Renault Twingo Le Coq Sportif: o pequeno galo ainda canta

06/08/2019

Com a edição especial Le Coq Sortif, o novo Renault Twingo mostra a sua faceta mais elitista. E prova que o pequeno galo ainda sabe cantar no mercado nacional

O Renault Twingo e a Le Coq Sportif partilham um passado glorioso, sobretudo, no período referente à década de 90. O primeiro foi um ícone de estilo, exibindo um design ímpar e que ficará para sempre ligado ao imaginário de um público tendencialmente mais jovem que o conduziu. Ou viu passar.
O segundo, um símbolo de prestígio para quem o calçava (sobretudo) e vestia. Claro que ambos continuaram a sua história, mas sem a projeção que, outrora, gozaram por cá.

Com a chegada do novo Renault Twingo e com a versão Le Coq Sportif a assumir o papel de edição especial (e a mais elitista de toda a gama) as duas marcas francesas pretendem deixar bem claro que o pequeno galo ainda sabe cantar.
Equipada com uma caixa automática de dupla embraiagem (EDC) e um motor a gasolina com 95 cv de potência, esta versão especial custa 16.090 euros, sendo que a proposta “normal”, na sua entrada de gama, está disponível por 11.760 euros (caixa manual de cinco e 75 cv). E valerá a pena optar por esta nostalgia assumida no topo de gama? Sim. Pode dizer-se que se trata de um “extra” que lhe assenta muito bem.

O Twingo “2019” já renovara os para-choques dianteiro e traseiro, retocara a grelha frontal, com a adição de novas entradas de ar, e ganhara umas jantes com desenho mais desportivo e com a atual assinatura luminosa Renault, em forma de C. Além de ter rebaixado a altura em 10 mm para melhorar a aerodinâmica. A edição especial Le Coq Sportif acrescenta-lhe…estilo. Permite optar por três cores: branca (como a unidade ensaiada), azul e vermelho. Todas estas opções de carroçaria exibem, no exterior e interior, emblemas com a imagem da marca de vestuário e calçado.
Mas não só. Traz vários elementos exclusivos da versão, como, por exemplo, o ar condicionado automático, o sistema multimédia Easy Link com ecrã tátil de 7’’ compatível com Android Auto e Apple Car Play, o regulador/limitador de velocidade, o banco do condutor regulável em altura, o sistema de ajuda ao estacionamento traseiro com câmara de marcha-atrás, os sensores de chuva e luminosidade, os estofos com personalizações em vermelho, entre outros mimos.

Desfile urbano

Na estrada, o Renault Twingo continua igual a si mesmo. O motor de três cilindros a gasolina (já respeitador da norma Euro 6d) debita 95 cv, mais do que suficientes para o modelo se mostrar sempre confiante em cidade. A velocidade máxima é de 165 km/h e demora o seu tempo a desenvolver (11,1 segundos nos 0-100 km/h), mas que diferença fará quando se circula no seu habitat urbano? Para mais, quando se mostra tão poupado nos consumos. Com uma condução cuidada, não ultrapassa os 6,0 l/km em ciclo combinado. E, já agora, quando desfila tão bem-trajado como nesta edição especial.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.