Compacto de visual SUV, o Kia XCeed foi renovado e melhorado ao nível do equipamento, passando a poder receber a versão GT Line de aspeto mais desportivo. Apelativo e sobejamente equilibrado, o XCeed representa uma ótima aposta no equilíbrio entre conforto, estilo e qualidade.

O XCeed foi a tentativa da Kia de criar o seu próprio compacto de segmento C com imagem mais SUV, recebendo proteções das cavas das rodas, maior altura ao solo, proteções dianteiras e traseiras e barras do tejadilho, mas é bem mais do que apenas uma conversão direta do Ceed. Ao invés, a sua linha de tejadilho dinâmica e a própria afinação do chassis fazem do XCeed um modelo com posicionamento único na gama da Kia. Aliás, os únicos elementos que transitam do compacto de cinco portas tradicional foram as portas dianteiras.

Quando se fala de único, é fulcral a cor verde da unidade ensaiada, que é a sublimação da exuberância, ajudando o renovado XCeed a sobressair num parque automóvel ‘aborrecido’, entre as mil e uma tonalidades de cinzento, preto e branco. Este XCeed não deixa ninguém indiferente.

Quanto a diferenças estéticas do renovado XCeed… Poucas, mas boas. Nota para o novo logótipo da Kia e para o reposicionamento da denominação no portão traseiro, mas também para os novos faróis com tecnologia LED, grelha dianteira retocada e para-choques retocados, na dianteira com novas entradas de ar (com os faróis de nevoeiro a passarem para os faróis), que funcionam como cortinas de ar para maior eficiência.

Há ainda novas jantes de 18 polegadas (que permitem uma altura ao solo de 184 mm), mas também outros elementos específicos do nível GT Line, como o difusor traseiro, farolins com elementos hexagonais embutidos e, no interior, componentes como o volante cortado na parte inferior e pega mais desportiva, pedais em alumínio e bancos dianteiros mais envolventes.

Com qualidade muito elevada, dispondo de revestimentos macios ao toque na parte superior do tablier, o XCeed revela-se acolhedor e correto, com todos os comandos ergonomicamente bem situados, como é o caso do ‘bloco’ da climatização com comandos físicos.

O painel de instrumentos digital de 12.3″ confere outra modernidade e agradabilidade ao habitáculo, com leitura correta, ao passo que no centro do tablier encontra-se um ecrã tátil de 10.25″ em posição sobrelevada e com ‘atalhos’ táteis para as principais funções logo abaixo, com um sistema de infoentretenimento também melhorado com compatibilidade às tecnologias Apple CarPlay e Android Auto.

A habitabilidade é boa para quatro adultos, o que permite assim fazer do XCeed um modelo com habilitação familiar, até porque a bagageira também se destaca pelos seus 426 litros e portão de abertura e fecho elétrico.

Motor comedido

O XCeed ensaiado contava com motor 1.0 T-GDi de três cilindros de 120 CV de potência e 172 Nm de binário, estando associado a uma caixa manual de seis velocidades. Face aos valores propostos, este é um bloco que oferece respostas convincentes, embora o escalonamento da caixa, sobretudo as três relações mais altas, pareça deixá-lo algo ‘espartilhado’, obrigando dessa forma recurso frequente à caixa de velocidades para repor o ritmo de forma mais decidida quando se pensa, por exemplo, em executar uma ultrapassagem.

No entanto, cumpre adequadamente com as expectativas de um modelo de ambições sensatas, acelerando com decisão e progressividade para uma utilização quotidiana (quando na relação mais indicada), sem que tenha rasgos de intensidade desportiva. Também não é isso que se lhe pede, sobressaindo, por outro lado, pelo bom isolamento em termos acústicos e de vibrações (exceto quando ligado ‘a frio’).

Sem qualquer ajuda da eletrificação, conta com consumo médio geralmente na casa dos seis litros por cada 100 quilómetros, tendo o nosso percurso de ensaio com 100 quilómetros (para averiguar a média) devolvido um valor de 6,3 l/100 km, não muito longe dos 6,0 l/100 km homologados em ciclo misto WLTP.

O comportamento é também muito certinho, com passagem em curva muito controlada e boa absorção das irregularidades do mau piso, mostrando também um passo em frente nas competências da Kia neste aspeto.

Por fim, o preço: o XCeed GT Line é proposto a partir dos 27.100€, justo atendendo ao que oferece, mesmo que reflita também a tendência de encarecimento dos automóveis modernos. Vale a pena recordar, também, que a Kia oferece uma garantia geral de sete anos ou 150.000 quilómetros nos seus automóveis. Apelativo, portanto.

VEREDICTO

A Kia é uma das mais marcas que mais tem sabido progredir os seus automóveis ao longo dos últimos anos e o XCeed é um ótimo exemplo de um modelo bem produzido, competente nas suas tarefas familiares, bem dotado tecnologicamente e com equilíbrio muito agradável na condução, entre conforto e dinamismo.

Com uma carroçaria estilisticamente bem conseguida, a versão GT Line acentua o empenho desportivo que, no entanto, não tem propriamente equivalência no desempenho do motor 1.0 T-GDi de 120 CV. Ainda assim, numa solução que consegue ser frugal q.b., o XCeed em versão GT Line tem o condão de preencher todos os requisitos de um familiar compacto com ares de SUV.

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AVALIAÇÃO
Qualidade geral
9
Prestações
8
Espaço
8.5
Segurança
9
Condução
9
Consumos
8
Preço/equipamento
8.5