Renault Kadjar Intense Blue dCi 115: uma segunda oportunidade

17/03/2019

A alteração à lei das portagens deu ao Kadjar uma segunda oportunidade no mercado nacional. O renovado crossover da Renault chega tem agora mais versões e motorizações.

A revisão do regulamento das portagens, que criou novos regimes de exceção, levou a que modelos como o Kadjar deixassem de ser penalizados com classe 2 – desde que usando Via Verde. Isto abriu caminho para a Renault alargar a oferta desta gama em níveis de equipamento – agora com Zen, Intens e Black Edition –, nas opções de transmissão (4×2 ou 4X4) e leque de motorizações. O destaque, neste último capítulo, vai para a estreia do bloco 1.3 TCe a gasolina, desenvolvido em parceria com a Daimler, com potências de 140 e 160 CV. De resto, o Kadjar continua disponível com o já conhecido bloco Diesel de 1,5 litros, agora rebatizado de Blue dCi (116 CV), a que se juntará mais tarde o novíssimo bloco 1.7 Blue dCi, que debita 150 CV.

Retocado esteticamente, na zona dianteira realce para o novo desenho da grelha (com acabamentos cromados) e dos para-choques (à frente e atrás), assim como a assinatura luminosa Renault, em forma de C, além das luzes de nevoeiro retangulares com tecnologia LED Pure Vision. Juntam-se ainda jantes de 19’’, também redesenhadas.

Aquando do lançamento do Kadjar em 2017, a Renault Portugal foi obrigada a ‘personalizá-lo’ para o nosso mercado, devido as questões relacionadas com as portagens – o que provocou um atraso de cerca de um ano. Apresentava, por isso, suspensão independente atrás, mesmo na versão 4×2. Essas limitações já não se aplicam, pelo que com tração somente dianteira este renovado crossover apresenta agora suspensão de eixo semirrígido, uma arquitetura tecnicamente menos nobre…

Motor à altura

Foi precisamente ao volante do Blue dCi 115 que tivemos a primeira experiência com o renovado Kadjar. Ainda de bloco em ferro, mas já evoluído, este motor evidencia-se pela insonorização melhorada e pela linearidade a médios regimes, fruto do pico de binário (260 N.m) logo às 2000 rpm. Não é propriamente um poço de força, nem faz do Kadjar um automóvel veloz para os padrões atuais, mas em combinação com a caixa manual de seis velocidades a sua disponibilidade permite uma utilização quotidiana despreocupada, com resposta suave e, não menos importante, consumos contidos, mesmo quando a lotação está esgotada – a média que obtivemos ficou-se pelos 7,1 l/100 km.

Na condução do Kadjar torna-se evidente que este não é o produto mais aprimorado da marca francesa. Isso está patente no tato da direção e do seletor da caixa de velocidades, assim como na filtragem da suspensão nos pisos deformados, e mesmo na utilização de alguns plásticos rugosos no interior. Isto contrasta um pouco com o restante conjunto, já que a construção é sólida, a maioria dos materiais empregues são bons (no aspeto e no toque) e a ergonomia e modularidade estão à altura de qualquer crossover da sua classe. Neste último ponto, a maior relevância vai para o banco do passageiro rebatível para facilitar cargas compridas até 2,56 m. Já o apoio de braço dianteiro central passa a ser deslizante, para maior comodidade, enquanto nos lugares traseiros os passageiros dispõem agora de duas saídas de ventilação na consola central, melhorando o conforto térmico.

Melhor conectividade

Nesta versão Intens o ecrã tátil multimédia de 7’’ assume protagonismo na consola central, oferecendo agora maior contraste, luminosidade e resolução. É através daqui que controlamos as funções multimédia, tendo compatibilidade com o Android Auto e o Apple CarPlay, o que significa que podemos aceder aos aplicativos diretamente no ecrã central, o que se torna mais prático e mais seguro enquanto conduzimos.

Outros equipamentos a frisar nesta versão são o alerta de excesso de velocidade (por reconhecimento dos sinais de trânsito), assistente de faixa, comutação automática de luzes médias/máximas, sensores de chuva e luz, assistente de estacionamento traseiro e dianteiro e climatização bi-zona. Elementos como o pneu sobressalente de pequenas dimensões (100€), pintura metalizada (530€) e câmara de marcha atrás (490€) fazem parte da lista de opcionais.

O PVP de 33.390€ reflete mais o equipamento oferecido e a veia prática deste modelo do que propriamente a experiência de condução que proporciona, estando esta cifra alinhada com os preços do seu primo nipónico, e referência desta classe, o Nissan Qashqai.

FICHA TÉCNICA

Renault Kadjar Intens Blue dCi 115

Motor: Diesel, quatro cilindros, injeção direta, TGV, intercooler
Cilindrada: 1461 cm3
Potência: 116 CV/3750 rpm
Binário máximo: 260 N.m/2000 rpm
Tração: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Aceleração (0-100 km/h): 11,7 segundos
Velocidade máxima: 189 km/h
Consumo médio: 5,0 l/100 km
Emissões de CO2: 136 g/km
Peso: 1531 kg
Preço base da versão (ensaiado): 33.390€ (34.510€)

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