Num próximo filme do herói da DC, o vigilante mascarado de morcego bem podia utilizar a CE 04 para patrulhar as ruas de Gotham City. O único problema seria encontrar a sonoridade certa para ela, porque Hollywood nunca acerta com o som dos veículos de duas rodas.

Esta não é a primeira vez que a BMW aposta numa scooter elétrica para a mobilidade urbana. Em 2014 já o tinha feito com a C-Evolution, mas desta vez o departamento de design da BMW Motorrad foi mais longe e apresenta-nos uma moto que parece ter sido criada para uma produção cinematográfica.

Sem os constrangimentos para a colocação de um motor de combustão e o respetivo sistema de escape, foi possível manter o design futurista fiel ao protótipo. O seu aspeto é polarizador: ou se gosta, ou se odeia, a avaliar pelas reações que tivemos durante o teste. Nós confessamos que adoramos, e para quem goste de design industrial, é um deleite visual apreciar todos os seus detalhes.

 

 

Para a CE 04, a BMW Motorrad pediu “emprestada” alguma tecnologia, mais concretamente, uma versão mais pequena das baterias utilizadas pelo departamento de automóveis elétricos na gama “i”. Uma forma inteligente de reduzir os custos de desenvolvimento.

Com uma potência de 31 kW (42 cv), é equiparada a uma 400 cc de combustão

Com uma potência de 31 kW (42 cv), é equiparada a uma 400 cc de combustão, e pode ser conduzida por titulares de carta A2, existindo, no entanto, uma versão limitada a 15 kW (20 cv), para os possuidores de carta A1. A velocidade máxima em ambas as versões é de 120 km/h e demora cerca de 9 segundos dos 0 aos 100 km/h.

A CE 04 foi pensada para uma utilização sobretudo urbana, tem uma bateria de iões de lítio com 60,6Ah (8,9 kWh) de capacidade, com uma autonomia de 130 km. O seu carregamento pode ser feito com o carregador fornecido, ligado à tomada doméstica em que dos 0-100% demora 4 horas e 20 minutos, ou 1 hora e 40 minutos dos 20-80%. Vem ainda equipada com uma ligação Tipo 2, que permite carregar nos carregadores públicos.

Ao contrário das scooters normais, o banco da CE 04 não levanta para aceder ao compartimento de carga. Este é revelado por meio de uma porta lateral, e tem espaço suficiente para um capacete integral, ou para o carregador e respetivos cabos. Na frente temos um compartimento para carregamento wireless do smartphone que inclui uma ventoinha de refrigeração para evitar sobreaquecimento enquanto carrega. Há ainda uma porta USB-C, e o ecrã TFT tem conectividade e navegação integrada.

 

Em andamento temos três modos de condução de série (Road, Rain e Eco), bem como ABS e controlo de tração. Comprando o opcional pacote Dynamic, a CE 04 ganha um modo adicional Dynamic, faróis adaptativos e sensor de inclinação, de modo a que tanto o ABS como o controlo de tração passam a impedir que as rodas bloqueiem, ou patinem, mesmo a curvar. O sistema é muito interventivo, o que retira alguma diversão, mas garante imensa segurança.

Depois de ligada, a informação Ready aparece no ecrã TFT de 10,25 polegadas, indicando que podemos seguir. O que, como seria de esperar é feito sem demoras mal se roda o acelerador. No entanto, as diferenças entre os modos de condução são notórias: no Eco por exemplo a resposta é muito suave, o travão do motor é muito forte sendo priveligiada a regeneração máxima de energia. No Road temos acesso à aceleração máxima, com um mínimo de travão do motor e regeneração. Já o Dynamic é suficiente para envergonhar não só motos com cilindrada respeitável, como a maioria dos automóveis ao arrancar nos semáforos. Claro que este foi o que mais gostámos, mas é o que condiciona mais a autonomia, e neste modo o melhor que conseguimos foram cerca de 90 km com uma carga. A forquilha telescópica e o amortecedor traseiro fazem um bom trabalho a filtrar as irregularidades do piso, proporcionando um nível de conforto inesperado, contrariando a impressão que o formato do banco deixava antever.

Uma boa parte dos 231 kg provém da bateria, que está colocada no piso. O centro de gravidade é muito baixo, que confere à CE 04 uma grande agilidade e um excelente comportamento em curva. O peso só se nota quando é necessário fazer alguma manobra para estacionar, sobretudo a puxar a scooter para trás, o que está facilitado com a existência de marcha atrás. É só premir o botão “R” e controlar o acelerador.

Ficha técnica:
Motor: Ímane síncrono permanente arrefecido a líquido
Bateria: Iões de Litio arrefecida a ar com 60,6Ah (8,9 kWh) de capacidade
Potência: 31 kW (42 cv) @ 4,900rpm 15 kW (20 cv) @ 4,900rpm
Torque: 62Nm @ 1,500rpm
Velocidade máxima: 120 km/h
Autonomia: 130 km
0-100 km/h: 9.1 seg
Peso: 231kg

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.