Se há ‘coisa’ que os suecos sabem fazer são produtos de qualidade e de funcionamento exemplar, como os móveis do IKEA, por exemplo, ou os Volvo… e este XC60 híbrido plug-in em nada fica a dever ao famoso triunvirato alemão premium. Afinal, o que tem este SUV para se destacar?

A Volvo apresentou no final do ano passado uma renovação do seu modelo mais importante, o XC60. Desde 2009, altura em que foi lançada a primeira geração, que o SUV é líder de vendas da gama e até há data já foram matriculadas, qualquer coisa, como 1,7 milhões de unidades em todo o mundo. Assim, não é de estranhar que a marca sueca mime o seu produto estrela, que tem por objetivo enfrentar o já referido triunvirato alemão e outros rivais como o Lexus NX…

Para a segunda metade do seu ciclo de vida, o XC60 recebeu um ‘lavar de cara’ aparentemente subtil, mas com muitas alterações invisíveis aos olhos. O sistema de infoentretenimento foi totalmente renovado e ganhou uma maior carga tecnológica baseada no novo sistema operativo Android para veículos, Android Automotive.

Alterações subtis

Do lado de fora encontramos uma grelha redesenhada e ainda pára-choques dianteiro e traseiro com novas arestas. Agora, os escapes ficam ocultos e há novas jantes em liga leve entre as 18 e as 22 polegadas.

A secção dianteira mantém a robustez da geração anterior, com uma grande grelha metalizada como protagonista. Ao centro, encontramos um enomre logótipo da marca que esconde o radar frontal que ajuda o cruise control adaptativo e a travagem de emergência. Os faróis são Full LED e produzem um feixe luminoso muito amplo, com ajuste adaptativo para ir ligando os máximos e os médios de forma a existir sempre luminosidade, tudo sem encandear quem vem de frente.

Se do lado de fora o XC 60 Recharge mudou o estritamente necessário, lá dentro apenas se realizaram mudanças a nível tecnológico, até porque o tablier continua moderno e funcional. As mãos repousam sobre um volante forrado a couro e de grossura adequada. É multifunções e conta com um superfície a negro brilhante com 14 botões que dão acesso a acionar várias funções no veículo, como o computador de bordo, o sistema multimédia ou o cruise control. Todavia, não são tão intuitivos como deveriam ser e é preciso várias tentativas para, por exemplo, saber os consumos ou até o conta-quilómetros total.

Atrás do volante encontramos um painel de instrumentos digital que também foi renovado e surge num ecrã de 12.3″, o qual permite diversas visualizações. O tablier e os botões físicos que existem respiram qualidade tal como os forros das superfícies do habitáculo, sempre de ar sofisticado e luxuoso.

Interior mais intuitivo

Um dos pontos forte do interior do renovado XC60 é a consola central que foi reduzida em prol de um ecrã vertical de 9″. Este ecrã já não utiliza um sistema próprio, mas sim um novo, baseado no Android, que proporciona uma experiênca simples e intuitiva ao utilizador, sobretudo para aqueles que já estão habituados ao sistema operativo da Google.

O novo sistema tem um interface mais claro e melhor estruturado do que anteriormente, e agora disponibiliza as apps da Play Store que incluem um amplo leque de aplicações e serviços do gigante tecnológico, tais como o assistente pessoal, os mapas da navegação ou aplicações nativas disponíveis através do Google Play. Estamos a falar de um excelente integração que reúne vários sistemas num só.

Em relação ao espaço de carga, o Volvo XC60 T6 Recharge tem uma bagageira com 468 litros, menos 15 litros do que as versões Diesel e gasolina, o que para um PHEV não é nada mau.

Quantos quilómetros elétricos?

Debaixo do capô, a oferta do SUV sueco contempla uma opção Diesel, uma a gasolina e duas PHEV. Em todos os casos falamos de motores de quatro cilindros turbo de 2 litros associados a uma caixa automática de oito velocidades por conversor de binário.

As duas versões híbridas plug-in disponíveis utilizam a mesma bateria e o mesmo motor elétrico de 145 CV no eixo traseiro. A capacidade da bateria cresceu de 11.6 kWh na geração anterior para os 18.8 kWh na atual. A potência combinada deste T6 é de 350 CV. A Volvo diz que, com esta bateria, o T6 percorre até 79 quilómetros em modo elétrico. Nós só conseguimos fazer 55 quilómetros, ainda que tudo dependa do estilo de condução, do percurso e do histórico de consumos.

A sensação de condução é uma das mais confortáveis do segmento, até porque a ideia de que estamos em cima de uma almofada é real. A tração integral (pelo facto de ter o motor elétrico atrás) dá preciosa ajuda na hora de curvar rápido e de forma mais ‘desportiva’, não sendo esse um dos seus maiores objetivos. O conforto é elevado e o isolamento acústico de nível elevado.

Mesmo sem energia na bateria, os consumos não sobem de forma drástica, conseguindo-se valores muito competitivos para um modelo desta envergadura e com… 350 CV de potência total anunciada.

Com o nível de equipamento Inscription, o recheio deste X60 já é bastante completo, com esta unidade a contemplar ainda alguns pacotes de equipamento no valor total de três mil euros: o fecho de segurança elétrico para as portas traseiras (117€), os vidros traseiros escurecidos (461€) e os práticos bancos de criança integrados (283€).Os preços começam nos 68.940 euros.

VEREDICTO

Desde que foi adquirida pela Geely, em 2010, a Volvo tem-se sustentado em quatro pilares: arquiteturas moduláveis, novos motores mais eficientes, eletrificação e condução autónoma. O XC60 que atualmente se encontra à venda repercute essas quatro características, valendo-se de um sistema motriz eficiente, conforto em larga escala e a vertente tecnológica a bordo que é também aprimorada com a chegada de sistema baseado na plataforma da Google.

Notavelmente reconhecida também pelo lado da segurança, o renovado XC60 assume-se como um SUV estatutário de méritos reconhecidos e ao qual é difícil apontar grandes falhas.


MAIS
Qualidade geral
Conforto e requinte do interior
Sistema de infoentretenimento avançado
Prestações velozes e modo elétrico suave
Espaço a bordo
Consumos comedidos

MENOS
O preço tende a ser reflexo do estatuto

FICHA TÉCNICA
Volvo X60 T6 Recharge
Motor térmico Gasolina, 4 cilindros em linha, inj. direta, turbo, intercooler
Cilindrada 1969 cc
Potência 253 CV às 5500 rpm
Binário máximo 350 Nm entre as 1700 e as 5500 rpm
Motor elétrico Síncrono de íman permanente, 145 CV/107 kW
Bateria Iões de lítio, 18.8 kWh
Potência combinada 350 CV/257 kW
Binário combinado 659 Nm às 2500 rpm
Transmissão Integral, caixa auto. 8 vel (conversor de binário)
Dimensões (C/L/A) 4688/1902/1658 mm
Distância entre eixos 2865 mm
Aceleração 0-100 km/h 5,7 s
Velocidade máxima 180 km/h
Consumo médio 1,1 l/100 km
Emissões CO2 24 g/km
Autonomia elétrica Até 79 km
Carregamento 3h de 0 a 100% a 2.3 kW (16 A); 4h de 0% a 100% a 2.3 kW (10 A)
Peso 2161 kg
Bagageira 468-1395 litros
Pneus 235/55 R19
Preço base 68.940€
Preço ensaiado 73.940€

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AVALIAÇÃO
Qualidade geral
9.5
Prestações
9
Espaço
8
Segurança
9.5
Condução
8.5
Consumos
8
Preço/equipamento
8