Quem a vê passar fica intrigado com o seu tamanho, inicialmente pensa que é uma bicicleta
Quem a vê passar fica intrigado com o seu tamanho, inicialmente pensa que é uma bicicleta, mas depois repara que quem a vai a conduzir não está a pedalar, ouvindo apenas o zumbido do motor elétrico. Uma vez parados as perguntas não tardam: então, mas o que é isso? Trata-se de um veículo elétrico homologado na categoria de ciclomotor, equipado com painel de instrumentos, espelhos retrovisores, para-lamas traseiro e dianteiro, iluminação, piscas, luz de travão e suporte de matrícula. Está apto para circular na via pública a partir do momento que tenha seguro e o condutor esteja habilitado com a carta de condução das categorias A1 ou B.
Sem querer menosprezar a possibilidade de poder circular com a Sur-Ron na estrada, mas como adeptos que somos de bicicletas de montanha e de motos de todo-o-terreno, tínhamos muita curiosidade em saber como se portaria nos trilhos. A Sur-Ron Light Bee X LB1E tem um quadro de duplo berço fabricado pela marca em alumínio leve, mas muito resistente e desenhado para receber a bateria de iões de lítio de 60V por cima, agindo como elemento estrutural quando está instalada. Entre o quadro e o braço oscilante existe um link que confere um desempenho progressivo ao amortecedor, uma solução que encontramos em motos de todo-o-terreno e nas bicicletas de montanha mais sofisticadas. O motor sem escovas com 6000 W de potência é desenvolvido também pela marca especificamente para este modelo da Sur-Ron. Tanto a gestão da bateria como do motor está a cargo do controlador de onda senoidal, que garante uma entrega de potência linear e previsível, sendo também o responsável pela regeneração de energia sempre que não estamos a acelerar acima dos 13 km/h.
O restante equipamento é familiar para quem já teve uma bicicleta de downhill, com a suspensão, amortecedor, travões e guiador muito semelhantes aos que equipam os modelos da vertente mais radical do ciclismo de montanha. O “cockpit” da Sur-Ron é muito parecido com o que encontramos em outros ciclomotores ou mesmo em motociclos: tem um LCD com velocímetro, um canhão onde se coloca a chave para ligar, tomada USB, interruptor de luzes de pisca, comutador de luzes de médios e máximos e até tem buzina. Mas, o mais importante é um comutador vermelho do lado esquerdo do guiador que permite alternar entre os modos Eco e Sport.se não ultrapassarmos os 20 km/h, temos uma autonomia para cerca de 100 km
No modo eco não acontece nada de particularmente excitante quando rodamos o acelerador. Com uma resposta deliberadamente “cortada”, o arranque é extremamente suave e, facilmente, estamos a rolar perto dos 50 km/h que é a velocidade máxima que este modo permite. Desta forma, se não ultrapassarmos os 20 km/h, temos uma autonomia para cerca de 100 km, segundo a marca. É um exercício difícil de fazer, sobretudo depois de experimentarmos o modo Sport, em que a Sur-Ron Light Bee X assume o seu alter-ego mal comportado, capaz de nos impulsionar rapidamente até aos 70 km/h. Não parece ser uma velocidade muito impressionante ao circular na estrada, mas nos trilhos é suficiente para nos colocar em apuros, especialmente quando precisamos de travar e o melhor que conseguimos é abrandar.
O que nos leva ao único ponto negativo acerca da Sur-Ron Light Bee X. Os travões apesar de terem pinças com quatro pistões e discos de 203 mm, parecem-nos sub-dimensionados para um veículo com estas características. Segundo José Pedro Pereira, um dos sócios da Everything Now, empresa que importa a Sur-Ron para Portugal, seria um problema das pastilhas de origem, ficando resolvido com a troca para umas com um composto do material de fricção diferente. Só experimentando, mas o próprio tato dos travões também não nos convenceu.
singletracks, estradões e até pequenos saltos não foram um problema para a Light Bee X
Outro componente que trocaríamos eram, sem dúvida, os pneus de origem, adequados para a estrada, mas que se mostraram limitados para fora de estrada. De resto, o comportamento nos trilhos foi irrepreensível: singletracks, estradões e até pequenos saltos não foram um problema para a Light Bee X. Tanto a suspensão, como o amortecedor completamente ajustáveis provaram estar à altura dos desafios quase sem ser necessário mexer nas suas afinações para um condutor com 1,70 m e 75 kg de peso. No entanto, para alguém maior é possível ajustar a altura do banco entre os 840 mm e os 880 mm. E, como estamos a falar de um misto entre componentes de bicicletas de downhill e de motos de todo-o-terreno, o nível de personalização é praticamente infinito.
No nosso teste fora de estrada conseguimos fazer 30 km sem termos tido quaisquer preocupações em poupar e sempre no modo Sport
Para nós, a opção mais adequada parece-nos ser a Sur-Ron Light Bee X LB1E, por poder circular na via pública legalmente, alarga o seu espectro de utilização para um meio de transporte próprio adequado ao uso diário, com a vantagem de ao fim de semana podermos ir com ela para fora de estrada. Graças ao seu peso baixo (se retirarmos 20 kg da bateria) é perfeitamente possível colocá-la na mala do automóvel com os bancos de trás rebatidos, da mesma forma que faríamos com uma bicicleta de montanha elétrica. A nossa experiência com a Sur-Ron Light Bee X LB1E foi uma surpresa muito positiva, pois pela sua polivalência leva-nos a crer que o caminho para uma mobilidade sustentável pode ser muito divertido.
Ficha técnica
Motor Tensão nominal: 60V (DC) Potência nominal / potência de pico: 3000W / 6000W Binário / binário de pico analisado: 10.2Nm / 39.00Nm Binário de saída do eixo do motor @1000 RPM: 35.40Nm Rotação nominal: 4300 RPM Tipo de controlador: Onda Senoidal 60V versão X Buzina: Trompa padrão europeu Carregador bateria / tempo de carga: 220V, 67.2V @ 10A / 3 horas Bateria: 176 Celulas Panasonic 2900mAh Capacidade: 32Ah, 1920Wh Farol: LED Luz de travão: LED Tomada USB: 2.1A (carregador telemóvel) Instrumentação: Velocímetro digital LCD – IBN negativo Descanso lateral: Sim, com corta-corrente Velocidade máxima de rotação do motor: 4500rpm Método de arrefecimento: Arrefecido a ar Ângulo de escalada: 45° (Light Bee X) Velocidade Max: 70km/h Autonomia (regime Eco): 100km @ 20km/h Binário Max: 200Nm Tipo de transmissão: Correia + Corrente Cremalheira: 48T-106 (Standard) Tipo de chassis: Liga de Alumínio, Design de Berço Duplo Suspensão dianteira: DNM USD-8S Pré-Carga e compressão ajustável Amortecedor dianteiro: Amortecedor de suspensão telescópica de tubo duplo 200 mm de curso Amortecedor traseiro: Sistema de suspensão TRI-Link ajustável com 210 mm de curso. Comprimento: 1870 mm Largura: 780 mm Altura: 1040 mm Distância mínima ao solo: 270 mm Distância entre eixos: 1260 mm Altura do assento: 840 a 880 mm Peso: 50 kg Capacidade máxima de carga: 100 kg Pneu dianteiro: 70/100-19 Pneu traseiro: 70/100-19 Roda dianteira: 19 x 1.4 – raiada – alumínio Roda traseira: 19 x 1.4 – raiada – alumínio Travão dianteiro: disco 203 mm hidráulico bilateral de 4 pistões Travão traseiro: disco 203 mm hidráulico bilateral de 4 pistões
Preço Sur-Ron Light Bee X LB1E: 5,265 euros