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Teste Mercedes-AMG E 53 4MATIC+ Station: Tudo na medida certa

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O que é que se se pede a uma carrinha de segmento superior? Espaço, conforto, refinamento e potência. O novo Mercedes-AMG E 53 4Matic+ Station preenche todos os requisitos num formato que ainda não saiu de moda, colocando ao dispor do condutor um total de 435 CV, acabando por ser uma proposta mais em conta do que as mais exuberantes versões 63, cujas potências arrancam nos 571 CV.

Renovada recentemente, a gama Classe E também retocou os modelos da marca desportiva AMG, pelo que também os modelos mais dinâmicos contam com diferenciações face ao modelo lançado anteriormente. Neste caso, os para-choques são diferentes, reforçando a aparência mais agressiva, o mesmo sucedendo com os grupos óticos, também eles renovados nas duas extremidades da carroçaria.

Na dianteira, a tecnologia de iluminação opcional Multibeam LED (1350€) torna a aparência mais robusta além de incrementar substancialmente a segurança na condução noturna com o feixe luminoso de máximos adaptativos. As duplas saídas de escape na traseira, de série, também contribuem para um visual agressivo, demonstrando que há algo de especial nesta versão. Apesar de ser um AMG, esta carrinha sobressai pelo refinamento desportivo, numa elegância bem-vinda que dispensa artifícios vistosos sem utilidade.

Por dentro, esta carrinha também procura a mesma receita, com um equilíbrio bem conseguido de elementos estéticos que não desvirtuam a noção de refinamento e comodidade. Em destaque está o novo volante AMG desportivo com superfície capacitiva que consegue detetar a presença das mãos a segurar o volante que, embora espesso, tem uma excelente pega. O sistema MBUX foi evoluído ligeiramente ao nível das funcionalidades tecnológicas, sendo essa também uma das suas grandes qualidades – a aparência tecnológica providenciada pelos dois ecrãs contíguos de 12.3 polegadas cada. O da instrumentação é facilmente configurável para apresentar diferentes informações, não faltando num modo de condução ‘Sport+’ o indicador luminoso de passagem de caixa.

Na versão ensaiada, estava incluído o sistema opcional de realidade aumentada (500€) que projeta no ecrã central as direções de navegação em tempo real captadas pela câmara dianteira. Embora bastante interessante, tem como ponto menos positivo o facto de obrigar a desviar ligeiramente o olhar da estrada em alguns momentos. Não obstante, mais um claro exemplo de competência tecnológica.

O sistema MBUX pode contar também com o sistema de telemetria AMG Track Pace (350€), que permite gerir dados de passagens por pista, carregando também circuitos para que o condutor possa retirar as devidas informações de aceleração, travagem e tempos por volta.

De resto, materiais de excelência no habitáculo, com revestimentos em couro na parte superior do tablier com pespontos a vermelho, os mesmos que se encontram um pouco por todo o interior (como nas portas ou na consola central), dando uma aura mais desportiva. Para uma posição de condução ainda mais envolvente, os bancos dianteiros Performance AMG (2400€) combinam elegância com um excelente suporte do corpo em condução mais dinâmica. Atrás, espaço amplo para dois adultos, que beneficiam de boas cotas para as pernas e em altura do assento ao tejadilho, enquanto o túnel central volumoso limita as potencialidades de um terceiro ocupante atrás. A bagageira é volumosa com 640 litros de base, adequando-se por isso às diferentes necessidades das famílias.

Poço de virtudes

Tecnicamente, a versão 53 4MATIC+ destaca-se pela associação entre um motor de 3.0 litros com configuração de seis cilindros em linha capaz de debitar 435 CV de potência e 520 Nm de binário e uma máquina elétrica de 16 kW (22 CV) assente numa rede elétrica de 48 V, que se insere na estratégia EQ Performance, ou seja, a eletrificação em auxílio das performances. Além de permitir uma maior eficiência em certos momentos da condução – por exemplo, permitindo a recuperação de energia nas travagens e condução em modo ‘vela’ –, o sistema consegue ainda auxiliar o motor de combustão em acelerações mais fortes. A eletrificação está também presente na forma de um compressor ativado eletricamente, ajudando assim as prestações a baixos regimes.

Optando por uma condução mais desportiva nos modos ‘Sport’ e, fundamentalmente, no ‘Sport+’, a carrinha E 53 4MATIC+ exibe prestações fogosas com respostas bastante rápidas acompanhadas de um pacote completo de sonoridade mais rouca dos escapes (há também comando na consola central para ativar o modo ‘Powerful’ de sonoridade) que acentua a experiência para um patamar superior. Qualquer pressão mais forte no acelerador é convertida de forma instantânea num impulso para a frente, numa brusquidão que não é excessiva, mas desejada em momentos de ultrapassagem ou em recuperações. A aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos é um bom atestado de competências em arranque.

Um dos seus pontos mais positivos é exatamente e correlação entre o pedal do acelerador e a forma lesta como o sistema motriz responde, tirando partido ainda da competência firmada da caixa automática de nove velocidades com patilhas atrás do volante para comando sequencial (AMG Speedshift).

Extremamente eficaz e suave nas transições entre mudanças (acompanhadas do característico ‘borbulhar’ dos escapes), a caixa acaba por deixar uma sensação mista, pois em condução mais desportiva, mesmo em modo ‘M’ de funcionamento, há uma tendência comum para decidir também intervir: ou seja, numa redução de caixa feita por intermédio das patilhas no volante, não é incomum que o sistema de gestão da caixa também reduza uma velocidade quase em simultâneo, o que faz com que se perca consistência na experiência de condução e no controlo que se tem sobre as operações.

Em termos de consumos, não há grande volta a dar, com valores acima dos 10 l/100 km a serem comuns. No ensaio, valor médio de 11,4 l/100 km.

Dinamicamente, o brilhantismo do chassis sobressai, fornecendo doses massivas de confiança ao condutor. O sistema de tração integral permite curvar com enorme precisão, possibilitando mesma uma diferenciação na entrega da potência entre as rodas para otimizar a tração e a velocidade de passagem em curva. Junte-se a isto a direção comunicativa e exata e o amortecimento variável que contém exemplarmente as transferências de massa e esta é uma carrinha que preenche todos os requisitos na competência desportiva, mesmo que os mais de 2000 kg do peso total não passem despercebidos, sobretudo nas curvas mais ‘fechadas’.

Há ainda um bónus – não resulta excessivamente firme, em virtude da capacidade de adaptação do amortecimento, dando assim maior amplitude de operação no dia-a-dia. Não chega a ser tão confortável como os demais Classe E Station em modo ‘Comfort’, mas também não se escusa a ser uma carrinha de aptidões familiares.

Nota ainda para a capacidade dos travões em uso intensivo, não mostrando fadiga excessiva, ainda que o tato do pedal seja um pouco artificial na fase inicial do seu curso – motivado pela regeneração de energia. Os discos de travão são ventilados e perfurados, medindo 370 mm na dianteira e 360 mm na traseira.

O sistema Dynamic Select da E 53 4MATIC+ Station oferece diferentes acertos que alteram parâmetros variados de funcionamento, desde a resposta do binómio motor/caixa à sonoridade dos escapes e à firmeza do amortecimento. Sem modo ‘Eco’, a versão 53 4MATIC+ disponibiliza modos ‘Piso Escorregadio’, ‘Comfort’, ‘Sport’ e ‘Sport+’, além de um personalizável pelo condutor (‘Individual’).

Bem recheada no equipamento de série, com câmara para marcha-atrás, conectividade alargada, assistente de Sinais de Trânsito, assistente de máximos adaptativos, sistema MBUX Navegação Plus, Linha de Design AMG e jantes de 19 polegadas, entre outros, o preço ajusta-se para o nível de competências desportivas, mas não deixa de ser elevado: 111.600€.

VEREDICTO

Excecionalmente rápida e entusiasmante de conduzir, a carrinha E 53 4MATIC+ assume-se como uma das melhores propostas deste género do foro desportivo. Com prestações muito semelhantes às da versão E 63 4MATIC+, esta motorização de entrada na gama Classe E AMG acaba por ser uma excelente alternativa à variante mais potente, além de permitir uma poupança substancial no custo de aquisição.

Sem perder a funcionalidade típica de uma carrinha, destaca-se pela aparência vincadamente desportiva e pela competência técnica que não deixa nenhum condutor indiferente.


MAIS
Dinamismo
Respostas do motor
Rigor de montagem no habitáculo
Travagem mordaz
Equipamento
Apresentação tecnológica

MENOS
Custo dos opcionais engrandece o preço final
Consumos

Ficha Técnica
Mercedes-AMG E 53 4MATIC+ Station
Motor: Gasolina, 3000 cc, 6 cilindros em linha, injeção direta, turbo, intercooler
Potência: 435 CV às 6100 rpm
Binário: 520 Nm entre as 1800 e as 5800 rpm
Motor elétrico: 22 CV/16 kW; 250 Nm
Transmissão Tração integral variável 4MATIC+, caixa automática de 9 vel.
Aceleração 0-100 km/h 4,5 s
Velocidade máxima 250 km/h
Consumo de combustível (WLTP) 9,5 l/100 km
Emissões CO2 (WLTP) 215 g/km
Dimensões (C/L/A): 4965/1860/1461 mm
Distância entre eixos: 2939 mm
Pneus 245/40 R19 (D) – 275/35 R19 (T)
Peso 2025 kg
Bagageira 640-1820 litros
Preço 111.600€
Gama desde 64.400€