Completamente nova, a Multivan inaugura uma etapa de relevo para a Volkswagen, com a marca alemã a dispor agora de um modelo inteiramente direcionado para os clientes particulares que precisam de espaço e funcionalidade, mas também eficiência e tecnologia numa nova abordagem à filosofia dos monovolumes, cada vez mais trocada pelos SUV.

A linhagem da Multivan deriva da ‘Pão de Forma’ lançada há 72 anos, quando a primeira geração desta carrinha chegou ao mercado, em 1950, tornando-se emblemática nas décadas seguintes como símbolo de viagens em ‘paz e amor’. A nova Multivan carrega esse peso histórico, mas diferencia-se por outro lado, por ser também a sucessora da Sharan.

Contrariamente aos antecessores deste modelo, a Multivan é claramente orientada para os particulares, pelo que adota a plataforma MQB que é utilizada por muitos automóveis do Grupo Volkswagen, providenciando assim uma base sólida e comprovada para albergar um modelo que estará disponível em versão híbrida Plug-in (PHEV), gasolina e Diesel (esta última numa fase posterior).

A ideia de um modelo multifacetado é sublinhada pela capacidade redobrada em termos de conforto e solidez, mas que se junta a uma quantidade reforçada de tecnologias de infoentretenimento e de segurança.

Para alcançar os seus objetivos, a Volkswagen contrariou algumas das noções vigentes e, ao invés de adaptar veículos estritamente comerciais para o transporte de passageiros, criou um modelo de raiz para as viagens em família ou entre amigos – assim se explica o recurso à MQB, que até permite duas versões de comprimento (embora com a mesma distância entre eixos).

Apesar da amplitude interior, a Multivan não chega aos cinco metros de comprimento, ficando-se pelos 4973 mm, para 1941 mm de largura e 1903 mm de altura. A distância entre eixos cifra-se nos 3124 mm, o que quer dizer que o espaço é, realmente abundante.

Apta para tudo e todos

A funcionalidade é sublinhada pela sua variedade de lotação: disponível com sete ou seis lugares (opcionalmente), todos os bancos são individuais, giratórios e movimentáveis sobre calhas, com os lugares posteriores a poderem ser removidos para levar mais carga a bordo. Os novos assentos individuais na segunda e terceira filas são até 25% mais leves. A modularidade e facilidade de reorientação dos lugares a bordo é uma das suas vantagens.

Permite uma multiplicidade de configurações e todos os ocupantes beneficiam de excelente habitabilidade, havendo também grande amplitude para bagagens, levando apreciáveis 469 litros de bagagem com os seus sete lugares funcionais. Quando carregado até à segunda fila, a volumetria sobe para 1850 litros, no caso de estar equipada com o tejadilho de vidro panorâmico de duas portas, que reforça a luminosidade.

O acesso é facilitado pelas duas portas laterais deslizantes, que opcionalmente podem ter funcionamento elétrico com botões no pilar B, ou também na consola central para comando pelo condutor ou passageiro. Por outro lado, as janelas das portas laterais traseiras não abram, sendo um elemento presente da lista de opcionais.

Há imensos espaços de arrumação a bordo, melhorando a sua funcionalidade, enquanto a qualidade de construção é elevada, ainda que abundem os plásticos duros a bordo, mesmo que de boa aparência. Destaque ainda para a consola deslizante entre os dois bancos da frente, que pode ser movimentada até aos lugares da segunda fila para permitir a abertura de uma mesa extremamente prática, ou com compartimentos para esconder objetos. Porém, era também dessa mesma estrutura que provinham alguns ruídos parasitas durante a condução em mau piso.

Eletrificação em foco

Composta por uma gama completa, a nova Multivan tem como destaque a versão híbrida plug-in eHybrid, a qual pudemos ensaiar para averiguar as suas competências multifacetadas. Conta com um motor 1.4 TSI a gasolina de 136 CV e 250 Nm, associado à caixa automática DSG de dupla embraiagem de seis velocidades, havendo ainda um motor elétrico de 116 CV e 330 Nm de binário, para uma potência combinada de 218 CV e binário conjunto de 350 Nm.

A bateria de iões de lítio de 13 kWh (capacidade útil de 10.4 kWh) está alojada sob o piso, com uma autonomia elétrica equivalente a 50 km (WLTP). A localização da bateria economiza espaço e, simultaneamente, baixa o centro de gravidade, o que melhora o seu comportamento dinâmico, que se traduz num equilíbrio muito agradável, com uma postura segura e muito confiante, sempre naturalmente mais orientado para o conforto e longas tiradas em família. A entrada em funcionamento do motor de combustão é refinada q.b. e isso também ajuda a apreciar as viagens com conforto e sossego, mesmo quando a carga da bateria se esgota.

Com prestações adequadas, o modo elétrico de condução traduz-se em elevadíssima suavidade, com respostas rápidas adequadas para utilização urbana. Atendendo ao seu peso e dimensões, ritmos mais fortes ou toadas mais rápidas fazem a autonomia elétrica decair, mas é possível percorrer entre 40 a 50 quilómetros com uma única carga, dependendo do cuidado com o acelerador.

É também a questão do peso que leva os 218 CV a serem muito eficazes na movimentação da Multivan, mas não propriamente desportiva, até porque, como já referido, o estilo e o acerto do chassis convidam mais à sensatez de viagens em família do que a condução afoita por percursos sinuosos (a menos que a família em questão seja a de Dom Toretto, da saga ‘Velocidade Furiosa’…).

A Multivan eHybrid é surpreendentemente poupada para as suas dimensões, arrancando em modo elétrico sempre que possível e fazendo uma gestão otimizada da carga da bateria e do motor elétrico para permitir consumos reduzidos. Embora seja complicado obter a média anunciada entre 1,8 e 2,1 l/100 km em ciclo misto e em utilização combinada elétrico/térmico, é possível registar um valor tão baixo como 3,2 l/100 km num percurso de 100 km começando com a bateria carregada.

Para consumos realmente baixos, é fundamental manter a periodicidade do carregamento nas tomadas. Sem carregamento externo, o sistema consegue, ainda assim, fazer uma gestão muito eficiente, subindo para 5,5 l/100 km em utilização meramente híbrida.

A bateria pode ser totalmente recarregada em cinco horas a partir da rede doméstica (2.3 kW AC) ou em três horas e 40 minutos numa ‘wallbox’ doméstica (AC).

Também ao nível da tecnologia, a nova Multivan dá um grande passo em frente: o condutor pode contar, de série, com a instrumentação ‘Digital Cockpit’ e o sistema de informação ‘Ready 2 Discover’ com ecrã tátil de 10”, estando sempre integrado com serviços online ‘We Connect’ e ‘We Connect Plus’.

Verdadeiramente hábil na sua funcionalidade, multifacetada e tecnicamente avançada, a versão de entrada com a motorização híbrida Plug-in tem um custo de entrada de 55.253€ para a versão Life. A versão ensaiada, com o nível Style, tem um custo de 61.957€, incluindo equipamentos como os faróis de LED Matrix ‘IQ.LIGHT’, o portão traseiro e as portas laterais deslizantes elétricas ‘Easy Open’, AC Climatronic automático de três zonas e cockpit digital Pro, além de diversos sistemas de assistência.

VEREDICTO

Há alguns anos, um anúncio televisivo de uma marca de cafés transmitia a mensagem de uma rapariga que viajava até uma zona costeira para ver a paisagem e beber o seu café. O carro das imagens, embora nunca surgindo em primeiro plano, era um Volkswagen. Um Beetle, mais precisamente, enquanto a música ‘I Can See Clearly Now’, de Julian Littman compunha o ‘retrato’.

A Multivan permite enveredar pelo mesmo imaginário. A pensar nas viagens em família, a Multivan leva-nos a antecipar aquelas longas tiradas de verão, longe da azáfama urbana ou de todas as preocupações. Com uma condução serena e bastante confortável e um valioso atributo de funcionalidade interior, esta é uma carrinha que serve às famílias numerosas ou aos praticantes de desportos radicais, com espaço mais do que suficiente para pessoas e respetivas bagagens, enquanto a qualidade de condução é também um ponto a seu favor.

Paralelamente, a motorização híbrida plug-in permite-lhe registar valores de consumos bastante baixos, associados a prestações muito convincentes e despachadas proporcionadas pelos 218 CV de potência combinada. Não sem algumas falhas ligeiras (fáceis de ignorar), a Multivan preenche todos os requisitos para quem tem viagens numerosas e deixa no ar a vontade de partir por essas estradas fora com todas as tralhas atrás para aproveitar o convívio.


MAIS
Prestações corretas do sistema híbrido
Eficiência geral
Modularidade irrepreensível
Qualidade de construção
Imagem robusta e duradoura
Condução confortável

MENOS
Concentração de funcionalidades no ecrã tátil
Demasiados plásticos duros a bordo
Alguns ruídos parasitas provenientes da mesa central deslizante

FICHA TÉCNICA
Volkswagen Multivan eHybrid 218 CV DSG Style

Motor térmico Gasolina, 4 cilindros em linha, inj. direta, turbo, intercooler
Cilindrada 1395 cc
Potência 150 CV entre as 5000 e as 6000 rpm
Binário máximo 250 Nm entre as 1500 e as 3500 rpm
Motor elétrico Síncrono de íman permanente, 116 CV/85 kW, 330 Nm
Bateria Iões de lítio, 13.0 kWh
Potência combinada 218 CV/160 kW
Binário combinado 350 Nm
Transmissão Dianteira, caixa DSG auto. de 6 velocidades
Dimensões (C/L/A) 4973/1941/1907 mm
Distância entre eixos 3124 mm
Aceleração 0-100 km/h 11,6 s
Velocidade máxima 190 km/h
Consumo médio 1,8 l/100 km
Emissões CO2 40 g/km
Autonomia elétrica Até 50 km
Carregamento 5h de 0 a 100% a 2.3 kW; 3h35 de 0% a 100% a 3.6 kW
Peso 2120 kg
Bagageira 380-509-1850 litros
Pneus 235/50 R18 (série)
Preço base 61.957€
Preço ensaiado 65.747€

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AVALIAÇÃO
Qualidade geral
8.5
Prestações
7.5
Espaço
10
Segurança
9
Condução
7.5
Consumos
7
Preço/equipamento
8