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Teste CUPRA Formentor 1.5 TSI: Cordeiro em pele de lobo

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A CUPRA deu um passo decisivo na sua estratégia de marca desportiva ao conceber o Formentor, um SUV de aparência mais agressiva que o emancipa ainda mais da SEAT. Ao mesmo tempo, diversifica a gama com uma versão de entrada mais acessível, com base no 1.5 TSI de 150 CV, procurando chegar a mais clientes sedentos de contarem com uma imagem irreverente e especial, bem como de um modelo de créditos firmados ao nível do chassis. Eis um exemplo de cordeiro em pele de lobo.

Testado anteriormente com a motorização VZ de 310 CV, o Formentor revelou a sua rebeldia e fogosidade, facilmente ganhando um estatuto de desportivo imponente em termos de prestações e de comportamento. Muitos dos seus traços são partilhados com a versão aqui em ensaio, nomeadamente, o design convincente numa mescla de bom gosto e da muitas vezes falada sensação de dinamismo estático.

De todo o conceito visual deste SUV, há dois elementos que chamam particular atenção, nomeadamente as ‘bossas’ longitudinais no capot e o ‘vinco’ de ombros largos acima das cavas das rodas traseiras – qualquer um dos dois é facilmente visível a partir do lugar do condutor e remete-nos para aquilo que o CUPRA Formentor é: um belo exemplar de linhas desportivas, com pouco menos de 4,5 metros de comprimento.

Face ao mais extremo VZ supracitado, as jantes são de menor dimensão (18 polegadas em vez das de 19), enquanto as saídas de escape são escondidas por ‘saídas’ figuradas no para-choques, uma tendência estética que não é inédita deste modelo, mas que outros também adotaram nos tempos modernos.

No caso deste motor 1.5 TSI Evo de 150 CV com tecnologia de desativação de dois dos quatro cilindros, o conceito geral passou muito mais pela facilidade de acesso à gama do que pela criação de uma variante desportiva sem reservas. Silencioso e prodigiosamente suave, o bloco 1.5 TSI surge aqui na sua versão mais evoluída, em associação a caixa manual de seis velocidades.

Usando os modos de condução, o bloco a gasolina revela duas facetas distintas, sendo que uma delas parece ser ‘castigada’ pelo escalonamento longo da caixa manual de seis velocidades. Uma necessidade para conter os consumos e as emissões, particularmente notório quando em modo ‘Comfort’. Porém, o facto de ter uma baixa quilometragem também não trará qualquer benefício em termos de desempenho dinâmico. Embora rápido a subir de regime quando na mudança ideal, as recuperações são prejudicadas pelo tal acerto espaçado da caixa de velocidades, que obriga a recurso constante à caixa.

Muda o seu carácter quando ativado o modo de condução mais desportivo, com maior resposta do motor, mais ‘cheio’ na entrega da potência e mais linear, atribuindo-se um maior fulgor dinâmico, providenciando já alguma diversão ao volante, sobretudo porque o chassis deste Formentor (com base na plataforma MQB Evo) é excecional e capaz de oferecer mais ao condutor. Os 250 Nm de binário máximo às 1500 rpm já garantem uma boa elasticidade neste modo de condução, pelo que será o modo preferencial para quem ambiciona maior genica nas prestações. No entanto, este é um CUPRA sem modo ‘CUPRA’ de condução, ficando reservado apenas para os mais potentes.

Face à tecnologia de desativação de cilindros, que reduz os consumos, a média pode ser contida, registando um valor de 6,5 l/100 km.

Curva, curva e curva

Se as prestações do motor exigem alguma adequação de expectativas, a dinâmica do chassis é, como já foi indicado, excecional. O Formentor tem uma pose agressiva e confirma-a em andamento, com uma rapidez de reações assinalável e transferência de massas digna de um desportivo de índole superior, com a direção a ajudar a uma experiência mais imersiva. Fá-lo sem retirar competências ao conforto: nota-se que é mais firme no amortecimento, mas é perdulário no mau piso, adequando-se perfeitamente a uma utilização familiar sem mácula.

A mesma tónica pode ser encontrada no interior, com ambiente espaçoso e de boa qualidade a par da conceção tecnológica pautada pela conjugação de ecrãs para a instrumentação (de 10.25″) e para o tátil central de 12″, no qual se podem encontrar todos os comandos centralizados do veículo – da climatização, da navegação, dos modos de condução e da multimédia, entre outros. Nem sempre fácil de operar em viagem, o mesmo se podendo dizer dos comandos táteis de estilo atalho colocados logo abaixo. Mas há aplicações e diversos elementos de tecnologia que cumprem perfeitamente com a intenção de um automóvel moderno e competente. O espaço a bordo é outro dos seus méritos, podendo acomodar facilmente dois passageiros de maior estatura nos bancos posteriores – ou três com algum aperto, mas não impossível.

O nível de equipamento desta versão revela igualmente alguma simplificação, mas nem por isso fica abaixo das expectativas, para um custo base de 33.526€. Na versão ensaiada juntavam-se-lhe as jantes ‘Performance’ de 18 polegadas maquinadas em Preto Sport Mate/Prata (543€), o Pacote Condução e Segurança L em combinação com Sistema de Navegação Plus 12″ (62€) ou o Park Assist com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (347€).

VEREDICTO

Numa inversão da lógica popular, aqui o cordeiro veste a pele do lobo. A imagem mais agressiva remete-nos para os mais potentes CUPRA Formentor, mas com esta versão 1.5 TSI Evo a ideia foi tornar a marca mais acessível aos clientes que procuram mais a imagem do que a performance extrema. O comportamento do Formentor é verdadeiramente delicioso e reflete o esforço de desenvolvimento da marca catalã na criação de um automóvel desportivo capaz de entusiasmar sem necessidades de grande potência.

Muito bem equipado – com diversos elementos interessantes, como os bancos desportivos ou a tecnologia em destaque –, a principal mais-valia desta versão é a sua acessibilidade. O preço base é de 33.526€ e esse é um argumento que pode ser decisivo, atendendo a que o Formentor respeita o legado recente da CUPRA.


MAIS
Estilo sedutor e agressivo
Condução envolvente
Interior de boa qualidade
Consumos moderados
Versatilidade familiar
Equipamento geral

MENOS
Falta alguma ‘alma’ desportiva ao motor
Qualidade de alguns plásticos na zona inferior do habitáculo

FICHA TÉCNICA

CUPRA Formentor 1.5 TSI Evo CVM6

Motor Gasolina, 1498 cc, quatro cilindros em linha, turbo, intercooler
Potência 150 CV entre as 5000 e as 6000 rpm
Binário 250 Nm entre as 1500 e as 3500 rpm
Transmissão Dianteira, caixa manual de seis velocidades
Dimensões (C/L/A) 4450/1839/1511 mm
Distância entre eixos 2680 mm
Aceleração 0-100 km/h 8,9 s
Velocidade máxima 204 km/h
Consumo médio 6,4 l/100 km (GPL)
Emissões CO2 144 g/km
Peso 1437 kg
Bagageira 450-1505 litros
Pneus 245/45 R18
Preço base 33.526€
Preço ensaiado 35.377€