É praticamente impossível passar despercebido por onde quer que se passe com a ID. Buzz. A proximidade estética em relação ao ‘Pão de Forma’ original é o ‘isco’ necessário para tornar este Volkswagen 100% elétrico numa das propostas mais apelativas da era da mobilidade elétrica. O aspeto retro/vanguardista, a aura tecnológica e a irreverência fazem do ID. Buzz um produto único e grandemente desejável.

A ideia reencarnada do ‘Pão de Forma’ original da Volkswagen encontra a modernidade da eletrificação com recurso à moderna plataforma MEB, assumindo-se o ID. Buzz, finalmente e sem rodeios, como o sucessor direto do Type 2 (ou Kombi). Situado na gama da Volkswagen Veículos Comerciais numa posição análoga à da Multivan, o ID. Buzz que carrega consigo o lado mais emocional da gama, sendo apenas e só oferecido em versão elétrica.

A iluminação LED à frente e atrás é um dos elementos mais facilmente destacados deste ID. Buzz, cujo design adota uma filosofia semelhante à de um monólito que é depois seccionado pela ampla superfície vidrada para uma luminosidade sem mácula no habitáculo. Num piscar de olho ao passado, o logótipo da Volkswagen na dianteira é maior do que noutros modelos. Sem grelhas amplas, apenas a secção inferior do para-choques dispõe de uma abertura pequena que é mascarada por um padrão quadriculado muito desportivo. Os faróis na versão ensaiada contavam com tecnologia opcional IQ.Light de matriz LED.

Atrás, com farolins horizontais para salientar a sensação de largura, o ID. Buzz conta pela primeira vez num modelo da Volkswagen Comerciais com uma barra luminosa a unir os dois grupos óticos, sendo a iluminação totalmente em LED. Tudo com a dose certa de revivalismo e de modernidade.

As jantes de 20” permitem também obter um aspeto mais robusto e imponente, com pneus otimizados para a resistência ao rolamento, com os dianteiros a serem ligeiramente mais estreitos do que os traseiros.

Interior moderno e estilizado

Utilizando as potencialidades da plataforma MEB, note-se alguns atributos que são comuns a outros modelos já produzidos com aquela plataforma, nomeadamente a elevada distância entre eixos e as extremidades curtas, libertando dessa forma o interior para os passageiros (ou mercadorias no caso da versão Cargo).

Com 4712 mm de comprimento e 2989 mm de distância entre eixos, o ID. Buzz assume um formato compacto e retangular por fora, mas predomina a habitabilidade, com capacidade para cinco passageiros com folga, mas com a promessa de uma versão de distância entre eixos mais longa já no horizonte, com cinco, seis ou sete lugares disponíveis. Dependendo da especificação, o ID. Buzz tem uma altura entre 1927 mm e 1951 mm. Sem contar com os espelhos, mede 1985 mm de largura.

A bagageira também não faz concessões, com até 1121 litros de capacidade em posição normal (2205 litros rebatendo a segunda fila). O banco traseiro pode ser rebatido em proporção 40:60, além de poderem deslizar 150 mm longitudinalmente.

Apesar de ser uma carrinha volumosa em termos gerais, a Volkswagen não poupou esforços para tentar reduzir o atrito aerodinâmico, resultando dessa forma num modelo com um coeficiente de arrasto de 0.29 Cd, o que tem implicações positivas na eficiência. A bateria posicionada em posição central entre os dois eixos tem o condão de distribuir o peso, baixar o centro de gravidade e ajudar na condução sem prejudicar os consumos energéticos. Já o raio de viragem também é mais digno de um citadino do que de uma carrinha de quase cinco metros: apenas 11,1 metros.

O acesso ao habitáculo é simples e fácil (a porta traseira lateral é deslizante com comando elétrico), ainda que a altura ao solo exija atenção, sobretudo à saída.

Tecnologia com foco

Ao nível tecnológico, o ID. Buzz revela similitudes com modelos como o ID.4 ou o ID.5, nomeadamente em termos de comandos, destacando-se a elevada vertente de digitalização (o que sem sempre é brilhante, como já sucede nos modelos supracitados). A posição de condução elevada, como num SUV, revela uma excelente visibilidade geral, beneficiando ainda de um painel de instrumentos digital de 5.3″ minimalista que informa o condutor do essencial, incluindo os consumos.

Ao centro, para comandar praticamente todos os sistemas e funcionalidades, encontra-se o ecrã tátil de 12″ na versão ‘Discover Pro’ opcional com navegação (ou de 10″ na versão de entrada ‘Ready 2 Discover’). No sistema de infoentretenimento está já o mais recente software (3.2), que já garante compatibilidade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto sem fios, entre outras possibilidades. Graças à integração de um cartão eSIM, permite as tecnologias ‘We Connect’ e ‘We Connect Plus’ para funcionalidades online e acesso a aplicações sem custos por um período limitado de tempo.

As mais recentes funcionalidades incluem a ‘Plug & Charge’ (para agilizar os processos de carga rápida sem cartões ou ‘apps’), ‘Temperature Guidance’ (que alerta para a necessidade de carregar mais a bateria caso se aproxime uma frente fria e carga não esteja em nível ótimo) e ‘Battery Care Mode’ (que limita o carregamento aos 80%).

Diversos sistemas podem também ser atualizados de forma remota (OTA), incluindo os de segurança e de assistência à condução. Nota ainda para os bancos confortáveis com encosto de braço e para a possibilidade de terem ajuste elétrico para condutor e passageiro.

A interação com os diversos sistemas não é revolucionário, seguindo, aliás, aquilo que já é conhecido nos demais ID da Volkswagen, o que tem como benefício o maior pendor de simplicidade e digitalização, mas também estica este último componente a um nível que tem melhorias – como no caso da barra deslizante sem iluminação noturna logo abaixo do ecrã central ou nos comandos da climatização inseridos agora no ecrã tátil.

A nível de construção, está num excelente nível, com escolha de cores interiores que replicam as do exterior e, até painéis em madeira no tablier que emprestam uma maior dose de classe. Há ainda muitos espaços de arrumação e diversas tomadas USB-C espalhadas pelo interior.

Condução muito animada

Graças à motorização elétrica de 150 kW/204 CV, o ID. Buzz oferece desempenho despachado e agilidade acrescida, sobressaindo muito mais pela progressividade da resposta do que pela entrega desportiva da potência. Ainda assim, graças aos 310 Nm de binário (praticamente instantâneo), esta carrinha mostra grande competência em autoestrada, por exemplo, quando é necessário ultrapassar outro veículo, prestando-se a ótimas prestações apesar das dimensões.

Essa sua faceta pode também ser ajustada com os modos de condução distintos, entre o ‘Eco’ que limita as prestações e a climatização, e o ‘Sport’, que torna as reações mais lestas e a direção mais pesada, mesmo que as diferenças não sejam abismais. O condutor pode ainda selecionar os perfis a seu gosto.

Também a regeneração pode ser ajustada pelo condutor a partir do manípulo seletor atrás do volante, existindo um modo de regeneração mais evidente, ‘B’, com desaceleração mais óbvia (mas maior regeneração de energia).

A direção carece de alguma habituação, não sendo particularmente informativa para o condutor. Por outro lado, o facto de dispor de motor traseiro e de direção ‘by wire’ elimina as vibrações neste elemento, ao mesmo tempo que a bateria colocada em posição central ajuda – e de que maneira! – a baixar o centro de gravidade com benefícios amplos para o dinamismo. O ID. Buzz é responsivo e até se aguenta a toadas mais desportivas em percursos sinuosos, superando as nossas expectativas.

O amortecimento não esconde um pendor mais firme, o que se ajuda a evitar o rolamento da carroçaria em curva, penaliza nalguma medida o conforto dos ocupantes, ainda que não de forma prejudicial para uma viagem pacata em família.

Com bateria de 77 kWh colocada sob o piso entre os dois eixos, a autonomia homologada em circuito misto WLTP é de 423 quilómetros na versão ID. Buzz Pro, um valor que nos parece alcançável, sobretudo se utilizado maioritariamente em ambiente urbano. Com efeito, no ensaio de 100 quilómetros ‘devolveu’ um consumo de 20.2 kWh/100 km, sendo mais penalizado pelos percursos de autoestrada, a velocidades correspondentes. No final do teste, obtivemos já um valor bastante satisfatório de 18.3 kWh/100 km, permitindo cerca de 410 quilómetros de trajeto real percorrido.

Quanto ao carregamento, admite carga CA até 11 kW (num posto público ou em ‘wallbox’), demorando 7h30m a carregar totalmente (de zero a 100%) e carga rápida CC até 170 kW, o que lhe permite repor de 5 a 80% da carga da bateria em cerca de 30 minutos.

O preço começa nos 62.900€, com boa lista de equipamento, sendo que a cor exterior combinada de Branco Candy/Laranja Energetic é opcional por 2687 €, a que se juntam ainda o Pacote Styling LED Matrix IQ.Light (1648 €) e o Pacote Infotainment (1359€), que inclui sistema ‘Discover Pro’, sistema de áudio com nove altifalantes e arrumação para Smartphone Comfort com carregador Wireless.

VEREDICTO

Tantas vezes idealizada e sugerida, o retorno do formato ‘Pão de Forma’ na era elétrica e da digitalização resulta num dos modelos mais carismáticos da atualidade. Autêntico campeão de popularidade, o ID. Buzz chama a atenção por onde passa, cativando dos mais novos aos mais velhos, permitindo também dar largas à imaginação para futuras viagens.

O espaço a bordo é bastante bom, aliando-se ainda à boa vertente do espaço para bagagens e à componente tecnológica irá apelar a uma nova geração de condutores/utilizadores, mesmo que a digitalização máxima dos comandos não seja consensual (sobretudo na passagem da climatização para o ecrã central).

A condução é simples e eficaz, destacando-se pela leveza dos comandos e pela boa visibilidade em todas as direções, sobressaindo até pela confiança que oferece ao volante, graças ao bom acerto geral. O ‘Pão de Forma’ voltou e está melhor do que nunca e este é, talvez, o melhor ID produzido pela Volkswagen até ao momento.


MAIS
Estilo vencedor
Interior desafogado e familiar
Condução interessante
Bons consumos
Desempenho muito agradável
Bagageira

MENOS
Preço final
Alguns equipamentos como opcionais

FICHA TÉCNICA
Volkswagen ID. Buzz Pro
Motor: Elétrico de síncrono permanente, traseiro.
Potência: 150 kW/204 CV
Binário: 310 Nm
Bateria: Iões de lítio, 77 kWh (líquidos)
Aceleração 0-100 km/h: 10,2 seg.
Velocidade máxima: 145 km/h
Autonomia WLTP: 423 km
Carregamento: (AC) 7h30 de 0-100% a 11 kW; (CC) 30 min. de 5 a 80% a 170 kW
Bagageira: 1121 – 2205 litros
Dimensões (C/L/A): 4712/1927/1985 mm
Distância entre eixos: 2989 mm
Preço (desde): 61.000€

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AVALIAÇÃO
Qualidade geral
8.5
Prestações
8.5
Espaço
9
Segurança
9
Condução
9
Consumos
9
Preço/equipamento
8.5