a partir das versões Comfort.
No domínio da segurança o RAV4 oferece o Toyota Safety Sense, sistema de pré-colisão, aviso de saída da faixa de rodagem, luzes máximas automáticas e reconhecimento de sinais de trânsito.
Em relação ao sistema de pré-colisão, que deteta situações com veículos ou peões, emitindo alertas sonoros e visuais e abrandando ou travando o veículo, sempre estivemos algo descrentes em relação à sua real eficácia, apesar de o termos testado com sucesso em circuito.
Pois bem, numa das mais movimentadas vias do Porto uns brevíssimos instantes distração foram o suficiente para nos depararmos subitamente com a fila de trânsito parada. Nem chegou a ser susto, pois o sistema conseguiu parar o RAV4 a uma distância segura do carro da frente sem intervenção alguma da nossa parte…

Suavidade em andamento
Em andamento vem ao de cima o lado “familiar” deste SUV, que prefere as toadas calmas à exploração frenética dos 197 cavalos. Aliás, de pouco serviria, pois a caixa de velocidade CVT (de variação contínua) corta logo todas as veleidades ao “piloto” que se esconde em quase todos nós.
É na cidade quer mais se aprecia o modo refinado como o RAV4 se desloca, ajudado, é verdade, pela CVT. Desde que não se esmague o acelerador, o silêncio é rei, mesmo quando está em funcionamento o motor a gasolina.
E que dizer dos consumos, sendo certo que a cidade é o terreno onde os híbridos se sentem mais à vontade?
Tendo sempre em atenção o pouco tempo que temos para nos habituarmos às especificidades da condução de diferentes viaturas, com o RAV4 conseguimos fazer uma média, excecional e praticamente irrepetível, de 3,8 l/100 kms, a meio da manhã de um dia da semana, mas com pouco trânsito do Porto e os semáforos a ajudar. Ou seja, estamos convencidos que é possível estabilizar os consumos citadinos entre os 6, 6,5 l/100km, acima dos 4,9 litros reivindicados pela Toyota, mas um ótimo valor para um SUV destas dimensões e peso (1785 quilos na versão 4X2 e 1860 na 4X4).
Para a versão Diesel a Toyota declara um consumo de 5,4 l/100km em circuito urbano.
Os preços do RAV oscilam entre os 33 910 (Active Diesel com caixa manual) e os 42 310 euros (Hybrid Comfort+Pack Sport).

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