Suzuki Ignis: Mini SUV à medida nipónica

21/03/2017

O novo Suzuki Ignis é um mini SUV de formas muito nipónicas que se destaca pela altura ao solo. Apenas um motor, 1.2 a gasolina, versões 4×2 (caixa automática em opção) ou com função 4×4. Económico, despachado q.b., bem equipado, tem um atraente preço de lançamento: 12.042 euros.

À procura de recuperar o seu espaço no mercado português, a Suzuki relançou o pequeno Ignis que se apresenta como mais uma escolha no crescente segmento dos mini SUV. Para isso, avança como uma altura ao solo sem igual ao nível das propostas do género, 18 cm, tanto como o Jimny. É um argumento que torna especial este mini com 3,70 metros de comprimento, quase tão alto (1.595 mm) como largo (1.690 mm), rodas bem puxadas aos extremos da carroçaria e interessante habitabilidade, a partir de uma distância entre eixos de 2.435 metros, que também permite satisfatória capacidade de carga – 260 litros ou 373 -, utilizando o avanço do banco traseiro, dividido em duas metades.

Frente personalizada, marcante mesmo, portão traseiro bem elaborado, o Ignis só não impressiona tanto de perfil, dada a custódia menos feliz, que procura transmitir mais peso e solidez ao conjunto, a par com o alargamento dos guarda-lamas tão próprio dos carros pensados para atividades de lazer. Quase desproporcionada, dimensões amenizadas por um conjunto de quatro rasgos, coloridos em muitas das escolhas de personalização que procuram tornar mais apetecível este pequeno modelo de quatro lugares, claramente orientado para um público mais jovem, a custódia que remata o perfil traseiro é o aspeto menos conseguido – mas gostos são isso mesmo e cada um tem o seu… De qualquer forma, um daqueles carros que valem a classificação de pequenino e engraçadinho.

O interior traz novo salto na qualidade e no estilo, na linha dos produtos recentes do construtor nipónico. Tablier horizontal, para sugerir mais espaço, ecrã tátil central de sete polegadas (Android Auto, CarPlay e Mirror Link), consola bem projetada do ponto de vista da ergonomia e um painel de instrumentos simples mas completo, velocímetro dominante, conta-rotações e computador de bordo (3,5”).

Motor único e semi-híbrido

O Ignis conta apenas com a motorização 1.2 DualJet de 90 CV a gasolina, que tem acopladas caixas de velocidades manual de cinco velocidades ou automática de variação contínua (só no 4×2). Oferece, no entanto, várias declinações, desde logo o semi-híbrido SHVS (Smart Hybrid Vehicle by Suzuki) que garante 4 CV extra e permite maior eficiência de consumo. Esta tecnologia está assente numa bateria extra de 3 kWh de capacidade e num dispositivo elétrico que apoia o motor de acordo com a necessidades de aceleração. O carregamento da bateria é feito com a energia produzida na desaceleração e na travagem. Tem melhores prestações e é mais económico – e caro.

Existe também uma versão 4×4 AllGrip Auto, a qual distribui automaticamente o binário às quatro rodas quando deteta perda de tração na dianteira. Maximiza o comportamento do veículo e aumenta a segurança na condução em pisos com pouca aderência, na terra ou na neve.

Ao volante, uma experiência da ordem da centena de quilómetros com as versões 4×2 e All Grip revelou um carro honesto do ponto de vista dinâmico, desembaraçado a curvar e que não acusa demasiado a altura. O peso (810 kg) é um elemento a ter em conta quando se constata ser fácil, em estrada, fazer consumos abaixo dos 5 litros aos 100 se não houver exageros sobre o pedal do acelerador. As prestações não surpreendem.

A gama disponibiliza dois níveis de equipamento, GLE e GLX, apresentados em 14 cores cinco das quais bi-tom (tejadilho preto). A versão de acesso à gama (a partir de 12.042 euros, na campanha de lançamento) já inclui computador de bordo, bancos dianteiros aquecidos e ecrã táctil, com câmara de visão traseira. A versão GLX (13.821 euros no lançamento) acrescenta faróis de LED, sistema de navegação, controlo de velocidade com limitador, ar condicionado automático e arranque sem chave. A versão SHVS, com melhores resultados de consumo e emissões mais baixas está disponível desde 15.054 euros e o automático a partir de 15.514 euros.

CaracterísticasSuzuki Ignis 1.2 Dualjet
Motor1242 cc, injeção multiponto
Potência90 cv/6.000 rpm
Binário120 Nm/4.000 rpm
TransmissãoDianteira, caixa manual de 5 velocidades
0-100 km/h12,2s
Velocidade máxima170 km/h
Consumo médio4,6 l/100 km
Emissões CO2104 g/km
Mala260-514 litros
Preço12.042 euros (campanha de lançamento retira 2.255 euros em todas as versões)

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