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Teste Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC+: Pulsações fortes com estilo

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Aliar a vertente eletrificada ao carisma da sigla AMG é cada vez mais uma prática indispensável para a Mercedes-AMG, que tem no recém-atualizado CLS 53 4MATIC+ um bom exemplo de competência dinâmica capaz de surpreender pela agilidade e pelas suas prestações.

A marca de Affalterbach dispensa grandes apresentações quanto ao desenvolvimento de superdesportivos de excelência. Olhando para o CLS 53 4MATIC+ que recupera muitos dos elementos já apresentados no facelift da gama de base em 2021, alguns apontamentos saltam à vista: desde logo o tamanho e a sobriedade estética que, no caso da versão ensaiada, apenas destoa pela aplicação de uma faixa negra na zona inferior das portas.

Por outro lado, emprestando o seu charme atlético a uma versão mais desportiva, prima o bom gosto e os detalhes de maior importância, como as jantes de 19”, os para-choques específicos ou o discreto spoiler traseiro sob a tampa da bagageira.

Na medida certa e sem exageros, a que se junta ainda a cor cinzento selenite magno especial, opcional integrado na versão Limited Edition que oferece diversos outros equipamentos por um valor de 11.850€. Esta edição especial está limitada a 300 unidades e integra muitos outros elementos específicos, como o Pack AMG Dynamic Plus com as pinças de travão pintadas de vermelho ou o programa de condução ‘Race’ que traz modo ‘drift’ associado.

O interior sobressai pela elevadíssima qualidade geral, pontuada com os materiais de primeira linha, como a Alcantara ou o couro artificial que se podem encontrar em diversos locais do habitáculo, assim como os pespontos contrastantes a vermelho, a mesma cor que se pode encontrar nos cintos de segurança. O condutor tira partido de painel de instrumentos digital configurável, que se alia ao ecrã central tátil de 12.3”, que é o centro nevrálgico de operação para o sistema multimédia MBUX, com assistente por voz (‘Hey Mercedes’) e diferentes funcionalidades conectadas para que se possa tirar melhor partido deste modelo.

Além disso, num detalhe específico da versão AMG, há um ecrã específico ‘Track Pace’ para apresentação de dados de telemetria em tempo real e, também, para contar tempos por volta ou registo de aceleração, além de integrar dados de alguns circuitos para track-days.

O volante, com ótima pega e base plana, destaca-se pelos comandos integrados AMG, em dois ‘satélites’ na parte inferior, sendo o do lado esquerdo configurável no que apresenta (em dois níveis), e o do lado direito dedicado a alterar os modos de condução do sistema AMG Dynamic Select sem tirar as mãos do volante.

A habitabilidade é correta, mas atrás a linha do tejadilho bastante baixa acaba por ser pouco convidativa a adultos de elevada estatura.

Rapidez que surpreende

Para uma berlina com mais de cinco metros de comprimento e quase duas toneladas, o CLS 53 4MATIC+ é verdadeiramente uma caixinha de surpresas para o condutor, com uma conjugação de prestações e afinação de chassis capazes de fazer esquecer quer o tamanho, quer o peso. Essa mesma competência acaba por ser desconcertante na forma este AMG consegue cumprir as premissas de uma condução agressiva: a frente mostra precisão e é incisiva em curva e a tração integral variável garante passagens em curva determinadas e eficazes, associando-se a um sistema de travão com discos dianteiros perfurados que garantem potência de travagem.

No esquema técnico deste modelo encontramos um motor 3.0 a gasolina de seis cilindros em linha com 435 CV de potência associado a um motor de arranque/gerador elétrico EQ Boost de 16 kW/22 CV (250 Nm de binário) que ajuda o motor de combustão em determinados momentos e permite também alimentar alguns dos consumíveis do veículo. Adicionalmente, permite atuação magistral do sistema start-stop.

A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em apenas 4,5 segundos, mas são as recuperações, fruto da combinação do motor com o inovador turbo elétrico e a máquina elétrica, que mais impressionam. No modo de condução mais desportivo para utilização em estrada, o ‘Sport+’, o CLS 53 4MATIC+ transmite uma aura muito confiante e que rapidamente se enraiza no condutor, valendo-se não só do fôlego do motor mas também do acerto da caixa AMG Speedshift 9G-DCT para prestações emocionantes.

Nesse modo de condução, que atua também no amortecimento, caixa de velocidades, motor, sonoridade e direção, o CLS dá margem ao condutor para procurar ritmos superiores com ambição e a convicção de que este CLS tem um chassis extremamente bem concebido. É preciso muito para provocar este CLS 53 4MATIC+ e, ainda assim, a sensibilidade emanada pelo chassis permite que o condutor se aperceba meticulosamente do que se passa no asfalto, dando também para jogar com o acelerador para manter o ritmo e a adrenalina a fluir.

As patilhas para comando da caixa atrás do volante respondem de forma imediata aos comandos do condutor, embora, mesmo com o modo ‘Manual’ ligado, não deixe de interferir ocasionalmente na transição entre mudanças.

Naturalmente, o sistema AMG Dynamic Select dispõe ainda de mais modos de condução, variando entre o ‘Individual’ para acerto personalizado, ‘Escorregadio’, ‘Comfort’, ‘Sport’ e, no topo de opções mais desportivas, o modo ‘Race’ com possibilidade de sub-modo ‘Drift’. Por se tratar de um modo mais extremo, aconselha-se a sua ativação em circuitos ou em percursos com margem para erro, uma vez que as assistências à condução tornam-se inexistentes e o condutor deve incrementar os seus dotes e níveis de atenção.

Para a grande maioria das ocasiões, o modo ‘Comfort’ serve perfeitamente para todas as necessidades, dando capacidade de resposta elevada e refinamento suficiente para viagens com conforto, mesmo sabendo-se que o amortecimento não deixa de ser tendencialmente firme. Quanto ao consumo, a vertente mild hybrid não deve iludir para fazer pensar que o CLS 53 4MATIC+ é um automóvel votado à poupança – o elemento elétrico está aqui presente para ajudar nas prestações e, mais ligeiramente, na eficiência, o que explica o consumo geralmente superior a 10 l/100 km. No nosso ensaio de 100 quilómetros em modo ‘Comfort’ e com ritmo legal, obtivemos uma média de 10,9 l/100 km, o que também não é dramático para os seus 435 CV.

O lote de equipamento é bastante completo, justificando assim o preço base de 137.700€, mas a edição limitada atrás descrita representa um valor já acima dos 150.000€, embora com uma miríade de equipamentos, como os acabamentos interiores em Carbono/Alumínio, as jantes em liga leve de cinco raios duplos 20” AMG escurecidas, Pack AMG Dynamic Plus, Pack Night AMG II, iluminação do piso com projeção do logótipo AMG, volante performance em pele AMG e decalques ‘Edition’. A versão ensaiada tinha um preço de 152.426€.

VEREDICTO

A aparência de um coupé de quatro portas é apenas o ponto de partida para a apreciação de um modelo que tem vindo a traçar um caminho de sucesso no seio da Mercedes-AMG, resistindo de forma interessante à chegada dos SUV de segmento superior. Para a versão AMG 53 4MATIC+, os seus princípios de elegância e robustez foram fortalecidos em torno da ideia de desportividade, assumindo-se como um modelo de excelentes virtudes dinâmicas, fruto de um sistema motriz muito eficaz com a emotividade própria de um desportivo puro.

Divertido e exigente quando conduzido mais no limite, o CLS é igualmente competente a tragar quilómetros em viagens mais longas, o CLS 53 4MATIC+, sendo um exemplo de requinte premium com um preço condizente a pagar por todo a sua aparência e refinamento.


MAIS
Prestações desportivas
Condução envolvente
Estética agressiva mas sem exageros
Qualidade de construção e requinte
Tecnologia

MENOS
Altura limitada nos bancos traseiros
Preço pode ser desmotivante

FICHA TÉCNICA
Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC+
Motor térmico: Gasolina, 2999 cc, seis cilindros em linha, turbo, compressor, injeção direta
Potência: 435 CV às 6100 rpm
Binário: 520 Nm entre as 1800 e as 5800 rpm
Motor elétrico: Motor de arranque/gerador 48 V
Potência: 22 CV/16 kW
Binário: 250 Nm
Bateria: Iões de lítio
Valores combinados
Potência: 435 CV+22 CV
Binário: 520 Nm
Transmissão: Caixa automática AMG Speedshift 9G-DCT
Aceleração 0-100: 4,5 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h
Consumo: 9,4 litros/100 km
Emissões CO2: 214 g/km
Dimensões (C/L/A): 5012/1896/1422 mm
Distância entre eixos: 2939 mm
Bagageira: 490 litros
Peso: 1985 kg
Pneus: 245/40 R19 (D) – 275/35 R19 (T)
Preço: 137.700€
Gama desde: 84.500€