Sur-Ron Light Bee X: o elo perdido na evolução para a mobilidade eletrificada

28/05/2021

Parece uma bicicleta, mas não tem pedais. Tem acelerador, mas não tem mudanças. Que veículo é este, afinal? Ao contrário do que se passa no mundo das bicicletas e dos automóveis elétricos, a oferta de motociclos e ciclomotores movidos a iões para uso privado não tem sido muito variada. Há alguns modelos disponíveis no nosso mercado que encaixam na categoria de ciclomotores, mas são utilizados sobretudo nas plataformas de mobilidade urbana e os motociclos são extremamente caros. Vencedora de um prémio Red Dot Award em 2018, a Sur-Ron Light Bee X está algures entre uma bicicleta de downhill e um ciclomotor de pequena cilindrada – lembram-se da Yamaha DT LC 50 cc?

Quem a vê passar fica intrigado com o seu tamanho, inicialmente pensa que é uma bicicleta

Quem a vê passar fica intrigado com o seu tamanho, inicialmente pensa que é uma bicicleta, mas depois repara que quem a vai a conduzir não está a pedalar, ouvindo apenas o zumbido do motor elétrico. Uma vez parados as perguntas não tardam: então, mas o que é isso? Trata-se de um veículo elétrico homologado na categoria de ciclomotor, equipado com painel de instrumentos, espelhos retrovisores, para-lamas traseiro e dianteiro, iluminação, piscas, luz de travão e suporte de matrícula. Está apto para circular na via pública a partir do momento que tenha seguro e o condutor esteja habilitado com a carta de condução das categorias A1 ou B.

Sem querer menosprezar a possibilidade de poder circular com a Sur-Ron na estrada, mas como adeptos que somos de bicicletas de montanha e de motos de todo-o-terreno, tínhamos muita curiosidade em saber como se portaria nos trilhos. A Sur-Ron Light Bee X LB1E tem um quadro de duplo berço fabricado pela marca em alumínio leve, mas muito resistente e desenhado para receber a bateria de iões de lítio de 60V por cima, agindo como elemento estrutural quando está instalada. Entre o quadro e o braço oscilante existe um link que confere um desempenho progressivo ao amortecedor, uma solução que encontramos em motos de todo-o-terreno e nas bicicletas de montanha mais sofisticadas. O motor sem escovas com 6000 W de potência é desenvolvido também pela marca especificamente para este modelo da Sur-Ron. Tanto a gestão da bateria como do motor está a cargo do controlador de onda senoidal, que garante uma entrega de potência linear e previsível, sendo também o responsável pela regeneração de energia sempre que não estamos a acelerar acima dos 13 km/h.

O restante equipamento é familiar para quem já teve uma bicicleta de downhill, com a suspensão, amortecedor, travões e guiador muito semelhantes aos que equipam os modelos da vertente mais radical do ciclismo de montanha. O “cockpit” da Sur-Ron é muito parecido com o que encontramos em outros ciclomotores ou mesmo em motociclos: tem um LCD com velocímetro, um canhão onde se coloca a chave para ligar, tomada USB, interruptor de luzes de pisca, comutador de luzes de médios e máximos e até tem buzina. Mas, o mais importante é um comutador vermelho do lado esquerdo do guiador que permite alternar entre os modos Eco e Sport.

se não ultrapassarmos os 20 km/h, temos uma autonomia para cerca de 100 km

No modo eco não acontece nada de particularmente excitante quando rodamos o acelerador. Com uma resposta deliberadamente “cortada”, o arranque é extremamente suave e, facilmente, estamos a rolar perto dos 50 km/h que é a velocidade máxima que este modo permite. Desta forma, se não ultrapassarmos os 20 km/h, temos uma autonomia para cerca de 100 km, segundo a marca. É um exercício difícil de fazer, sobretudo depois de experimentarmos o modo Sport, em que a Sur-Ron Light Bee X assume o seu alter-ego mal comportado, capaz de nos impulsionar rapidamente até aos 70 km/h. Não parece ser uma velocidade muito impressionante ao circular na estrada, mas nos trilhos é suficiente para nos colocar em apuros, especialmente quando precisamos de travar e o melhor que conseguimos é abrandar.

O que nos leva ao único ponto negativo acerca da Sur-Ron Light Bee X. Os travões apesar de terem pinças com quatro pistões e discos de 203 mm, parecem-nos sub-dimensionados para um veículo com estas características. Segundo José Pedro Pereira, um dos sócios da Everything Now, empresa que importa a Sur-Ron para Portugal, seria um problema das pastilhas de origem, ficando resolvido com a troca para umas com um composto do material de fricção diferente. Só experimentando, mas o próprio tato dos travões também não nos convenceu.

singletracks, estradões e até pequenos saltos não foram um problema para a Light Bee X

Outro componente que trocaríamos eram, sem dúvida, os pneus de origem, adequados para a estrada, mas que se mostraram limitados para fora de estrada. De resto, o comportamento nos trilhos foi irrepreensível: singletracks, estradões e até pequenos saltos não foram um problema para a Light Bee X. Tanto a suspensão, como o amortecedor completamente ajustáveis provaram estar à altura dos desafios quase sem ser necessário mexer nas suas afinações para um condutor com 1,70 m e 75 kg de peso. No entanto, para alguém maior é possível ajustar a altura do banco entre os 840 mm e os 880 mm. E, como estamos a falar de um misto entre componentes de bicicletas de downhill e de motos de todo-o-terreno, o nível de personalização é praticamente infinito.

No nosso teste fora de estrada conseguimos fazer 30 km sem termos tido quaisquer preocupações em poupar e sempre no modo Sport

No nosso teste fora de estrada conseguimos fazer 30 km com uma carga de bateria, Isto sem termos tido quaisquer preocupações em poupar e a rolar sempre no modo Sport. Para uma utilização mais “hardcore” e exclusivamente em fora de estrada existe a Sur-Ron Light Bee X Off Road, em tudo igual exceto os elementos que a tornam legal para andar na estrada. Aqui as possibilidades de “upgrade” também são muitas: há quem substitua a roda da frente de 19 polegadas por uma de 21” e até chegam a trocar a bateria por uma de 72 V para aumentar a performance. A bateria pode ser carregada em cerca de 3 horas com carregador incluído de 10 A quando está colocada no quadro ou quando é retirada, o que aumenta a segurança se tiver de deixar a Sur-Ron Light Bee X LB1E na rua, como faria com outro ciclomotor.

Para nós, a opção mais adequada parece-nos ser a Sur-Ron Light Bee X LB1E, por poder circular na via pública legalmente, alarga o seu espectro de utilização para um meio de transporte próprio adequado ao uso diário, com a vantagem de ao fim de semana podermos ir com ela para fora de estrada. Graças ao seu peso baixo (se retirarmos 20 kg da bateria) é perfeitamente possível colocá-la na mala do automóvel com os bancos de trás rebatidos, da mesma forma que faríamos com uma bicicleta de montanha elétrica. A nossa experiência com a Sur-Ron Light Bee X LB1E foi uma surpresa muito positiva, pois pela sua polivalência leva-nos a crer que o caminho para uma mobilidade sustentável pode ser muito divertido.

Ficha técnica
Motor Tensão nominal: 60V (DC) Potência nominal / potência de pico: 3000W / 6000W Binário / binário de pico analisado: 10.2Nm / 39.00Nm Binário de saída do eixo do motor @1000 RPM: 35.40Nm Rotação nominal: 4300 RPM Tipo de controlador: Onda Senoidal 60V versão X Buzina: Trompa padrão europeu Carregador bateria / tempo de carga: 220V, 67.2V @ 10A / 3 horas Bateria: 176 Celulas Panasonic 2900mAh Capacidade: 32Ah, 1920Wh Farol: LED Luz de travão: LED Tomada USB: 2.1A (carregador telemóvel) Instrumentação: Velocímetro digital LCD – IBN negativo Descanso lateral: Sim, com corta-corrente Velocidade máxima de rotação do motor: 4500rpm Método de arrefecimento: Arrefecido a ar Ângulo de escalada: 45° (Light Bee X) Velocidade Max: 70km/h Autonomia (regime Eco): 100km @ 20km/h Binário Max: 200Nm Tipo de transmissão: Correia + Corrente Cremalheira: 48T-106 (Standard) Tipo de chassis: Liga de Alumínio, Design de Berço Duplo Suspensão dianteira: DNM USD-8S Pré-Carga e compressão ajustável Amortecedor dianteiro: Amortecedor de suspensão telescópica de tubo duplo 200 mm de curso Amortecedor traseiro: Sistema de suspensão TRI-Link ajustável com 210 mm de curso. Comprimento: 1870 mm Largura: 780 mm Altura: 1040 mm Distância mínima ao solo: 270 mm Distância entre eixos: 1260 mm Altura do assento: 840 a 880 mm Peso: 50 kg Capacidade máxima de carga: 100 kg Pneu dianteiro: 70/100-19 Pneu traseiro: 70/100-19 Roda dianteira: 19 x 1.4 – raiada – alumínio Roda traseira: 19 x 1.4 – raiada – alumínio Travão dianteiro: disco 203 mm hidráulico bilateral de 4 pistões Travão traseiro: disco 203 mm hidráulico bilateral de 4 pistões

Preço Sur-Ron Light Bee X LB1E: 5,265 euros

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