Não se contentando em ter apenas o A3 na sua gama média, a Audi volta a apostar na carroçaria sedan, uma versão tricorpo com visual de coupé para um dos seus ‘best-sellers’. Partindo da mesma plataforma, consegue oferecer, curiosamente, um design mais apelativo, jovem e dinâmico, tendo ainda como argumento complementar o motor 1.0 sobrealimentado de 110 CV da versão 30 TFSI.

A Audi está consciente da imensidão da sua oferta, mas isso não está ainda em vias de chegar ao fim, até porque de Ingolstadt vão continuar a surgir mais novidades, incluindo versões “mild hybrid” de modelos já existentes e não só. Bem, mas isso fica para depois.

Para já, vamos perceber o que vale este novo A3 na versão com “mala” e equipado com o cada vez mais popular motor 1.0 TFSI que debita 110 CV.

As diferenças mais imediatas entre o Audi A3 e o A3 sedan são evidentes quando vistos de perfil. Depois de uma secção dianteira praticamente igual, as linhas tornam-se mais fluídas, principalmente com o prolongamento da bagageira a partir do pilar C, culminando num volume generoso que confere um equilíbrio estético deveras apelativo. Cresce 15 cm face ao modelo que lhe serve de base.

Habitáculo sem alterações

Se do lado de fora as diferenças só se sentem a partir do pilar C, no habitáculo já não acontece o mesmo. O desenho é idêntico e apenas mudam alguns detalhes personalizáveis por cada cliente quando imagina a configuração por si desejada. A tecnologia utilizada é moderna e acessível. De série traz o Audi Virtual Cockpit de 10.25”, mas em opção pode montar-se um painel de instrumentos de 12.3”, maior e com mais possibilidades de visualização. Ainda assim, o ecrã mais pequeno destaca-se pelas várias possibilidades de personalização e pela facilidade de mudar os temas a partir de comandos no volante.

Para aceder ao sistema de infotainment temos o ecrã tátil (suscetível de colecionar
demasiadas dedadas) integrado numa moldura batizada de “Black Panel”. De série, o ecrã tem 8.8”, mas em opção podemos adquirir o sistema MMI Navigation Plus com ecrã tátil de 10.1” e com mais funcionalidades (nenhuma das versões traz de série sistema de navegação, o que é difícil de explicar num automóvel com preços a partir dos 30 mil euros).

Ainda assim, este sistema simples destaca-se pela sua facilidade de utilização e funcionalidade intuitiva, com menus simples e acessíveis. Por baixo do ecrã central encontramos o módulo da climatização com botões e comandos analógicos, também eles
fáceis de acionar. Mais abaixo há uma segunda linha de outros botões para questões mais simples relativas à condução, como escolher os modos do Audi Drive Select ou desligar o controlo de tração e ESP.

Qualidade e espaço

No habitáculo minimalista do A3 sedan sobressai a qualidade Audi. Os acabamentos são de excelente nível e há materiais espalhados pelo habitáculo que encontramos em modelos de segmento acima. Quanto ao espaço disponível, o sedan é amplo, principalmente à frente. Atrás, há bastante espaço para as pernas, contudo esta carroçaria sedan/coupé acaba por ser menos desafogada em altura para a cabeça e ombros de quem viaja atrás.

O banco traseiro pode ser rebatido na proporção 40:20:40 e a bagageira ‘engole’ uns expressivos 425 litros, mais 45 litros que o A3 Sportback.

Dinâmica Audi

A versão 30 TFSI está equipada com o bem conhecido 1.0 turbo de três cilindros que debita 110 CV e que, no caso da unidade ensaiada, surge acoplado a uma caixa manual convencional de seis velocidades. Mostra-se suficiente para os 1300 kg deste A3, mas é mais ruidoso do que o desejável, principalmente em plena aceleração.

O motor revelou ser cheio a partir das 2000 rpm, bem acompanhado por uma caixa mais direta do que precisa, mas capaz de explorar bem as valias do motor. O binário de 200 Nm só está disponível às 2000 e numa faixa de 1000 rpm, até às 3000, o que se nota nalgumas situações, como nos arranques mais rápidos e contundentes.

Quanto a consumos, são reduzidos, na ordem dos 5,8 l/100, subindo em cidade para valores mais elevados na ordem dos 7,5 l/100 km.

Dinamicamente, tem qualidades para acompanhar o desempenho de um motor mais potente. Não será um desportivo puro, mas curva depressa, é seguro e dá gozo. Onde também não fica mal na fotografia é no conforto. A unidade ensaiada contava com jantes de 17 polegadas com pneus de perfil moderado, que se revelaram indicados para o conforto e a suavidade com que se viaja dentro do habitáculo, mesmo em piso degradado, sem ressonâncias, vibrações e trepidações.

VEREDICTO

O A3 de três volumes é uma opção dentro da gama Audi com uma imagem mais “upmarket”, mas também com um preço ainda assim algo elevado face à lista de equipamento de série que propõe. A versão 30 TFSi S Line custa a partir de 33.212 euros, mas a “nossa” unidade, com mais alguns opcionais, tem um preço mais expressivo.

Em todo o caso, uma proposta qualitativamente superior, não só nos acabamentos, mas também ao nível dos acabamentos e da competência de rolamento dinâmico.


MAIS
Visual bastante apelativo
Comportamento apurado
Construção de primeira linha
Bagageira

MENOS
Preço
Consumos

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

AVALIAÇÃO
Qualidade geral
9
Dinâmica
8.5
Espaço
8
Segurança
8.5
Prestações
8
Consumos
7.5
Preço/equipamento
8