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Teste Jeep Compass S 1.6 Multijet 130: Bem ao gosto europeu

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Revisto e melhorado, o Jeep Compass está completamente ao gosto dos europeus. Com o seu desenho robusto já bastante elogiável, o SUV compacto beneficia de muitas melhorias a nível interior e de tecnologia, que o deixam num patamar mais competitivo num mercado cada vez mais populado por soluções do mesmo género.

A Jeep reconhece a importância que o Compass tem nas suas vendas europeias, valendo anualmente cerca de 40% do volume europeu total, pelo que a ambição é manter – ou ampliar – a sua representação para a marca, sobretudo havendo uma importante variante híbrida plug-in (4xe) disponível.

O habitáculo foi profundamente revisto com maior atenção ao detalhe para ir ao encontro dos gostos europeus, mais exigentes, com um espírito que a marca aponta de conscientemente sofisticado e atento com o ambiente. O painel de instrumentos torna-se digital, com um ecrã de 10.25” em alta definição, sendo personalizável em diferentes ‘campos’ independentes, além de poderem ser também selecionadas para apresentação individual em grande destaque.

Ao centro, há agora um ecrã tátil central de 10.1” em posição mais elevada para que o condutor não tenha de desviar os olhos da estrada, sendo o centro de comando do novo sistema de infoentretenimento Uconnect 5 com um processador cinco vezes mais rápido do que o anterior, tendo por base um sistema operativo Android e integração sem fios de smartphones Apple CarPlay e Android Auto, navegação TomTom 3D, comandos por voz e serviços Uconnect.

A marca preocupou-se em incrementar o lado funcional, com mais espaços de arrumação a bordo, com um total de 7,2 litros de arrumação no interior, enquanto os acabamentos foram melhorados, bem como os revestimentos nalguns dos locais. Em termos de segurança, o novo Jeep conta com tecnologia de assistência à condução em autoestrada de Nível 2 de autonomia, entre outras.

Registo ainda para a boa habitabilidade, com bastante espaço para as pernas dos ocupantes dos lugares traseiros e para a altura interior bem conseguida, pelo que dois adultos viajam em perfeito conforto. A largura é, tal como em muitos concorrentes do segmento, o ponto menos positivo. A bagageira de 420 litros e formato regular coloca-se igualmente do lado das vantagens.

Bom andamento

O renovado Compass não descarta os Diesel e recorre ao melhorado bloco 1.6 Multijet II de 130 CV de potência e 320 Nm de binário disponível às 1500 rpm, associado a caixa manual de seis velocidades e a tração dianteira. Atualizado, este motor passa a dispor de mais 10 CV de potência face ao motor anterior, melhorando 10% nos consumos e 11 g/km nas emissões de CO2.

Uma mecânica que dota o Compass de bom andamento em praticamente todas as condições, sobretudo quando se analisa a sua capacidade de aceleração, a que se junta ainda uma boa elasticidade, mas sem evitar, no entanto, alguma necessidade de recorrer à caixa manual quando se impõe uma recuperação de velocidade mais rápida, por exemplo num acesso de autoestrada.

Com uma faixa de utilização do motor ideal entre as 1500 e as 3500 rpm, é aí que o Compass exibe maior fulgor, fazendo-se acompanhar de uma boa nota de insonorização e de contenção das vibrações, sendo de elogiar o bom trabalho levado a cabo pela marca nesses dois departamentos. Como já é usual, as motorizações Diesel primam pela sua economia nos consumos, algo que o Compass não trai: no nosso ensaio, o SUV da Jeep registou uma média de 5,5 l/100 km, sem dúvida um bom valor.

O comportamento é também muito satisfatório, fruto de uma direção precisa (embora com alguma falta de ‘feedback’) e de um chassis bem concebido, com amortecimento eficaz numa combinação bem medida entre desportividade e conforto, mesmo com jantes de maiores dimensões (19 polegadas) da versão de equipamento S (conferindo-lhe um pisar igualmente mais seco, mas não desconfortável). Recebendo apenas ligeiros acertos na suspensão, o Compass permite assim elevadas doses de confiança ao volante, satisfazendo plenamente quem procura um misto de conforto e de agradabilidade na condução, embora quem procure mais dinamismo deva rumar a outras ‘paragens’. Seja como for, este Compass não irá defraudar expectativas.

A linha de equipamento S, como já referido, sobressai pela grande quantidade de elementos disponibilizados, como os ecrãs digitais da instrumentação e do sistema de infoentretenimento (de maiores dimensões), faróis com tecnologia LED, cruise control adaptativo, bancos dianteiros de ajuste elétrico ou o portão da bagageira também com operação elétrica. O preço base é de 40.427€, perfeitamente em linha com o que é oferecido, sobretudo em termos de elementos de conforto e tecnologia.

VEREDICTO

Esta atualização revelou-se altamente vantajosa para o Compass, que parece ganhar aura de automóvel novo sendo apenas uma atualização de meio de ciclo, o que é dizer muito sobre a sensação que se consegue absorver a bordo deste modelo da Jeep. Não só a qualidade percebida é muito elevada, como a vertente tecnológica reforçada lhe dá méritos muito maiores, ficando em linha com o que é oferecido no mercado atualmente, pelo que se situa como uma real e credível alternativa no segmento.

A mecânica turbodiesel de 1.6 litros, não sendo exuberante nas suas prestações (o parco número de quilómetros da unidade ensaiada também foi de pouca ajuda…), assume um salutar equilíbrio entre desempenho e economia de combustível, valendo-se também de um compromisso muito bom entre dinamismo e conforto.

O preço da versão S em associação ao motor turbodiesel poderá parecer elevado, mas ajustando-se com o equipamento ganha sentido.


MAIS
Sensação geral de qualidade
Bons dotes dinâmicos
Interior de boa qualidade
Consumos
Tecnologia renovada
Equipamento
Bagageira

MENOS
Recuperações rápidas exigem ajuda da caixa
Direção poderia ser mais informativa

FICHA TÉCNICA

Jeep Compass S 1.6 Multijet II

Motor Diesel, 1598 cc, quatro cilindros em linha, tgv, intercooler
Potência 130 CV às 3750 rpm
Binário 320 Nm às 1500 rpm
Transmissão Dianteira, caixa manual de seis velocidades
Dimensões (C/L/A) 4394/1819/1624 mm mm
Distância entre eixos 2636 mm
Aceleração 0-100 km/h 10,6 s
Velocidade máxima 194 km/h
Consumo médio 5,2 l/100 km
Emissões CO2 136 g/km
Peso 1615 kg
Bagageira 438-1387 litros
Pneus 235/45 R19
Preço base 40.427€
Preço ensaiado 44.650€*

* Inclui pintura branco Alpine com teto preto (1350€), Pack Leather Seats Ventilated com bancos dianteiros aquecidos e ventilados, tapetes All-Weather Jeep, água do limpa para-brisas aquecida, volante em pele aquecido (1000€) e Pack Tecnology & Info com luzes exteriores de cortesia, áudio Hi-Fi Premium Alpine, câmara 360º e assistente de ângulos mortos (1800€).