A Audi tem sido uma das marcas que mais tem apostado nos elétricos, diversificando a sua gama com modelos de diferentes feitios e versões. O mais recente é o Q4 e-tron, que surge em carroçaria convencional e também mais estilizada Sportback, com um formato mais coupé que remete para ambições mais desportivas.

O potencial imagético é mesmo uma das suas ‘armas’ mais fortes, com o perfil dinâmico do Q4 e-tron Sportback a mostrar-se bastante apelativo, sobretudo pela forma como a robustez típica dos SUV é mesclada com a herança desportiva quattro da Audi, sobretudo quando se atenta nas cavas das rodas traseiras bastante bem definidas.

A eficiência aerodinâmica fica patente em detalhes como a grelha ‘Singleframe’ tapada e nos canais para direcionar o fluxo de ar pela carroçaria com o objetivo de reduzir o arrasto e aumentar um pouco mais a autonomia. O resultado é um coeficiente de arrasto de 0.26, bastante interessante para um modelo com este volume. Face ao Q4 e-tron de que deriva, a maior diferença a separar estes gémeos idênticos faz-se notar na traseira, com o Sportback a assumir o tal formato coupé com a implicação do óculo traseiro ser dividido por um spoiler (ainda que não cause grandes constrangimentos à visibilidade durante a condução).

A base é, uma vez mais, a plataforma elétrica MEB do Grupo Volkswagen, que já foi utilizada noutros modelos do conglomerado de marcas, destacando-se a sua modularidade, mas sobretudo a competência com que permite redefinir os padrões de habitabilidade, graças a uma distância entre eixos generosa (2764 mm) que proporciona amplo espaço a bordo, sobretudo para os ocupantes dos bancos traseiros, que beneficiam de enorme amplitude para a disposição das pernas. Face ao Q4 e-tron de estilo SUV mais convencional, o Sportback mede o mesmo em comprimento e largura (4,59 metros e 1,87 metros, respetivamente), mas é 18 mm mais baixo, o que se reflete na única contrariedade, que é a altura interior do assento traseiro ao tejadilho, uma vicissitude do formato coupé com a linha do tejadilho muito descendente no pilar C.

A bagageira, também cavernosa, é inclusivamente maior do que a do Q4 e-tron SUV, dispondo de 535 litros na versão Sportback, ou seja, mais 15 litros.

Refinado como manda a ‘lei’

Dita a ‘lei’ dos elétricos que o conforto acústico deve imperar por inerência de não existirem ruídos provenientes do motor que possam abafar os outros derivados do rolamento ou do ambiente em redor. Porém, os modelos da Audi passam com distinção neste capítulo (o A8 continua a ser um dos melhores exemplos da indústria no que toca à insonorização de um habitáculo e tem motor de combustão…), com o Q4 50 e-tron Sportack quattro a merecer igualmente nota elevada. O ruído exterior é ignorado com grande competência e nem os pneus de 21 polegadas causam desconforto neste aspeto.

Adicionalmente, a qualidade dos materiais e da montagem são irrepreensíveis, num habitáculo com visual mais horizontal e que faz uma boa utilização da tecnologia. Os comandos táteis são em grande número, como por exemplo o do volume do sistema de áudio (já conhecido de modelos como o A3), mas é bem-vinda a decisão de manter comandos físicos para o ar condicionado.

O volante tem novo design da linha ‘S line’, bem como diversos outros elementos com cunho mais desportivo (tal como no exterior), enquanto o painel de instrumentos digital volta a marcar presença, com grande personalização possível. Um sistema de head-up display com realidade aumentada faz também parte do conjunto e aporta um visual moderno e, ao mesmo tempo, funcional, especialmente durante a navegação, já que as setas dispostas no para-brisas a uma distância virtual de dez metros permitem fazer uma orientação dinâmica do caminho a seguir.

A outra novidade (configurada a partir do sistema de infoentretenimento a bordo) é a assinatura luminosa quando escolhido o sistema de iluminação LED Matrix, havendo quatro opções que definem visuais distintos tanto na frente, como na secção traseira do Q4 e-tron.

Dinâmica aprimorada

Até ao momento, não têm sido muitos os elétricos a fazer acender a chama do entusiasmo na hora da condução, não obstante a fantástica capacidade de aceleração que lhes é inerente fruto da disponibilidade do binário elétrico praticamente desde o arranque. Mas, na versão Q4 50 e-tron Sportback quattro, a filosofia é diferente e o que a Audi nos entrega é um modelo capaz de conjugar um conforto exemplar com a precisão e segurança de curvar com maior entusiasmo. O centro de gravidade bastante baixo e o excelso acerto da suspensão desportiva ajudam e muito. Muito estável e com controlo muito cuidado dos movimentos da carroçaria, o Q4 e-tron Sportback destaca-se positivamente sobre os demais modelos elétricos do mesmo género.

Com dois motores elétricos para 299 CV de potência combinada (150 kW/204 CV à frente e 80 kW/109 CV atrás) e 460 Nm de binário máximo, o Q4 50 e-tron Sportback exibe prestações muito intensas, como seria de esperar, sobretudo quando se aciona o modo de condução ‘Dynamic’ do sistema drive select, que apura a entrega da potência e o peso da direção. Neste modo mais desportivo, o SUV reage com prontidão e com a natural competência no desempenho dinâmico, sobressaindo por essa sua veleidade mais conotada com uma visão desportiva, como demonstra a aceleração dos zero aos 100 km/h em 6,2 segundos. A velocidade máxima é de 180 km/h.

Por outro lado, algo que é bastante elogiável é também a sua eficiência, graças a um sistema de recuperação de energia cinética dos mais competentes. Não raras vezes, percursos mais longos em descida terminam com um acréscimo de 20 ou 25 quilómetros mais do que antes, valendo-se sobretudo dos modos de regeneração variados que podem ser ajustados a partir de patilhas atrás do volante.

O modo ‘Efficiency’ ajuda bastante neste capítulo, suavizando a entrega da potência e o funcionamento de consumíveis como a climatização em prol da maior eficiência. O consumo médio registado foi de 18.7 kWh/100 km, o que é um valor muito interessante para um SUV com estas características, pelo que se a autonomia de 495 quilómetros nos parece excessivamente otimista, um valor na ordem dos 420 ou 430 quilómetros é bem plausível.

A bateria de 82 kWh ‘brutos’ (77 kWh utilizáveis) admite uma carga rápida de até 125 kW, demorando pouco menos de 40 minutos a repor de zero a 80% da carga. Num posto de carga AC, admite 11 kW de máximo (com recurso a uma ‘wallbox’), o que se traduz num tempo de espera para um carregamento de zero a 100% na ordem das 7h35.

A gama do Q4 e-tron Sportback começa nos 48.418€, mas para aceder à versão 50 de 299 CV terá de desembolsar um pouco mais, mais concretamente, 61.411€, a que se juntam os elementos presentes na versão ensaiada, como as jantes de 21 polegadas Audi Sport (2029€), o Pacote Interior S line com revestimento específico dos bancos (3315€), os faróis LED Matrix (1320€) ou o sistema de som da Sonos Premium (820€), entre outros, para um valor já perto dos 70.000€.

VEREDICTO

O novo Q4 e-tron 50 Sportback consegue compilar de forma exemplar as principais premissas de um SUV elétrico, sobressaindo pela forma eficiente com que entrega a potência, a sua autonomia, a tecnologia e refinamento a bordo e uma muito bem-vinda competência de condução que oferece ao condutor uma noção de diversão ao volante. O preço poderá não ser o mais acessível (sendo até mais dispendioso do que o e-tron SUV de que deriva), sobretudo quanto mais equipamento opcional se adiciona, mas a súmula de competências torna este Audi num dos melhores entre os SUV elétricos Premium e, certamente, uma das escolhas a ter em conta.

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