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Teste Kia Niro 1.6 GDI 6DCT HEV Tech: Que mudança!

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O Kia Niro evoluiu para um produto, não só mais vistoso, mas também mais sofisticado e tecnológico. Um enorme passo em frente para um dos “best-sellers” do construtor coreano, que centra grande parte das vendas nesta versão com motorização híbrida autorrecarregável de consumos comedidos.

Modelo fundamental na engrenagem que é o portfólio de produtos Kia, o Niro que entra na sua segunda geração, dá um salto em qualidade evidente, tal como aconteceu com a mais recente geração do Sportage, com inspiração no EV6, do qual encontramos muitos pormenores neste renovado SUV coreano. Mudou tanto que até custa associar-lhe o nome.

Com um design totalmente distinto do seu antecessor, replica o conceito de crossover compacto, agora com medidas ligeiramente modificadas ao adotar a nova plataforma K do construtor.

Um ponto de partida desenvolvido para albergar distintos sistemas de propulsão, todos eletrificados: desde a versão híbrida, aqui em teste, passando pela sua declinação PHEV, culminando no Niro totalmente elétrico (a Kia decidiu não comercializar o PHEV em Portugal).

As dimensões continuam a ser compactas: 4420 mm de comprimento, algures entre um Ceed e um Sportage. Precisamente a cota que mais cresce, 66 mm, enquanto a largura aumenta 26 mm e a distância entre eixos, 20 mm.

As alterações mais profundas também se estendem ao habitáculo, que passa a ser ainda mais amplo, uma qualidade que já era valorizada no modelo anterior. Destaca-se a altura até ao tejadilho, quer atrás, quer à frente, ideal para todos os ocupantes, e ainda o generoso espaço para as pernas que encontramos nos lugares traseiros, fruto da estrutura 30% mais fina das costas dos bancos dianteiros. Estes integram tomadas USB-C dos lados para serem utilizados pelos passageiros do banco traseiro.

Surge também bem servido de espaços porta-objetos, sobretudo na consola (nem por isso nas portas). Completa o capítulo da versatilidade uma mala de formas regulares e boa capacidade.

Qualidade em alta

O interior personifica uma nova geração, muito mais ambiciosa. A estrutura de comandos é muito parecida com a que encontramos no EV6 e no Sportage, o que funciona como um ponto a seu favor, já que integra a tecnologia de forma funcional. Na consola (abusa do acabamento piano black, muito exposto a riscos e manchas), para além dos já mencionados espaços para arrumos posicionados à volta do seletor da caixa (o comando de aspeto mais antigo deste habitáculo), oferece, um pouco mais acima, um display tátil multimodo: trata-se de uma superfície com distintas funções de climatização e de multimédia, comutáveis entre si com um só toque num botão.

Os comandos circulares, em formato físico mais convencional, ajudam às tarefas de seleção da temperatura ou do volume do som, dependendo do que foi escolhido no momento, todavia por defeito este painel mantém-se sempre na climatização. Tal como os seus irmãos da marca, o grafismo do painel e do ecrã central é moderno e a resolução muito boa, em consonância com a boa impressão que revela a montagem das peças e dos materiais a bordo (utiliza reciclados no tablier, chapeleira, tejadilho e bancos, com couro poliuretano e material Tencel, com origem nos eucaliptos).

Eficiência necessária

Na vertente mecânica, a revolução já não foi assim tão grande. Mas a opção híbrida autorrecarregável (com motor a gasolina de quatro cilindros 1.6 de 105 CV e unidade elétrica de 43,5, com 141 CV de potência combinada), opção mais procurada do Niro e que é proveniente da geração anterior, oferece um funcionamento bastante satisfatório.

Já no consumo, este Kia revela-se austero. Em vias mais rápidas pode subir um pouco dos 6l/100 km, todavia na média total e durante o período de teste, não passou de uns excelentes 6,3 l/100 km.

Basicamente, o motor e a caixa são os mesmos de antes, que já davam boa conta de si, ainda que tenham sofrido algumas alterações importantes. A caixa de dupla embraiagem, por exemplo, prescinde da marcha-atrás (poupa 2,3 kg), função realizada pelo motor elétrico e passa a contar com engrenagens otimizadas.

Sem ser incrivelmente rápido, a aceleração desde baixos e médios regimes é célere, com um funcionamento competente de todo o sistema. O som mecânico está bem filtrado, notando-se mais o rolamento e a aerodinâmica a ritmos mais elevados.

O condutor pode intervir no funcionamento do esquema híbrido em função dos dois modos de condução, Eco e Sport. No primeiro caso, as patilhas atuam sobre a retenção do motor (quando carrega energia na bateria); o segundo, em que torna o Niro mais sensível ao acelerador, atua sobre a caixa de velocidades. Uma boa solução para realizar dois tipos de condução. O painel de instrumentos também muda de cor, azul para o ecológico e vermelho para o desportivo.

Face ao antecessor, surge com um amortecimento mais firme, sem perder o foco no conforto, fácil e prático do primeiro Niro. Um crossover que também aponta a outros voos no que a equipamento diz respeito, muito completo nesta declinação topo de gama Tech, com gadgets melhorados, como o carregador por indução mais potente ou sistemas de segurança mais avançados, num conjunto que é bastante completo e que justifica assim o preço de 33.600€ (com campanha da marca).

VEREDICTO

Uma evolução consistente e considerável do Niro, que adota nesta versão híbrida uma postura muito agradável, tanto nas prestações oferecidas, quer na eficiência, sendo possível rodar em médias dentro dos cinco ou seis litros por cada 100 quilómetros sem constrangimentos com o ritmo adotado.

Um modelo que progride, sobretudo, na condução bem filtrada e na ambiência a bordo, mais tecnológica e evoluída, mercê de um novo ecrã tátil e novo sistema de infoentretenimento.


MAIS
Agradabilidade da condução
Prestações
Habitabilidade
Vertente tecnológica
Dotação de equipamento

MENOS
Bagageira inferior à do Niro elétrico
Alguns detalhes no interior abaixo do padrão qualitativo

FICHA TÉCNICA
Kia Niro Niro 1.6 GDI 6DCT HEV Tech
Motor de combustão: Gasolina, quatro cil. em linha, inj. direta, atmosférico
Cilindrada: 1580 cm3
Potência: 105 CV às 5700 rpm
Binário: 147 Nm às 4000 rpm
Motor elétrico: Síncrono de ímanes permanentes, 43.5 CV/32 kW, 170 Nm
Bateria: Iões de lítio, 1.32 kWh
Potência total: 141 CV
Binário total: 265 Nm às 2330 rpm
Transmissão: Tração dianteira, caixa auto de dupla embraiagem de 6 vel.
V. Máxima: 165 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 10,8 s
Consumo médio (WLTP): 4,6 l/100 km
Emissões CO2 (WLTP): 105 g/km
Dimensões: (C/L/A) 4420/1825/1545 mm
Distância entre eixos: 2720 mm
Pneus: 225/45 R18
Peso: 1399 kg
Bagageira: 451-1445 litros
Preço: 37.900€ (33.600€ c/ campanha)