O Polo é um dos modelos com maior história na Volkswagen, sendo um dos automóveis da marca alemã mais vendidos na Europa, epíteto que recebe também no segmento dos utilitários (embora haja cada vez mais uma divisão deste segmento com a chegada dos SUV mais pequenos). Assim, para se manter em forma face aos rivais, o Polo recebeu uma ligeira atualização de conteúdos. Na versão de base Life há motivos para dizer ‘boas entradas’.

Com 45 anos de existência, o Polo é um exemplo de adaptação e de sucesso, tendo mais de 18 milhões de unidades vendidas até hoje a nível global. Na versão de 2021, o Polo apresenta equipamento reforçado em vários aspetos, pequenas melhorias qualitativas a bordo e reforço da faceta da conectividade.

No exterior, são poucas as diferenças, abarcando os grupos óticos (com tecnologia LED de série e farolins mais largos atrás), grelha dianteira retocada e novos para-choques nas duas extremidades. A imagem do Polo é quase emblemática e, se está agora mais perto da do Golf, não difere muito do modelo lançado em 2018. Um dos elementos mais importantes para esta geração é a possibilidade de contar iluminação adaptativa IQ.Light Matrix LED de forma opcional, algo que a unidade ensaiada não tinha.

Dando uma sensação de enorme qualidade, o interior foi também retocado nalguns aspetos, nomeadamente nalguns materiais, com elementos macios ao toque por exemplo na parte superior do tablier. Por outro lado, reforçou-se substancialmente a vertente tecnológica com a adoção de um painel de instrumentos parcialmente digital (Digital Cockpit) com recurso a ecrã de 8.0 polegadas, cuja capacidade de personalização não é tão ampla como a das versões superiores com ecrã de 10.25 polegadas, mas não deixa de ser um dado relevante.

Há também um reforço na lista de equipamento e nos sistemas de assistência à condução, com câmara multifunções, limitador de velocidade, monitorização de peões e ciclistas, ‘Front Assist’ com sistema de travagem de emergência em cidade (City Emergency Brake), assistente de manutenção na faixa de rodagem ‘Lane Assist’ e sistema de detecão de fadiga do condutor. O volante é também novo, tendo esse e a alavanca da caixa revestimento em couro.

Na versão Life, o sistema de infoentretenimento é o mais básico ‘Ready 2 Discover’, com um simples ecrã de 6.5″, embora com possibilidade de ligação aos smartphones por intermédio de Bluetooth e espelhamento dos mesmos com Apple CarPlay e Android Auto. Simples e intuitivo, adapta-se bem e cumpre os seus objetivos… para quem não precisa de muito mais. Há duas tomadas USB-C. Ou seja, no geral, sai valorizada a vertente da qualidade por dentro.

O espaço a bordo é adequado para quatro ocupantes, sendo os dois lugares traseiros algo limitados em largura, mas cumprem com a premissa de transportar dois adultos de média estatura. Destaque ainda para a bagageira, com 351 litros de capacidade.

Adaptado ao dia-a-dia

O motor 1.0 TSI de três cilindros e 95 CV de potência anima esta versão do Polo, estando associado a caixa manual de cinco velocidades. Sem preconceitos, esta mecânica regista boas performances e desenvoltura suficiente para todos os ritmos do quotidiano, valorizando-se também a relativa ausência de ruído a bordo e a inexistência percetível de vibrações, o que contribui para a agradabilidade da condução.

Para se aproveitar de forma eficaz este motor, há que manter as rotações num patamar entre as 1600 rpm e as 3500 rpm, sendo aí que entrega melhor a sua energia, o que por vezes, obriga a recorrer à caixa de cinco velocidades para repor o ritmo de forma mais rápida, até porque as duas últimas mudanças têm um escalonamento mais alongado (nota ainda para o tato muito preciso da alavanca da caixa). Naturalmente, em ritmos de autoestrada, pode exigir um pouco mais de paciência ao seu condutor, sobretudo quando mais carregado.

Porém, para os seus 95 CV e 175 Nm (disponíveis às 1600 rpm), o Polo nesta configuração satisfaz plenamente, ao mesmo tempo que oferece valores de consumos muito comedidos, conseguindo-se média de apenas 5,1 l/100 km, o que não deixa de ser notável até porque a média anunciada pela marca alemã está intervalada entre os 5,2 e os 6,1 l/100 km (sempre dependendo do equipamento escolhido).

O comportamento preenche os requisitos de quem espera conforto e segurança em marcha, com pose bastante bem equilibrada. À agilidade própria das suas dimensões compactas e direção precisa, junta-se um amortecimento que é bem equilibrado entre firmeza e conforto, mostrando também a mais-valia de pertencer à ‘escola’ Volkswagen em termos de robustez e solidez geral. Ao volante do Polo, fica a ideia de um modelo estruturalmente sólido e conivente com as intenções do condutor.

O custo deste Polo começa nos 21.180€ e, face ao oferecido, fica a ideia de que o Polo tem tudo o que é necessário para quem procura um modelo de grande qualidade com bons dotes de condução. Entre os opcionais, vale a pena referir a pintura metalizada (517€), o Bluetooth com carregamento por inducão (115€), o cruise control (200€) e a câmara traseira (269€).

VEREDICTO

Chegados aqui, percebe-se que o Polo renovado é apenas uma evolução em aspetos como a conectividade, tecnologia e equipamentos, mas o resultado é um utilitário extremamente competente que preenche todos os requisitos para quem procura qualidade a preço não muito elevado para tiradas tendencialmente entre as grandes urbes e as zonas suburbanas, fazendo-o com distinção no conforto e na solidez de condução.

O conjunto de elementos adicionados neste facelift, como a tecnologia de iluminação LED, a instrumentação digital, o sistema ‘Ready 2 Discover’ ou as jantes de 15 polegadas dão outro valor a uma proposta que, como está, se situa de forma natural como uma das referências.


MAIS
Melhoria de alguns materiais
Qualidade de construção geral
Equipamento de base
Motor ‘certinho’
Comportamento muito equilibrado
Consumos

MENOS
Preço superior ao de alguns concorrentes~
Imagem conservadora

Ficha Técnica
Volkswagen Polo 1.0 TSI 95 CV Life
Motor: Gasolina, 999 cc, 3 cilindros em linha, injeção direta, turbo, intercooler
Potência: 95 CV às 5000 rpm
Binário: 175 Nm entre as 1600 e as 3500 rpm
Transmissão Tração dianteira, caixa manual de 6 vel.
Aceleração 0-100 km/h 10,8 seg.
Velocidade máxima 187 km/h
Consumo de combustível (WLTP) 5,2 l/100 km
Emissões CO2 (WLTP) 118 g/km
Dimensões (C/L/A): 4074/1751/1451 mm
Distância entre eixos: 2552 mm
Pneus 185/65 R15
Peso 1172 kg
Bagageira 351 litros
Preço 21.180€
Gama desde 21.180€

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.