Longe vão os tempos em que a Segway era apenas um produto criado pelo inventor Dean Kamen, que pretendia revolucionar a micro mobilidade nas cidades. Apesar de a scooter com rodas paralelas que se auto-equilibra ter tido alguma presença na paisagem dos centros urbanos, era um meio de transporte usado apenas por turistas e forças policiais, sem nunca ter sido adotada em massa pela população, ao contrário do que vemos hoje com as trotinetes e bicicletas partilhadas.

 

Em 2015, após uma fusão com a empresa chinesa Ninebot, os seus planos passam por desenvolver, e comercializar veículos off-road. Os primeiros produtos são apresentados em 2018 na EICMA em Milão, e agora chega aos mercados internacionais uma nova gama de veículos ATV, UTV e SSV.

A importação para o mercado ibérico está nas mãos do grupo português Multimoto, e a apresentação aos órgãos de comunicação espanhóis e portugueses foi feita numa propriedade fechada, em Villatobas, perto de Toledo em Espanha. O Motor 24 esteve presente, e teve a oportunidade de testar estes veículos no seu habitat natural.

Este tipo de veículos é considerado de trabalho, e por isso é normal que só se encontrem fora das cidades

Este tipo de veículos é considerado de trabalho, e por isso é normal que só se encontrem fora das cidades, normalmente em quintas, para ajudar nas tarefas diárias. O nosso teste foi em crescendo no índice de adrenalina, começámos pelo Fugleman UT10 X: um UTV de dois lugares, com espaço de armazenamento traseiro para transporte de carga até 350 kg, com um conveniente mecanismo de báscula. Tem um motor bicilindrico com 1000 cc e 105 cv de potência. Está ainda equipado com transmissão às duas ou quatro rodas, com bloqueio de diferencial dianteiro, bola de reboque e guincho. A versão X que testámos, adicionalmente tem jantes de alumínio de 14” com Beadlock (anel de reforço que impede que o pneu saia da jante), um guincho mais potente, portas e um ecrã tátil de 10,4”.

Dos mais de 60 km de pistas existentes na propriedade, foi criado um percurso com cerca de 6 km circular para os testes

Dos mais de 60 km de pistas existentes na propriedade, foi criado um percurso com cerca de 6 km circular para os testes. A nossa experiência com o Fugleman começou por ser uma surpresa por causa da potência disponível. Este tipo de veículos não costuma ter 105 cv. Depois da apreensão inicial, lá fomos ganhando confiança para explorar o seu potencial num percurso com todo o tipo de obstáculos, em que o Fugleman nunca deu parte de fraco. No entanto, à medida que aumentávamos o ritmo, a posição de condução alta, juntamente com a falta de informação entre a direção e as rodas, tornou evidente que este não era um veículo para corridas, sendo frequente atingir o limite das suspensões, e, por ser alto, o risco de virar pois as leis da física são incontornáveis.

 

Chegava a vez do Snarler AT6 SX, um ATV ou moto 4 com um motor monocilíndrico com 567 cc a quatro tempos e 44,2 cv de potência. Este tipo de veículos requer uma abordagem com alguma cautela, sobretudo quando nunca se conduziu um: não se comporta como uma moto, nem como um carro. Apesar de já termos conduzido ATV’s anteriormente, a experiência nunca é completamente tranquila, a forma de conduzir está mais próxima de uma moto de água o que requer alguma habituação. Conduz-se com o movimento do corpo e o facto de ser mais 150 mm mais curto entre eixos do que a versão longa poderá ter influenciado a falta de confiança sempre que tentávamos aumentar o ritmo. No entanto as coisas melhoram ao optarmos pela tração às quatro rodas, e acreditamos que é apenas uma questão de investir mais tempo para melhorar a técnica na sua condução.

O veículo que mais curiosidade nos suscitou desde o primeiro momento que o vimos, logo, que chegámos à propriedade foi o Villain SX 10X. O SSV, ou side by side de dois lugares, dentro da gama apresentada será provavelmente o menos indicado para usar como ferramenta de trabalho. Com uma motorização igual à encontrada no Fugleman: um motor bicilindrico com 1000 cc, 93,5 Nm e 105 cv de potência para 835 kg de peso não previa parecer dotar o Villain de grande desempenho dinâmico, mas não podíamos estar mais enganados.

o Villain “transpira” a imagem de uma máquina construída para uma performance sem compromissos fora de estrada

Todo o design do Villain “transpira” a imagem de uma máquina que foi construída para ter uma performance sem compromissos fora de estrada, seja qual for o terreno que se escolha. Para confirmar as suas aptidões, tivemos direito a seis voltas numa pista cujo trajeto era um pouco diferente daquela onde tínhamos circulado com os veículos anteriores.

Dentro do Villain, o encaixe do condutor é perfeito, com o cinto de quatro pontos a colar-nos ao banco e um volante com os ajustes e um tamanho certo para uma ergonomia sem falhas. Para além de um painel de instrumentos digital, o SX 10X trás ainda um ecrã tátil de 10,4 polegadas na consola central com informações de GPS, mapa do terreno, bem como a possibilidade de emparelhamento via Bluetooth e utilizar a app disponível para iOS e Android Smart Commanding System para bloquear/desbloquear a ignição, informações em tempo real, partilhar a localização, e alerta SOS em caso de acidente.

Logo nos primeiros metros após o arranque percebemos a grande disponibilidade do motor, e a transmissão automática variável faz com que não nos tenhamos de preocupar com mudanças de caixa. Toda a concentração fica assim orientada em manter o carro na pista. Ao fim da primeira volta a uma velocidade moderada já estávamos familiarizados com o Villain, a partir daí já só queríamos encurtar o tempo em que completávamos o circuito que se fazia como se estivéssemos a planar sobre os obstáculos.

as suspensões “comiam” todas as irregularidades pelo caminho de tal forma que à segunda volta já estávamos a rolar sempre a fundo

O desempenho das suspensões de duplo triângulo na frente e multibraços atrás, ambos com barra estabilizadora e amortecedores a gás com o seu enorme depósito separado, simplesmente “comiam” todas as irregularidades pelo caminho: regos e pedras do tamanho de bolas de futebol de tal maneira que à segunda volta já estávamos a rolar sempre a fundo. A direção, apesar de assistida, é de tal modo direta e precisa no modo Sport, que parecia estarmos a jogar numa consola, os travões de disco às quatro rodas não deram sinais de fadiga, e com a tração ligada às quatro rodas era como se seguíssemos em carris.

Passámos a tração para as rodas traseiras, a velocidade baixou um pouco, mas a diversão aumentou com as espetaculares saídas de curva. Por momentos, nas retas, confessamos que gostaríamos de ter um pouco mais de potência. Teremos de esperar pela versão híbrida do Villain que aumenta a potência em 76 cv, para um total de 181 cv.

O Villain SX 10X pode ser legalizado para circular na estrada, o que juntamente com a pequena caixa de transporte, o guincho e a bola de reboque podem ajudar a justificar a sua compra como veículo de trabalho, e nós sabemos que quem trabalha arduamente merece uma boa dose de diversão.

Ficha técnica:

Villain SX 10X
2 LUGARES
MOTOR: Bicilíndrico (DOHC) 1000 cc 4 Tempos refrigeração Líquida
POTÊNCIA / BINÁRIO: 64 kW (105 cv) @ 7.500 rpm / 93,5 N.m
TRANSMISSÃO: 2WD/4WD Bloqueio de Diferencial Dianteiro Variador Automático
AMORTECEDORES: Amortecedor a Gás c/ Depósito Separado
SUSPENSÃO FRENTE: Duplo Triangulo c/ Barra Estabilizadora
SUSPENSÃO TRASEIRA: Multibraços c/ Barra Estabilizadora
JANTES: Jantes de Alumínio de 14″ com Beadlock
PNEUS (Frente / Trás): 29×9-14 / 29×11-14
TRAVÕES: Disco (4 Rodas)
DIMENSÕES C × L × A: 3375 mm x 1630 mm x 1800 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 2590 mm
DISTÂNCIA AO SOLO: 370 mm
PESO SECO: 835 kg
CAPACIDADE DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL: 44 litros
CAIXA DE TRANSPORTE (C × L × A): 402 mm x 897 mm x 220 mm (90 kg)
GUINCHO: 2000 kg
BOLA DE REBOQUE
PREÇO: 20 490,00 €

Snarler AT6 SX
2 LUGARES
MOTOR: Monocilíndrico (DOHC) 567 cc 4 Tempos refrigeração Líquida
POTÊNCIA / BINÁRIO: 32,5 kW (44,2 cv) @ 7.000 rpm / 48 N.m
TRANSMISSÃO: 2WD/4WD Bloqueio de Diferencial Dianteiro/Traseiro Variador Automático
AMORTECEDORES: Amortecedor a Gás
JANTES: Jantes de Alumínio de 14″ com Beadlock
PNEUS (Frente / Trás): 26×8-14 / 26×10-14
TRAVÕES: Disco (4 Rodas)
DIMENSÕES C × L × A: 2200 mm × 1280 mm × 1320 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 1300 mm
DISTÂNCIA AO SOLO: 270 mm
PESO SECO: 360 kg
CAPACIDADE DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL: 23 litros
CAPACIDADE GRELHA (Frente / Trás): 40 kg / 60 kg GUINCHO: 2000 kg
BOLA DE REBOQUE
GUINCHO
PREÇO: 8 480,00 €

Fugleman UT10 X
2 LUGARES
MOTOR: Bicilíndrico (DOHC) 1000 cc 4 Tempos refrigeração Líquida
POTÊNCIA / BINÁRIO: 68 kW (105 cv) @ 7.500 rpm / 100 N.m
TRANSMISSÃO: 2WD/4WD Bloqueio de Diferencial Dianteiro Variador Automático
AMORTECEDORES: Amortecedor a Óleo
JANTES: Jantes de Alumínio de 14″ com Beadlock
PNEUS (Frente / Trás): 27×9-14 / 27×11-14
TRAVÕES: Disco (4 Rodas)
DIMENSÕES C × L × A: 3100 mm x 1625 mm x 2014 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 2085 mm
DISTÂNCIA AO SOLO: 320 mm
PESO SECO: 780 kg
CAPACIDADE DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL: 45 litros
CAIXA DE TRASEIRA (C × L × A): 935 mm x 1350 mm x 300 mm (350 kg)
GUINCHO: 2000 kg
BOLA DE REBOQUE
PREÇO: 17 890,00 €

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