Publicidade Continue a leitura a seguir

Teste Volkswagen Arteon Shooting Brake 2.0 TDI 150 CV: Estilo vencedor

Publicidade Continue a leitura a seguir

A ideia das carrinhas de estilo ‘shooting brake’ ganhou espaço na indústria automóvel da modernidade. Depois de a Mercedes-Benz com o a sua carrinha CLS Shooting Brake ter mostrado que existe uma apetência por este mercado, outras marcas apostaram na mesma filosofia, como foi o caso da Kia com a sua Proceed e, mais recentemente, da Volkswagen, que aproveitou a renovação de meio de ciclo do Arteon para criar uma variante estilizada de uma carrinha. Eis o pano de fundo para o nascimento desta carrinha dona de uma aura bastante apelativa.

Uma aparência musculada, sobretudo quando na linha de equipamento R-Line, que combina elegância com desportividade com pormenores como o spoiler na tampa da bagageira ou as duplas saídas de escapes. Regra geral, muitos elementos são partilhados com o Arteon sedan igualmente renovado, como são exemplos disso a grelha dianteira redesenhada com lâminas horizontais cromadas, agora integrada com os faróis com tecnologia LED ou os para-choques redesenhados (uma vez mais diferenciados na versão R-Line). Mas é na traseira, do pilar B para trás, que o Arteon Shooting Brake se diferencia e se torna mais apelativa, sobretudo atendendo aos seus ‘ombros’ alargados nas cavas das rodas, bem visíveis ao condutor quando este olha pelos espelhos retrovisores laterais.

Não só propõe mais espaço para os passageiros dos bancos traseiros (mais 5 cm na altura do assento ao tejadilho), mas também mais espaço para objetos de grande volume, com uma capacidade da bagageira a variar entre os 565 e os 1632 litros. As principais dimensões exteriores não variam, porém, face à berlina, com um comprimento de 4866 mm e uma distância entre eixos de 2840 mm. A única variação em termos de medidas é a da altura, com o Arteon Shooting Brake a ter mais 19 mm de altura (1447 mm contra 1428 mm).

No interior, totalmente redesenhado, a Volkswagen procurou melhorar todos os elementos para um ambiente mais luxuoso, com um novo cockpit de maior qualidade. O painel de instrumentos ganha configuração digital, com o sistema ‘Digital Cockpit Pro’ com ecrã de 10.25” (com diferentes vistas consoante o modo escolhido pelo condutor), volante com comandos capacitivos, além de nova unidade de controlo de climatização, mais moderna. Ao centro da consola está o ecrã tátil de 8.0 polegadas, que dá corpo ao sistema de infoentretenimento mais evoluído.

O nível de detalhe de construção foi melhorado, com aplicações em metal verdadeiro, para uma sensação mais premium, consolidada pelos materiais macios ao toque em mais locais do habitáculo.

Os bancos também foram totalmente redesenhados, ao passo que um outro elemento opcional é o sistema de som premium da Harman Kardon com 12 altifalantes também está disponível, sendo especialmente configurado para os modelos Arteon. É fácil, por isso, estar a bordo do Arteon Shooting Brake, com um ambiente de requinte, bem construído, perto de valores premium, com habitabilidade muito boa, sobretudo para quem tiver de levar mais gente nos bancos traseiros.

Condução dinâmica

Se já há quem menospreze a tecnologia turbodiesel, este motor 2.0 TDI Evo de 150 CV é um bom demonstrador de virtudes em termos de eficiência e de competências. Disponível com uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem (DSG) de sete velocidades, o Arteon Shooting Brake demonstra prestações bastante convincentes, com respostas lestas e uma elasticidade de funcionamento que lhe permite adaptar-se a diferentes ritmos com facilidade. Além de suave e refinada, esta motorização disponibiliza 360 Nm de binário máximo logo às 1600 rpm, o que se traduz em recuperações eficazes, com caixa competente na leitura das circunstâncias de condução (não obstante ligeira demora quando se exige uma redução mais rápida em duas ou três relações, que não é nada de substancial).

Sistema multimédia

O sistema de navegação ‘Discover Media’ assenta em ecrã tátil de 8.0 polegadas, com navegação e reconhecimento dos sinais de trânsito. Dispõe ainda de serviços móveis online We Connect, oiito altifalantes, ligação Bluetooth para telemóvel e App-Connect, que também funciona através de uma ligação sem fios através de Apple CarPlay e Android Auto.

Alie-se essa versatilidade de andamentos por parte do bloco de 2.0 litros com uma postura dinâmica de condução e o Arteon Shooting Brake ganha um apelo muito mais convincente para quem busca uma carrinha ágil e bastante eficaz a curvar, com frente incisiva e trajetória neutra quando o ritmo é mais forte. Para o condutor, a sensação de segurança passa também pela direção precisa e bem afinada, a que se junta uma posição ao volante muito boa.

Uma prova de que a plataforma MQB usada pela Volkswagen continua a ser bastante boa no equilíbrio entre conforto e dinamismo, com o conforto a nunca parecer relegado para segundo plano, mesmo com as jantes de 18 polegadas. Uma pena que a unidade ensaiada não contasse com modos de condução para averiguar a sua maior competência dinâmica.

Também o consumo médio é uma virtude. Valendo-se das mais recentes evoluções técnicas, este motor revela valores de consumos muito agradáveis – quase surpreendentes. No final dos 100 quilómetros do nosso ensaio, obtivemos um consumo de 5,2 l/100 km, o que se revela muito perto dos 4,9 l/100 km anunciados pela marca em ciclo WLTP. Para tal vale-se de competências como a de condução ‘à vela’ com motor e caixa desacoplados quando em velocidades constantes e sem carga no acelerador.

No capítulo do equipamento, o Arteon Shooting Brake destaca-se por receber alguns atributos novos que reforçam o conjunto geral, como são o cruise control adaptativo com função ‘stop & go’ em filas de trânsito, assistente de mudança de via, sistema ‘Light Assist’, câmara traseira e sistema Travel Assist que ajuda o condutor em autoestrada (condução semiautónoma de Nível 2).

Na linha R-Line, juntam-se as jantes de 18 polegadas de desenho ‘Sebring, os já referidos para-choques mais agressivos, apontamentos em cromado, as saídas de escape ou o spoiler no topo da bagageira, que ajudam a um desenho mais agressivo (note-se que a linha R-Line é paralela à Elegance).

Tudo isto ajuda a fazer dos 54.443€ pedidos por este modelo um valor bastante aceitável, graças a uma relação preço/equipamento muito valorizada.

VEREDICTO

Não há como ignorar que o estilo é claramente um elemento vencedor na gama Arteon. Se a berlina oferecia já uma imagem bastante dinâmica e chamativa, a carrinha estilizada acentua essa sua noção, conseguindo jogar com um desenho funcional e, ao mesmo tempo, desportivo. Esse é claramente um trunfo, mas não o único.

A versatilidade é assinalável, já que o Arteon Shooting Brake revela conforto e eficiência digna de registo, graças a um motor 2.0 turbodiesel mais evoluído, com boas respostas e consumos muito poupados. A condução sobressai como outro ponto positivo, aliando dinamismo e conforto sem qualquer tipo de reparo a fazer.


MAIS
Estilo sedutor e funcional
Condução envolvente
Interior tecnológico
Consumos moderados
Versatilidade familiar
Equipamento geral

MENOS
Faltam espaços de arrumação no habitáculo
Qualidade de alguns plásticos na zona inferior do habitáculo

FICHA TÉCNICA

Volkswagen Arteon Shooting Brake 2.0 TDI 150 CV DSG R-Line
Motor Diesel, 1968 cc, quatro cilindros em linha, tgv, intercooler
Potência 150 CV entre as 3000 e as 4200 rpm
Binário 360 Nm entre as 1600 e as 2750 rpm
Transmissão Dianteira, caixa automática de sete velocidades
Dimensões (C/L/A) 4862/1871/1462 mm
Distância entre eixos 2837 mm
Aceleração 0-100 km/h 9,4 s
Velocidade máxima 216 km/h
Consumo médio 4,9 l/100 km
Emissões CO2 129 g/km
Peso 1660 kg
Bagageira 565-1632 litros
Pneus 245/45 R18
Preço base 54.443€
Preço ensaiado 58.559€