A nova filosofia de desenho da Mercedes-Benz está bem estampada na fisionomia deste novo Classe A. Imagem angular, muito na linha do que será o novo CLS, com frente em que a grande grelha assume o protagonismo, secundado pelos faróis, ao passo que nas laterais há uma evolução do anterior. Ao fim e a o cabo, o novo A não representa uma revolução estética, mas a continuidade de uma imagem que deu tantos e tão bons frutos para a marca de Estugarda nos últimos anos. Ou não fosse este um dos modelos de maior sucesso comercial na Mercedes-Benz.
O visual do interior é, esse sim, um bem-vindo ‘refresco’ tecnológico, com construção muito cuidada e disposição de comandos racional, com materiais que assumem elevada qualidade. Destaque, notório, para o conjunto de ecrãs de 10.25 polegadas do sistema de infoentretenimento MBUX na versão mais elaborada (a versão de base tem sistema MBUX mais simples com ecrãs de 7″), sendo o da esquerda para a instrumentação e o do centro para o sistema multimédia.
Para ficar a conhecer mais sobre o sistema MBUX, pode seguir este link, no qual explicamos o que é e como pode ser revolucionário na ligação entre proprietário e veículo, a par das aplicações da plataforma Mercedes me.
Ainda a bordo, o Classe A oferece um pouco mais de espaço para os ocupantes, sobretudo atrás, embora não se registe um ganho fantástico no comprimento para as pernas. Nota, no campo mais tecnológico, para a inclusão de tomadas USB de nova geração (C) que se adaptam aos smartphones de nova geração e que obrigam a um adaptador para os que dispõem de smartphones mais antigos ou de USB normal.
Revisão da matéria dadaA tónica da condução não deixa de ser uma das mais aguardadas em cada modelo. No novo Classe A tal não é diferente, sobretudo porque se trata de um modelo com grande importância. Procurando melhorar o equilíbrio entre conforto e qualidade dinâmica, a Mercedes-Benz incrementou a rigidez graças à utilização de alumínio nalguns elementos, ao mesmo tempo baixando o peso.
A utilização de aços de elevada resistência do chassis ‘despido’ (o termo inglês mais correto é ‘body in white’, mas a tradução direta não resulta muito bem…) também proporciona, então, uma maior resistência estrutural em situação de colisão, ao mesmo tempo aprimorando a qualidade de rolamento. No total, o chassis (base) tem um peso de 440 kg, apesar do aumento da distância entre eixos (30 mm) e de estar mais comprido. Ainda assim, no cômputo geral, mesmo com todos a parafernália tecnológica a bordo, consegue ser 20 kg mais leve do que em versão equivalente anterior.
A suspensão dianteira tem material otimizado e houve ainda uma redução das massas suspensas, o que equivale a dizer que há uma melhoria das reações e redução de ruídos e vibrações. Atrás, as versões mais acessíveis têm eixo de torção trabalhado com alguns elementos em alumínio (que a marca garante ter um desempenho muito aproximado ao de da suspensão mais elaborada), ao passo que os mais potentes recorrem a suspensão multilink mais evoluída. O amortecimento adaptativo é opcional, assim como a tração integral 4Matic.
No nosso primeiro contacto, pudemos experimentar aquela que é uma das principais novidades deste Classe A, ou seja, o motor gasolina 1.4 turbo (na verdade, tem 1333 cc) de 163 CV com associação a caixa automática 7DCT de dupla embraiagem (mais tarde chegará a versão de caixa manual) do A 200. Uma boa e eficaz surpresa que proporciona rapidez nas respostas e desempenho que permite ser desportivo quando necessário, graças ao eficiente aproveitamento da potência do motor por parte da caixa de velocidades. Entre as mais-valias deste bloco, que tem cabeça de cilindros em ‘delta’, revestimento dos cilindros Nanoslide e filtro de partículas, está a possibilidade de desativação dos cilindros 2 e 3 quando a carga no acelerador é diminuta. Uma forma de reduzir consumos e emissões poluentes. O binário de 250 Nm está disponível às 1620 rpm, permitindo dessa forma bastante vivacidade a ganhar ritmo.
No modo Sport do Dynamic Select, as reações tornam-se mais dinâmicas, com tato da direção mais apurado e pedal do acelerador mais reativo. Neste modo, pareceu-nos que a caixa tinha alguma tendência para demorar a passagem para uma relação superior, mas em modo normal não se podem apontar grandes falhas na sua atuação.
O mesmo se pode dizer do amortecimento e do comportamento. Todos os esforços da Mercedes-Benz pagaram dividendos na maneira como o Classe A é refinado e cuidadoso na filtragem do mau piso, mesmo naquele que tende a ser mais inclemente, como numa estrada em obras do percurso que a marca escolheu no evento de apresentação em Split, na Croácia. Robusto, o Classe A oferece altos níveis de conforto aos passageiros. A insonorização é outro ponto muito positivo deste alemão tecnológico, que isola muito bem os passageiros do que se passa no exterior.
O que se pode retirar, então, deste primeiro contacto com o Classe A? Que a Mercedes-Benz criou um modelo altamente tecnológico, confortável na grande maioria das situações e competente na motorização de entrada a gasolina, que pode ser uma adição importante num momento em que os motores Diesel ameaçam ter ‘rédea curta’ na Europa.
Tanto mais que a marca propõe este A 200 com o mesmo custo de partida (32.450€) que o A 180 d com o motor 1.5 Diesel de 116 CV, deixando bem patente a questão: vale mesmo a pena enveredar pelo motor a gasóleo quando o gasolina é tão composto, redondo nas suas respostas e tem um maior nível de performance? A resposta será dada pelos clientes e potenciais interessados, que continuarão a olhar para o novo Classe A com a certeza de que a porta de entrada no mundo de Estugarda é feita com qualidade e respeito pela tradição da companhia.
FICHA TÉCNICA
Mercedes-Benz A 200 7G-DCT
Motor: Gasolina, quatro cilindros, injeção direta, turbo, intercooler
Cilindrada: 1333 cm3
Potência: 163 CV às 5500 rpm
Binário máximo: 250 Nm às 1620-4000 rpm
Tração: Dianteira
Caixa: Automática de sete velocidades (7G-DCT)
Aceleração (0-100 km/h): 8 segundos
Velocidade máxima: 225 km/h
Consumo médio: 5,3 l/100 km
Emissões de CO2: 123 g/km
Peso: 1375 kg
Preço: 32.450€
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