O BMW Série 2 Gran Coupé é a resposta da marca bávara ao Mercedes CLA, que reinava sozinho nesta categoria de coupés compactos Premium de quatro portas. E é o primeiro derivado da plataforma do novo Série 1, ou seja, é um tração à frente. O Motor 24 ensaiou-o na versão 220d, de 190 cavalos, a segunda mais potente.

O interior deste Série 2 Gran Coupé (cedido pela Caetano Baviera Porto), igual ao do Série 1, não traz grandes novidades aos clientes da marca, mas deve esperar-se um acesso menos fácil aos lugares traseiros, por via do formato da carroçaria, que apresenta alguns constrangimentos para quem tenha mais de 1,8 metros. Isto porque os 21 centímetros a mais no comprimento que o Série 1 (4,53 m) foram todos quase integralmente para a bagageira, que tem uma capacidade de 430 litros.

Esteticamente, gostamos mais do tratamento dado à frente, plena de agressividade, com a traseira algo pesada.

De resto, temos materiais de boa qualidade um pouco por todo o habitáculo e a montagem rigorosa a que a marca já nos habituou, além de um elevado conteúdo tecnológico.
Por exemplo, o Gran Coupé dispõe daquilo que a marca designa de Assistente Pessoal Inteligente, um interface vocal, que permite comunicar com o veículo e controlar, por exemplo, funções de navegação.

Refere a BMW que “a inteligência artificial permite ao Assistente de Voz detetar e guardar os dados introduzidos pelo condutor, como, por exemplo, os destinos de navegação frequentemente utilizados ou os interlocutores telefónicos. Através da interligação com o Perfil de Cliente BMW ConnectedDrive, o assistente de voz guarda e personaliza o comportamento do utilizador. A palavra de ativação é o comando por voz “Hey BMW”, que pode ser alterada.

Outra funcionalidade presente no Gran Coupé é a chave digital, disponível na aplicação BMW Connected, que permite trancar ou destrancar as portas ou ligar o motor. Pode até ser partilhada com familiares e amigos.

Por outro lado, o pack de segurança inclui sistemas baseados numa câmara. Tem avisador de colisão dianteira com com função de travagem, assistente de limite de velocidade, que inclui avisos de proibição de ultrapassagem e de alteração da trajetória.

Recorrendo a um radar, o Gran Coupé avisa em caso de perigo de colisão com trânsito transversal traseiro, e alretar para a alteração de faixa de rodagem e de colisão traseira.

Ergonomia

A BMW leva muito a sério a ergonomia e é muito fácil encontrar a posição de condução ideal, bem como chegar aos diversos botões físicos, que controlam, por exemplo, a climatização ou a pré-seleção das estações de rádio.

Não gostamos da espessura do volante e achamos de utilidade relativa os comandos gestuais do rádio (permitem mudar de estação ou aumentar/diminuir o volume) ao contrário do Auto Reverse, um sistema que memoriza continuamente os últimos 50 metros percorridos até 36 km/h e é capaz de fazer marcha atrás sem intervenção do condutor. Muito útil quando nos metemos por becos desconhecidos e deparamos com obstáculos inesperados.

Em termos estéticos, este Gran Coupe apresenta linhas menos fluídas que os seus “irmãos” da Série 4 ou o 8 Gran Coupe. Tirando os vidros das portas sem moldura e um tejadilho ligeiramente mais inclinado que o normal, este 2 pouco mais tem que o identifique como um coupé.

Mecânica

Em termos mecânicos, na “casa das máquinas “temos um quatro cilindros Diesel de 2 litros de capacidade, com uma potência mais que correta de 190 cavalos e um binário de 400 Nm.

O casamento feliz entre o motor e a caixa de dupla embraiagem de oito velocidades permite andamentos bem vivos ao Gran Coupé e o eixo dianteiro é preciso e lê bem a estrada, embora não ofereça o nível de desportividade presente nos BMW de tração traseira. Em condução mais empenhada é a frente que acaba por “atirar a toalha ao chão”, mas que isso belisque a segurança. Por outro lado, o elevado binário, que aparece logo às 1.750 rotações, sente-se na direção aquando de uma aceleração mais forte

Uma palavra para os consumos que, numa condução regrada, dificilmente ultrapassarão os 7l/100km.

Os preços começam nos 36.440 euros (218i) e vão até aos 60.550 euros (M235 Xdrive). O 220d que ensaiamos custa a partir dos 47 mil euros.

FICHA TÉCNICA
BMW 220d Gran Coupé
Motor: 1.995 cc, quatro cilindros, Diesel, turbo
Potência: 190 cv/4000 rpm
Binário máximo: 400 Nm às 1.750 rpm
Transmissão: Caixa de dupla embraiagem
Aceleração 0-100: 7,5 segundos
Velocidade máxima: 225 km/h
Consumo: 4,2 litros/100 km
Emissões CO2: 110 g/km
Dimensões: /C/L/A) – 4526/1800/1420 mm
Bagageira: 430 litros
Peso: 1505 kg
Preço: desde 47 mil euros

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