A Hyundai continua a surpreender com a sua gama desportiva assente na letra ‘N’, aplicando o tratamento mais extremo ao pequeno i20, que ganha ares de carro de ralis com uma mecânica 1.6 turbo de 204 CV e afinação de chassis de excelência. Mais uma prova de que os desportivos da Hyundai são para serem levados muito a sério.

A gama N da Hyundai continua a estender-se a mais modelos e o i20 N assume-se como o desportivo mais acessível da marca sul-coreana, ocupando um espaço de nicho que é bastante interessante, sobretudo atendendo ao que está incluído no i20 N, posicionado abaixo do i30 N.

Começando pela estética, a sua identidade não foge daquilo que é conhecido de outros modelos da marca, com a filosofia de design ‘Sensuous Sportiness’ talhada por linhas mais aerodinâmicas e estilo robusto, graças à redução da altura ao solo em 10 mm e outros elementos específicos, como o para-choques dianteiro com uma entrada de ar de grandes dimensões ou o difusor traseiro.

Também na traseira, destaque para um spoiler superior de maiores dimensões para manter a estabilidade a velocidades mais altas. Tal como nos i30 N e i30 N Fastback, também o farolim de nevoeiro traseiro tem um um formato triangular.

A tecnologia LED surge nos dois grupos óticos e as há que contar ainda com jantes de 18 polegadas (com pneus 215/40 R18 Pirelli P-Zero específicos) com acabamento cinzento matizado e maxilas dos travões ‘N’. Na versão ensaiada, a cor tradicional dos desportivos da Hyundai, a ‘N Performance Blue’, concede-lhe uma aura distintiva, com alguns retoques a vermelho para contraste.

Interior com sensação desportiva

No habitáculo, a receita escolhida foi também para tornar a aparência mais desportiva, com bancos dianteiros específicos para a versão, com encosto de cabeça integrado, além de volante e alavanca da caixa de velocidades também únicos da versão ‘N’. Com uma tonalidade dominante em preto, o contraste é feito com a cor azul Performance Blue nalguns elementos.

Em termos tecnológicos, destaque para o painel de instrumentos digital com grafismos diferenciados consoante o modo de condução selecionado pelo condutor, bem como um ecrã tátil de 10.25″ ao centro, em posição elevada que facilita a visualização e a interação.

A qualidade de construção é boa, dominando os plásticos mais duros na generalidade do habitáculo. A habitabilidade é adequada para quatro adultos de estatura média.

Fonte de diversão

O chassis foi reforçado em 12 pontos distintos para assegurar um compromisso dinâmico mais aguerrido, mas também mais versatilidade em diferentes tipos de uso. A suspensão foi também reforçada, além de contar com um ajuste diferente, destacando-se pelo camber aumentado para melhor aderência e cinco pontos de fixação para a roda, bem como uma nova barra estabilizadora, novas molas e novos amortecedores. Na traseira, o eixo de torsão é também trabalhado para uma dinâmica mais desportiva, com maior rigidez. Os discos de travão têm um diâmetro 40 mm maior face a um i20 convencional (320 mm no eixo dianteiro).

Na prática, estas alterações alteram definitivamente o carácter do i20, que se torna num modelo bastante incisivo e preciso em curva. A suspensão, que não esconde a sua firmeza, permite controlar eficazmente a inclinação da carroçaria em curvas mais velozes, permitindo assim transferências de massas precisas e com evidente agilidade. O condutor pode até jogar com essa capacidade, ‘atirando’ o i20 N para o interior de uma curva mais rápida e deixar a traseira escorregar ligeiramente, sem obrigar a correções bruscas do volante e sem perder o controlo. Tudo feito com subtileza.

Nesta sua capacidade de curvar está o grande truque para as aptidões desportivas do i20 N, que cumpre perfeitamente o que promete sem deixar a desejar em nenhum dos aspetos. É nos aspetos mais quotidianos que pode encontrar algumas críticas, como no piso degradado, onde a suspensão rija tende a passar para o interior todos os desníveis e imperfeições, resultando pouco confortável.

Motorização intensa

Este novo modelo recorre a um 1.6 T-GDi de 204 CV de potência e 275 Nm de binário, associado a uma caixa manual de seis velocidades (6MT). Com um peso total de 1190 kg, o mesmo do i20 Coupe WRC, a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 6,7 segundos para uma velocidade máxima de 230 km/h.

O esquema de informações do modo ‘N’, disposto no ecrã central, é extremamente completo e bem conseguido. Há também menu para personalizar o modo ‘N Custom’ a gosto do condutor.

É difícil não ficar surpreendido com as respostas deste motor, tendo pulmão e intensidade desde baixos regimes, sendo o seu binário aproveitável logo às 1750 rpm. A forma como progride em velocidade e rotações dá-lhe uma aura desportiva muito vincada, acompanhado por uma sonoridade entusiástica vindo do sistema de escape quando no modo de condução mais desportivo. Ótimo em aceleração e competente nas recuperações, o i20 N beneficia de sistema de sobrealimentação exclusivo e de um novo sistema de controlo variável das válvulas (CVVD) para otimização das prestações e da eficiência (conseguindo uma melhoria de 3%).

Com manuseamento eficaz (não faltando a sincronização das rotações), a caixa manual de seis velocidades foi igualmente refinada para utilização no i20 N, permitindo maior resistência ao desgaste e uma função de controlo de partida. Além de tudo isto, o i20 N pode ainda ser equipado com um diferencial autoblocante mecânico (m-LSD) específico para o modelo para otimização da tração entre as duas rodas dianteiras em curva, ajudando a colocar a potência no asfalto assim que se ‘esmaga’ o acelerador. O consumo de combustível consegue ser ‘amistoso’ se não se pedir muito ao motor, com uma média na ordem dos 6,7 l/100 km, mas que pode facilmente rondar os 9,0 l/100 km em condução mais espirituosa.

Como não poderia deixar de ser, os modos de condução estão disponíveis: ‘Normal’, ‘Eco’, ‘Sport’, ‘N’ e ‘N Custom’ (personalizável), sendo o modo de condução ‘N’ aquele que permite condução mais agressiva. Os modos atuam na gestão do motor, controlo de estabilidade, sonoridade do escape e direção para uma experiência diferenciada entre cada tipo de utilização. No modo personalizável, o condutor pode variar as suas preferências através de um diagrama em formato de teia de aranha. O controlo de estabilidade é ajustável em três níveis, desde o disciplinador ‘On’ ao mais desportivo ‘Sport’, havendo ainda a possibilidade de o desativar por completo.

A versão ensaiada, Performance Pack, tem um custo bastante aceitável de 32.000€ (ou 30.000€ no caso de optar por financiamento da marca), oferecendo na lista de equipamento elementos como os grupos óticos em LED, bancos desportivos em pele e Alcantara, pedais desportivos, Performance Driving Data System, sistema de controlo N Grin com cinco modos de condução, sistema de som da Bose, jantes de 18 polegadas e tecnologia ‘Rev Matching’.

VEREDICTO

Sem excessos de potência ou de artifícios tecnológicos, o Hyundai i20 N protagoniza um interessante regresso ao espírito dos GTi de antigamente, num claro exemplo de diversão ao volante e de prestações acima da média sem obrigar a gastos excecionais no preço e nos consumos. A polivalência do i20 N permite-lhe ser um modelo capaz de agradar aos condutores mais sedentos de dinamismo em tiradas sinuosas, mas também de constituir-se como um companheiro de viagem tranquilo – que apenas a secura do amortecimento atraiçoa ocasionalmente.

Graças a um chassis muito bem afinado e ao motor eclético e voluntarioso em qualquer faixa de rotações, o i20 N pode ser uma opção a ter em conta num mercado que tem cada vez menos opções deste género, tendo no Ford Fiesta ST o seu principal rival.


MAIS
Dinamismo de primeira linha
Respostas do motor
Rigor de montagem no habitáculo
Travagem mordaz
Equipamento
Apresentação tecnológica

MENOS
Firmeza do amortecimento
Alguns plásticos poderiam ser melhores

Ficha Técnica
Hyundai i20 N Performance Pack
Motor: Gasolina, 1598 cc, 4 cilindros em linha, injeção direta, turbo, intercooler
Potência: 204 CV às 5500 rpm
Binário: 304 Nm entre as 2000 e as 3000 rpm
Transmissão Tração dianteira, caixa manual de 6 vel.
Aceleração 0-100 km/h 6,2 s
Velocidade máxima 230 km/h
Consumo de combustível (WLTP) 6,9 l/100 km
Emissões CO2 (WLTP) 158 g/km
Dimensões (C/L/A): 4075/1775/1440 mm
Distância entre eixos: 2580 mm
Pneus 215/40 R18
Peso 1265 kg
Bagageira 352-1165 litros
Preço 32.000€
Gama desde 16.955€

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.