A pensar nas famílias mais numerosas, a Volkswagen renovou o Tiguan Allspace, SUV de maiores dimensões que tem sido um dos focos de sucesso deste modelo, beneficiando de mais tecnologia e de outras funcionalidades que lhe dão valor. Na versão ensaiada, a escolha pelo motor 2.0 TDI de 150 CV traduz o reconhecimento de um motor bastante eficiente e muito interessante pelas prestações dinâmicas.

Desde que foi lançada na Europa em 2017, a versão de maior distância entre eixos do Tiguan já vendeu mais de 1.5 milhões de unidades globalmente (com os Estados Unidos da América a contribuírem em larga escala para este valor), percebendo-se assim a sua importância para a marca. Para não perder embalagem e estatuto no segmento, as atualizações abarcaram diversos capítulos, desde a estética aos sistemas de segurança e tecnologia de infoentretenimento.

Esteticamente, tira partido das mesmas novidades que o Tiguan de cinco lugares (e menor distância entre eixos), com nova grelha dianteira, novos para-choques e grupos óticos retocados com tecnologia LED, podendo receber para a iluminação dianteira a tecnologia IQ.Light (de matriz LED) com funcionalidades acrescidas, como a de controlo automático da luz de máximos.

Lá dentro cabem sete

Não alterando a distância entre eixos (2790 mm), o Tiguan Allspace renovado conta com um ligeiro acréscimo nas suas dimensões, aumentado 22 mm para 4723 mm de comprimento total, devendo-se isso a mudanças no para-choques dianteiro. Face ao Tiguan ‘curto’, oferece mais 110 mm, o que proporciona desde logo um maior desafogo a bordo. A unidade ensaiada contava com a terceira fila de bancos opcional, com bagageira que varia entre os 700 e os 1755 litros no caso da variante com os sete lugares. A terceira fila de bancos pode ser rebatida (tal como a segunda) e escondida sob o piso da mala. Com os sete lugares funcionais, levar muita bagagem torna-se mais complicado, já que a sua capacidade desce para 230 litros, mas não se esperam milagres num modelo que permanece abaixo dos cinco metros de comprimento.

A modularidade é um dos seus principais argumentos. Tirando partido da distância entre eixos, o espaço a bordo é francamente interessante, sobretudo se se aproveitar todo o espaço disponível na segunda fila de bancos, a qual pode ser movimentada longitudinalmente para proporcionar acesso à terceira fila e para permitir o mínimo de comodidade a quem viaja nos dois bancos posteriores. Estes podem ser deitados e escondidos na bagageira, sendo sobretudo mais interessante para quem tem uma família numerosa com elementos ainda de pouca idade ou de baixa estatura. Fáceis de erigir, são bem mais funcionais para crianças do que para adultos, já que obrigam a viajar com as pernas muito dobradas e a contar com a cooperação de quem viajar na segunda fila. Não obstante, para trajetos curtos e se esse requisito de colaboração simpática do ocupante intermédio for cumprida, até um adulto não muito alto pode viajar num desses dois lugares.

Por outro lado, entrar e sair da terceira fila de bancos exige dotes de contorcionismo que – lá está – são mais aptos para crianças com elevada elasticidade do que para adultos cada vez menos hábeis a jogos de ‘twister’.

No interior, onde o foco esteve na melhoria do ambiente tecnológico e da qualidade percebida, há um novo painel de instrumentos digital (na versão ensaiada o Digital Cockpit Pro com ecrã de 10 polegadas) personalizável nas informações e comandos táteis iluminados para a climatização na consola central. Há ainda renovado sistema de infoentretenimento de terceira geração (MIB3) Discover Media com ecrã de 10” que acentua a vertente da conectividade, graças a um cartão eSIM para dispor de diferentes serviços online, além de ligação a Apple CarPlay e Android Auto sem fios.

Nota final para a sensação geral de qualidade, com construção impecável entre os diversos componentes, misturando-se ainda com os bons materiais escolhidos, ainda que também existam plásticos bem visíveis na parte inferior do habitáculo, mas que em nada penalizam a vivência a bordo. Além disso, para gáudio de todos os que levam muita coisa atrás no dia-a-dia, há ainda muitos espaços de arrumação suplementares.

Como nos velhos tempos

Olhar para um SUV com motor exclusivamente a combustão é, nos dias que correm, tarefa cada vez mais difícil, dada a aposta crescente na eletrificação. Porém, neste Tiguan Allspace, o motor 2.0 TDI de 150 CV de potência e 360 Nm de binário está em destaque, como nos velhos tempos. Associado à caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades (DSG) de atuação exemplar, este Tiguan Allspace não mostra dificuldades na sua abordagem rítmica, com a mecânica a revelar bastante entrega logo a baixos regimes, progredindo com voluntarismo até ao patamar das 3500-4000 rpm.

Elástico e muito agradável de explorar, beneficia enormemente da capacidade de ‘leitura’ da caixa DSG, podendo assim adaptar-se melhor a cada momento da condução, sem indecisões ou repelões indesejados nas transições. Tudo em modo suave e tudo a favor de viagens tranquilas, mas sem lhe retirar também habilidade para prestações muito competentes nos momentos em que é necessário maior ‘ânimo’ na condução, até porque o chassis é muito apurado e permite excelente leitura do comportamento, valendo-se também da excelente solidez geral na condição – mesmo em mau piso, o Tiguan Allspace exala robustez, ainda que também demonstre alguma firmeza – enquanto em curva, os seus movimentos são contidos.

A economia é ponto positivo, com consumo médio frequente na casa dos seis litros, com o ensaio a resultar numa média de 6,3 l/100 km.

Apenas em dois momentos, a condução merece reparos: no ruído do motor 2.0 TDI quando se exige mais do motor, por exemplo, em subida, e na reativação e consequente início de marcha após uma situação de imobilização por start-stop.

Bem equipado de série e com preços a partir dos 41.372€, o Tiguan Allspace ganha maior presença com o nível de equipamento R-Line, que lhe atribui a alma vincadamente mais desportiva, com elementos como o volante em pele específico, bancos específicos com logótipos decorativos, aplicações em ‘Carbon Grey’, sistema Digital Cockpit Pro de 10 polegadas e jantes de 19 polegadas. Naturalmente, o preço firma-se já nos 53.650€, o que não é propriamente acessível, mas o conjunto de tecnologias compensa.

VEREDICTO

O Tiguan Allspace faz do apelo às famílias numerosas o seu grande trunfo, surgindo num mercado que tem algumas alternativas como o Peugeot 5008, Skoda Kodiaq ou Mercedes-Benz GLB.

Com credenciais muito importantes em termos de funcionalidade e de dinamismo, a par de apresentação tecnológica irrepreensível, o renovado Tiguan Allspace preenche um importante nicho, com uma proposta que se aproxima mais de um segmento premium do que dos generalistas, num SUV com condução agradável, motor eficiente e eficaz e construção de alto nível.

Desempenho do conjunto motriz – composto pelo motor turbodiesel e caixa DSG de sete velocidades – destaca-se como outro ponto forte. O preço desta versão R-Line é pouco simpático, mesmo que o equipamento abundante compense, mas os condutores menos preocupados com questões estéticas (sobretudo) poderão querer ficar-se pela versão de base (Life), pouco acima dos 40 mil euros.


MAIS
Competência familiar
Condução bem calibrada
Estética robusta
Qualidade de construção elevada
Tecnologia a bordo
Modularidade
Economia do motor

MENOS
Preço da versão R-Line
Mais firme do que alguns concorrentes

FICHA TÉCNICA
Volkswagen Tiguan Allspace 2.0 TDI 150 CV DSG R-Line
Motor: Diesel, 1968 cc, quatro cilindros em linha, injeção direta, TGV+intercooler
Potência: 150 CV entre as 3000 e as 4200 rpm
Binário: 360 Nm entre as 1600 e as 2750 rpm
Transmissão: Caixa automática de dupla embraiagem, 7 vel.
Aceleração 0-100: 9,8 segundos
Velocidade máxima: 199 km/h
Consumo: 6,0 litros/100 km
Emissões CO2: 156 g/km
Dimensões (C/L/A): 4726/1839/1686 mm
Distância entre eixos: 2789 mm
Bagageira: 700-1755 litros
Peso: 1833 kg
Pneus: 255/45 R19
Preço: 53.650€
Gama desde: 41.372€

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AVALIAÇÃO
Qualidade geral
8.5
Dinâmica
8
Espaço
8.5
Segurança
9
Prestações
8
Consumos
8.5
Preço/equipamento
7.5