SEAT Mii By Cosmopolitan: É para o estilo

23/10/2017

As marcas de automóveis gostam de associar algumas edições especiais a outras marcas, muitas vezes do mundo da moda, como é o caso deste SEAT Mii by Cosmopolitan.

Se todos os dias perdemos algum tempo a escolher o que vestir e mais um tanto a selecionar os acessórios para complementar, não é errado pensar que estacionado à porta de casa estaria, no mundo ideal, um automóvel para qualquer ocasião. A pensar no sentido estético mais feminino a SEAT, em parceria com a Cosmopolitan, estudou as preferências das leitoras da revista e usou a informação recolhida no design do SEAT Mii by Cosmopolitan. Até se percebe a ideia mas…um carro para mulheres? Não para todas. A série especial chegou com duas versões de motor 1.0, com 60 e 75 cv. Serve para as voltinhas do quotidiano, mas não satisfaz quem aprecia, mesmo na condução citadina, um shot de adrenalina para acordar.

A primeira impressão

O SEAT Mii by Cosmopolitan é quase aquele par de calças de ganga que fica bem com tudo. Dá resposta às exigências do dia-a-dia na cidade, é compacto, prático, razoavelmente confortável. A versão by Cosmopolitan é a segunda colaboração da SEAT com o mundo da moda. Recorde-se uma primeira aventura com a Mango. A ligação traduz-se nos detalhes e na cor que, não negamos, lhe conferem um toque de estilo que superioriza esta edição especial face ao modelo base. A cor? Fugiu-se ao cor de rosa e só podemos agradecer, mas o violetto, pintura da versão testada, não encontra aqui fã, ainda que se aprecie a faculdade de alteração ligeira de tonalidade consoante a luz. Ainda no capítulo cromático, os retrovisores são apontamento em champanhe, chamam-lhe Bismuth, e há um acentuar de linhas nos faróis comparável ao propósito do uso do eyeliner…fazer sobressair. Quem disse que um automóvel não pode usar maquilhagem? Este usa e brilha, até nos detalhes das jantes bicolor.

Interiores: palco de estilo

O violetto não se fica pela carroçaria. O tablier também recebe a cor floral que volta a aparecer nos bancos, estes com acabamentos em alcantara e pespontos a marcar linhas também no volante em pele. Nos frisos em alumínio, nas portas dianteiras, pode ler-se a declaração “Cosmopolitan loves Mii”, só para que não restem dúvidas sobre o que é amor verdadeiro entre marcas apostadas em seduzir o público feminino.

O resultado desta relação traduz-se nos detalhes decorativos distintivos integrados neste quatro lugares, disponível em três ou cinco portas. A um automóvel deste segmento não se pode exigir bagageira muito espaçosa, mas para o saco de ginásio e outros pequenos volumes serve bem. Melhor ainda serve o teto panorâmico elétrico que permite aquela coisa boa de circular de cabelo ao vento sem despentear muito. Quanto a equipamento, fale-se do fundamental sistema de som, neste caso com seis altifalantes e subwoofer e do sistema de informação, navegação e conectividade para smartphones.

Mii na estrada cosmopolita

É maneirinho e a principal vantagem é o estacionamento. Não só porque a dimensão reduzida do carro facilita encontrar lugar mas também porque é ágil e simples de manobrar. Pensado para o ambiente citadino, a direção é leve, o que é perfeito também para baixas velocidades, mas em marcha mais rápida há que moderar os gestos de condução. Aguenta-se bem às sovas do piso irregular e deteriorado, característica importante para a condução na cidade. A caixa de velocidades é de relações longas o que, se por um lado compromete a performance, por outro ajuda à economia de consumos. Neste teste o registo foi de 6.0 litros aos 100 km.

SEAT Mii By Cosmopolitan

Motor: 3 cilindros em linha, 999cc, injecção indireta

Potência: 60 cv

Consumos: 4,4 l/100 km

Emissões: 79g/km

Preço: 13.087 euros

 

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.