Nascido em Portugal e sendo atualmente um dos melhores embaixadores do que é ser português, o Volkswagen T-Roc é oferecido no nosso mercado com uma versão especial precisamente evocativa das suas origens: @PT. Ou seja, diretamente da Autoeuropa para os restantes países europeus, naquele que é um embaixador muito especial.

Na atualização de meio de ciclo do T-Roc, SUV compacto que tem sido um autêntico sucesso europeu, a Volkswagen introduziu uma série de novidades, incidindo sobretudo na estética e nos elementos tecnológicos, preferindo não mexer na base técnica que continua a ser bem conhecida e ainda totalmente convencional com motores de combustão interna.

Entre as novidades estão a grelha dianteira de design diferenciado, os para-choques com alguns retoques e alguns detalhes interiores, como novos revestimentos nalguns locais. Nesta versão, destaque ainda para o painel de instrumentos digital personalizável no grafismo e na informação apresentada, que surge de série. Por 402€, é possível contar com o Digital Cockpit Pro que amplia as competências de personalização do painel de instrumentos, como era o caso da unidade ensaiada.

Mas a SIVA, importadora da Volkswagen para Portugal, decidiu também aprofundar a relação do T-Roc com o seu estado ‘berço’ e delineou uma edição especial @PT que conta com alguns pormenores de equipamento específicos, desde logo a começar pela sigla colocada nos pilares C, numa espécie de cartão de cidadão à vista de todos.

A bordo, o desenho mais convencional que prima pela boa ergonomia no manuseamento de comandos e funcionalidades, tudo no local certo e facilmente ao alcance do condutor. Os materiais duros continuam a predominar, mas o T-Roc sobressai ainda assim pelo rigor de construção. A habitabilidade é correta para uma pequena família, até com espaço muito acolhedor nos lugares traseiros.

A motorização assenta no já conhecido bloco 1.0 TSI tricilíndrico de 110 CV de potência e 200 Nm de binário, que é um dos mais refinados e progressivos entre os seus pares, sendo sobretudo muito elástico na forma como reage às necessidades de maior aceleração. Em virtude da sua desenvoltura, consegue subir de regime com bastante aprumo, mesmo fora da relação de caixa ideal, proporcionando dessa forma uma condução despreocupada e agradável, já que não exige um empenho continuado no manuseamento da caixa, cujo escalonamento acaba por ajudar bastante nessa apreciação.

Ainda assim, não faz magia e com mais carga a bordo torna-se mais comum ter de recorrer à caixa para retomas mais rápidas, por exemplo, numa ultrapassagem.

O consumo tende a ficar pela casa dos seis litros ou sete litros se se adotar uma condução mais defensiva, com o nosso ensaio de 100 quilómetros a devolver 6,6 l/100 km.

Dinamicamente, o T-Roc mantém o seu compromisso muito consistente entre conforto e dinâmica, com um pisar ‘amistoso’ para os passageiros mesmo em mau piso associado a segurança elevada na passagem em curva, mesmo que não deslumbre neste aspeto. É estável e adota uma postura confiante, precisamente o que seria de esperar de um pequeno SUV familiar. Apenas um reparo para a ligeireza da direção, que acaba por resultar numa impressão algo vaga, sobretudo entre os 50 km/h e os 100 km/h.

De resto, este ‘tuga’ repleto de equipamento, como o ar condicionado de duas zonas, painel Digital Cockpit, faróis LED, jantes de 17″ ou Cruise Control Adaptativo, está disponível por 30.236€ de base, que é o custo da cidadania portuguesa deste T-Roc @PT. Entre os opcionais, destaque para a cor bi-tom Azul Petroleum/Preto, por 1059€, ou para o já referido Digital Cockpit Pro, por 402€.

VEREDICTO

O T-Roc não mudou muito desde o seu lançamento, aprimorando apenas alguns aspetos estéticos sem mexer na técnica. Assim, o SUV compacto mantém todos os argumentos de grande competência em termos dinâmicos, oferecendo conforto e solidez de condução, bem como uma habitabilidade correta com espaço para uma pequena família.

O motor 1.0 TSI de três cilindros é silencioso e refinado e serve para a grande maioria das situações a que o T-Roc se propõe, embora exija alguma contenção nos ritmos para não se exacerbarem os consumos.

Ao T-Roc fica bem a identidade portuguesa e aos portugueses fica bem o T-Roc.

MAIS
Motor competente
Tecnologia
Espaço atrás
Bagageira ampla
Compromisso dinâmico

MENOS
Consumo tende a subir em utilização menos regrada
Atualização de meio de ciclo com poucas novidades

Ficha Técnica
Volkswagen T-Roc 1.0 TSI @PT
Motor: Gasolina, 999 cc, 3 cilindros em linha, injeção direta, turbo, intercooler
Potência: 110 CV às 5500 rpm
Binário: 200 Nm entre as 2000 e as 3000 rpm
Transmissão Tração dianteira, caixa manual de 6 vel.
Aceleração 0-100 km/h 10,8 s
Velocidade máxima 185 km/h
Consumo de combustível (WLTP) 6,0 l/100 km
Emissões CO2 (WLTP) 135 g/km
Dimensões (C/L/A): 4251/1819/1584 mm
Distância entre eixos: 2590 mm
Pneus 215/55 R17
Peso 1300 kg
Bagageira 445-1290 litros
Preço 30.236€ (ensaiado: 32.727€)
Gama desde 29.127€

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AVALIAÇÃO
Qualidade geral
8.5
Prestações
8
Espaço
8.5
Segurança
8
Condução
8
Consumos
7.5
Preço/equipamento
8