A Lexus impressionou o mundo automóvel quando se aventurou no universo dos superdesportivos com o LFA, com um motor V10 de sonoridade cativante que ainda hoje faz a delícia dos internautas ‘petrolheads’. Assumindo-se como um descendente em segundo grau desse mesmo modelo, o LC 500 recupera algum do design sensual, associando-o a uma mecânica V8 de grande carácter numa carroçaria descapotável que é uma fantasia de verão.

Este é um modelo de especificação muito especial, traduzindo para a Lexus uma ideia de gosto pela condução mais tradicional na medida em que o LC 500 apenas está disponível com o motor V8 a gasolina face à impossibilidade de montar o sistema híbrido como o visto anteriormente no LC 500 Coupé. Trata-se, assim, de uma representação fidedigna da noção de condução apenas com recurso ao motor de combustão.

Luxuoso e sensual no seu formato, o LC 500 arrebata o olhar pelo formato, seja em modo fechado, seja com a capota arrumada no compartimento traseiro, deixando então ver o seu interior quase totalmente forrado a couro castanho em ambiente de tremendo luxo. Esse é, aliás, o principal atributo deste Lexus – a noção de qualidade e de construção impressiona, embora detalhes como o ’touchpad’ para o controlo do sistema multimédia fique aquém do desejável em termos de interação, sobretudo durante a condução. Mas essa é a única questão que se pode apontar como melhorável, porque em tudo o resto, o LC 500 sobressai e impressiona.

O nível de detalhe empregue nos comandos e nos revestimentos, como por exemplo no painel em formato de diamante do lado do passageiro ou nos painéis das portas está num patamar exclusivo que torna a Lexus tão especial. O painel de instrumentos digital varia também consoante o modo de condução escolhido.

Numa ‘embalagem’ musculada, a dianteira destaca-se pela grelha já tradicional dos Lexus, ladeada pelos faróis estilizados com assinatura luminosa em ‘V’. Na traseira, a mesma filosofia, mas com os farolins a disporem de funcionalidade LED em 3D. A sensação de largura do LC 500 Cabrio é outra das suas características, não só por fora, mas também ao volante. Para compor o espetáculo visual, as grandes jantes de 21 polegadas marcam presença, num sinal de robustez e de audácia.

Apesar de ter uma configuração 2+2, os lugares traseiros são direcionados para crianças ou adultos de muito baixa estatura, sobretudo pela parca distância para a colocação das pernas. Decididamente, este é um desportivo para prazeres egoístas a dois.

Curiosamente, numa comparação entre o coupé e o LC 500 Cabrio, vale a pena dizer que este último tem até mais capacidade de bagageira do que a versão fechada: com 197 litros, tem mais 25 litros disponíveis. Percebe-se então o impacto em termos de volume que o sistema híbrido consegue ter na organização de um automóvel desportivo. A capota em lona, com quatro camadas de tecido para garantir isolamento acústico e térmico adequado, demora 15 segundos a abrir e 16 a fechar a partir de um comando oculto por uma ‘tampinha’ no túnel central.

O LC 500 descapotável está equipado com aquecedores da zona do pescoço e um defletor de vento em vidro atrás dos dois lugares traseiros, proporcionando um interior mais confortável, sobretudo para uma conversa sem necessidade de elevar a voz.

Grande turismo

Com uma posição de condução baixa e fenomenal garantida pelos bancos desportivos, o LC 500 Cabrio é, desde logo, um desfilar de emoções para o condutor, exacerbado pelo botão de ignição, que desperta o grande motor V8 de 464 CV de potência e 540 Nm de binário máximo, com 5.0 litros de capacidade. Inebriante, não há muitos motores com esta tonalidade gutural atualmente no mercado – quiçá a melhor herança do LFA, mesmo sendo de outra arquitetura.

O motor é, de facto, a peça central deste descapotável, podendo ser progressivo na entrega da potência nos modos de condução mais civilizados, como o ‘Eco’, ‘Normal’ e ‘Comfort’. Com um pisar macio, o LC 500 Cabrio revela-se amistoso para uma condução quotidiana sem embaraço (desde que consiga ignorar a constante pressão dos olhares alheios), tirando partido de uma caixa automática de dez velocidades que também parece mais afinada para uma experiência de condução suave.

Mas, convém não esquecer que este é um modelo de quase 500 CV e tração traseira e, como tal, pode ser bruto na entrega da potência, sobretudo quando se altera o modo de condução para um dos dois patamares mais extremos, o ‘Sport’ e o ‘Sport S’, que alteram alguns dos parâmetros de funcionamento de direção, acelerador, suspensão (adaptativa), caixa e sonoridade. Ganha ‘nervo’ e capacidade de ataque. Ou seja, carregue-se no acelerador a fundo e o LC 500 Cabrio é rápido a ganhar velocidade, com um adequado ‘esticão’ que mostra como o motor está pronto para outras andanças em modo ‘Sport S’. A aceleração de zero aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos é uma boa prova da sua impetuosidade, chegando aos 270 km/h de velocidade máxima.

Ainda assim, com um peso superior às duas toneladas, os percursos sinuosos demonstram que este LC ambiciona a uma espécie de ‘dolce vita‘ em trajetos sem pressa, apenas a apreciar a viagem – nesse momento, o LC 500 Cabrio brilha. É sólido, robusto e confortável, mesmo em mau piso e com as enormes jantes de 21 polegadas que se pensariam terríveis para o conforto. Nada disso.

A rigidez estrutural em piso deteriorado é impressionante, graças aos reforços da carroçaria, que, se permitem resposta mais fidedigna aos comandos do condutor em curva, adicionam peso. E este é o principal óbice a um comportamento mais exato e empenhado em curva. O que não quer dizer que não seja divertido, sobretudo quando se acelera a fundo com a direção virada, fazendo a traseira sair em deslizamento em consonância com o ruído do V8 bem atrás de nós. Mas, em estrada de montanha não é tão preciso como alguns dos rivais do segmento (que já não são muitos), com a suspensão a lutar para conter as transferências de massas, enquanto nós próprios nos damos conta das suas generosas dimensões.

Mas, será isso mau? A resposta é… Não. O LC 500 Cabrio sobressai pela experiência luxuosa de condução que oferece, absolutamente exclusiva. Destaca-se pelo conforto e pelo seu estilo irreverente, num conjunto marcado por um V8 atmosférico que, note-se, é o ‘grito’ de despedida dos grandes motores de combustão interna exclusivamente alimentados a combustíveis fósseis. Não é propriamente económico, tendo registado uma média de 11,9 l/100 km e alguns dos detalhes de tecnologia mereciam maior competência (como é o caso do sistema de infoentrentenimento e do seu ’touchpad’ em vias de extinção), mas torna-se inesquecível e inconfundível.

O preço também é uma garantia disso mesmo – a versão base Luxury tem um custo de 186.000€, mas a unidade ensaiada F Sport+ acrescentava uma série de elementos que ajudavam muito ao virtuosismo do LC, como as jantes de 21 polegadas com pneus 245/40 na dianteira e 275/35 na traseira e o diferencial autoblocante Torsen, com um custo de 189.000€. Atendendo ao valor em questão, parece-nos que vale bem a pena despender mais 3000 euros…

VEREDICTO

Dono de uma elegância espetacular, o Lexus LC 500 Cabrio tem de ser apreciado como um fantástico automóvel para desfrutar a céu aberto, fazendo esquecer as agruras de um mau dia no escritório, em vez de um desportivo puro-sangue criado para devorar as estradas de montanha. Mesmo que seja muito competente na sua passagem em curva, fluindo com leveza entre as curvas a velocidades moderadas, o LC 500 Cabrio sentir-se-á sempre mais à vontade a velocidades de cruzeiro em autoestrada ou numa marginal à beira-rio.

A qualidade do interior é soberba, repleta de pequenos detalhes que são únicos da Lexus e dos seus famigerados takumi, os artesãos que se encarregam de tornar a experiência de posse de um dos modelos da marca numa sensação única. Nesta configuração, o motor V8 torna-o num clássico quase instantâneo, atendendo à sua especificidade e ao nível de unidades vendidas que não deverá ser muito elevado.

O LC 500 Cabrio é uma glorificação ao prazer automóvel em viagem e não às correrias desenfreadas que levam a mais nervosismo por parte do condutor – seja por receio de multas, seja por comportamentos ariscos inesperados. Com um preço decididamente elevado, nunca terá vida fácil em Portugal, mas vê-lo nas estradas será um prodigioso atestado de que o seu proprietário quer desfrutar todos os momentos ao volante e não entrar numa espécie de sequela do filme ‘Velocidade Furiosa’.

MAIS
Visual arrebatador aberto ou fechado
Qualidade referencial
Intensidade e sonoridade do V8
Conforto em mau piso
Condução no quotidiano
Equipamento de série
Experiência ímpar de viagem

MENOS
Não é tão dinâmico como seria de imaginar
Infoentretenimento datado e ‘touchpad‘ de difícil manuseamento
Bancos traseiros são diminutos

FICHA TÉCNICA
Lexus LC 500 Cabrio F Sport+
Motor: Gasolina, oito cilindros em V, injeção direta, atmosférico
Cilindrada: 4969 cc
Potência: 464 CV às 7100 rpm
Binário máximo: 540 Nm às 4800 rpm
Tração: Traseira, diferencial autoblocante
Caixa: Automática de dez velocidades
Aceleração (0-100 km/h): 4,7 segundos
Velocidade máxima: 270 km/h
Consumo médio: 11,6 l/100 km
Emissões de CO2: 275 g/km
Peso: 2010 kg
Bagageira: 197 litros
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4770/1920/1345
Distância entre eixos (mm): 2870
Pneus: 245/40 R21 (F)-275/35 R21 (T)
Preço base: 189.000€)

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