Este é um modelo de especificação muito especial, traduzindo para a Lexus uma ideia de gosto pela condução mais tradicional na medida em que o LC 500 apenas está disponível com o motor V8 a gasolina face à impossibilidade de montar o sistema híbrido como o visto anteriormente no LC 500 Coupé. Trata-se, assim, de uma representação fidedigna da noção de condução apenas com recurso ao motor de combustão.
Luxuoso e sensual no seu formato, o LC 500 arrebata o olhar pelo formato, seja em modo fechado, seja com a capota arrumada no compartimento traseiro, deixando então ver o seu interior quase totalmente forrado a couro castanho em ambiente de tremendo luxo. Esse é, aliás, o principal atributo deste Lexus – a noção de qualidade e de construção impressiona, embora detalhes como o ’touchpad’ para o controlo do sistema multimédia fique aquém do desejável em termos de interação, sobretudo durante a condução. Mas essa é a única questão que se pode apontar como melhorável, porque em tudo o resto, o LC 500 sobressai e impressiona.
O nível de detalhe empregue nos comandos e nos revestimentos, como por exemplo no painel em formato de diamante do lado do passageiro ou nos painéis das portas está num patamar exclusivo que torna a Lexus tão especial. O painel de instrumentos digital varia também consoante o modo de condução escolhido.
Numa ‘embalagem’ musculada, a dianteira destaca-se pela grelha já tradicional dos Lexus, ladeada pelos faróis estilizados com assinatura luminosa em ‘V’. Na traseira, a mesma filosofia, mas com os farolins a disporem de funcionalidade LED em 3D. A sensação de largura do LC 500 Cabrio é outra das suas características, não só por fora, mas também ao volante. Para compor o espetáculo visual, as grandes jantes de 21 polegadas marcam presença, num sinal de robustez e de audácia.
Apesar de ter uma configuração 2+2, os lugares traseiros são direcionados para crianças ou adultos de muito baixa estatura, sobretudo pela parca distância para a colocação das pernas. Decididamente, este é um desportivo para prazeres egoístas a dois.Curiosamente, numa comparação entre o coupé e o LC 500 Cabrio, vale a pena dizer que este último tem até mais capacidade de bagageira do que a versão fechada: com 197 litros, tem mais 25 litros disponíveis. Percebe-se então o impacto em termos de volume que o sistema híbrido consegue ter na organização de um automóvel desportivo. A capota em lona, com quatro camadas de tecido para garantir isolamento acústico e térmico adequado, demora 15 segundos a abrir e 16 a fechar a partir de um comando oculto por uma ‘tampinha’ no túnel central.
O LC 500 descapotável está equipado com aquecedores da zona do pescoço e um defletor de vento em vidro atrás dos dois lugares traseiros, proporcionando um interior mais confortável, sobretudo para uma conversa sem necessidade de elevar a voz.
Grande turismo
Com uma posição de condução baixa e fenomenal garantida pelos bancos desportivos, o LC 500 Cabrio é, desde logo, um desfilar de emoções para o condutor, exacerbado pelo botão de ignição, que desperta o grande motor V8 de 464 CV de potência e 540 Nm de binário máximo, com 5.0 litros de capacidade. Inebriante, não há muitos motores com esta tonalidade gutural atualmente no mercado – quiçá a melhor herança do LFA, mesmo sendo de outra arquitetura.
Mas, convém não esquecer que este é um modelo de quase 500 CV e tração traseira e, como tal, pode ser bruto na entrega da potência, sobretudo quando se altera o modo de condução para um dos dois patamares mais extremos, o ‘Sport’ e o ‘Sport S’, que alteram alguns dos parâmetros de funcionamento de direção, acelerador, suspensão (adaptativa), caixa e sonoridade. Ganha ‘nervo’ e capacidade de ataque. Ou seja, carregue-se no acelerador a fundo e o LC 500 Cabrio é rápido a ganhar velocidade, com um adequado ‘esticão’ que mostra como o motor está pronto para outras andanças em modo ‘Sport S’. A aceleração de zero aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos é uma boa prova da sua impetuosidade, chegando aos 270 km/h de velocidade máxima.
Ainda assim, com um peso superior às duas toneladas, os percursos sinuosos demonstram que este LC ambiciona a uma espécie de ‘dolce vita‘ em trajetos sem pressa, apenas a apreciar a viagem – nesse momento, o LC 500 Cabrio brilha. É sólido, robusto e confortável, mesmo em mau piso e com as enormes jantes de 21 polegadas que se pensariam terríveis para o conforto. Nada disso.
A rigidez estrutural em piso deteriorado é impressionante, graças aos reforços da carroçaria, que, se permitem resposta mais fidedigna aos comandos do condutor em curva, adicionam peso. E este é o principal óbice a um comportamento mais exato e empenhado em curva. O que não quer dizer que não seja divertido, sobretudo quando se acelera a fundo com a direção virada, fazendo a traseira sair em deslizamento em consonância com o ruído do V8 bem atrás de nós. Mas, em estrada de montanha não é tão preciso como alguns dos rivais do segmento (que já não são muitos), com a suspensão a lutar para conter as transferências de massas, enquanto nós próprios nos damos conta das suas generosas dimensões.
Mas, será isso mau? A resposta é… Não. O LC 500 Cabrio sobressai pela experiência luxuosa de condução que oferece, absolutamente exclusiva. Destaca-se pelo conforto e pelo seu estilo irreverente, num conjunto marcado por um V8 atmosférico que, note-se, é o ‘grito’ de despedida dos grandes motores de combustão interna exclusivamente alimentados a combustíveis fósseis. Não é propriamente económico, tendo registado uma média de 11,9 l/100 km e alguns dos detalhes de tecnologia mereciam maior competência (como é o caso do sistema de infoentrentenimento e do seu ’touchpad’ em vias de extinção), mas torna-se inesquecível e inconfundível.
VEREDICTO
Dono de uma elegância espetacular, o Lexus LC 500 Cabrio tem de ser apreciado como um fantástico automóvel para desfrutar a céu aberto, fazendo esquecer as agruras de um mau dia no escritório, em vez de um desportivo puro-sangue criado para devorar as estradas de montanha. Mesmo que seja muito competente na sua passagem em curva, fluindo com leveza entre as curvas a velocidades moderadas, o LC 500 Cabrio sentir-se-á sempre mais à vontade a velocidades de cruzeiro em autoestrada ou numa marginal à beira-rio.
A qualidade do interior é soberba, repleta de pequenos detalhes que são únicos da Lexus e dos seus famigerados takumi, os artesãos que se encarregam de tornar a experiência de posse de um dos modelos da marca numa sensação única. Nesta configuração, o motor V8 torna-o num clássico quase instantâneo, atendendo à sua especificidade e ao nível de unidades vendidas que não deverá ser muito elevado.
MAIS
Visual arrebatador aberto ou fechado
Qualidade referencial
Intensidade e sonoridade do V8
Conforto em mau piso
Condução no quotidiano
Equipamento de série
Experiência ímpar de viagem
MENOS
Não é tão dinâmico como seria de imaginar
Infoentretenimento datado e ‘touchpad‘ de difícil manuseamento
Bancos traseiros são diminutos
FICHA TÉCNICA
Lexus LC 500 Cabrio F Sport+
Motor: Gasolina, oito cilindros em V, injeção direta, atmosférico
Cilindrada: 4969 cc
Potência: 464 CV às 7100 rpm
Binário máximo: 540 Nm às 4800 rpm
Tração: Traseira, diferencial autoblocante
Caixa: Automática de dez velocidades
Aceleração (0-100 km/h): 4,7 segundos
Velocidade máxima: 270 km/h
Consumo médio: 11,6 l/100 km
Emissões de CO2: 275 g/km
Peso: 2010 kg
Bagageira: 197 litros
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4770/1920/1345
Distância entre eixos (mm): 2870
Pneus: 245/40 R21 (F)-275/35 R21 (T)
Preço base: 189.000€)
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