De volta à prancha de desenho, os designers da Trek redesenharam completamente o modelo de forma a atraírem um leque mais alargado de clientes. Agora quem procure uma bicicleta elétrica capaz de fazer mais do que andar apenas na cidade tem na Powerfly FS7 uma opção para se aventurar também nos trilhos, desde que não sejam muito complicados.

 

A perspetiva de comprar uma nova bicicleta, sobretudo se for elétrica e também por causa do preço, à partida mais elevado, leva a que a escolha seja mais criteriosa em relação ao modelo que seja mais adequado à utilização que lhe iremos dar. Por isso, não faz grande sentido optar por uma bicicleta de montanha se só vamos utilizá-la na cidade, mas para quem se quer aventurar fora da cidade ou até dentro dela nos parques florestais a Powerfly FS7 poderá ser tudo o que precisa. Há um manancial enorme de trilhos disponíveis para explorar e uma bicicleta elétrica é uma ajuda nas partes menos divertidas que são as subidas.

A Powerfly FS7 tem um design bastante peculiar: o amortecedor está colocado atrás do tubo vertical do selim, em baixo junto ao pivot principal e juntamente com o ângulo pronunciado do tubo superior do selim conferem-lhe um visual único. Um pequeno para-lamas evita que o amortecedor fique cheio de lama ou seja atingido por pedras projetadas pela roda traseira.

A ajuda à pedalada está a cargo do novo motor Bosch Performance Line CX que produz 85 Nm de torque devidamente integrado no quadro e uma bateria de 625 Wh que pode ser retirada facilmente do tubo inferior e tem uma pega de transporte para poder levar para casa e recarregar. Para controlar o sistema, verificar o estado da bateria e emparelhar com o smartphone temos um ecrã TFT Kiox montado em frente ao avanço onde até é possível carregar ficheiros com trilhos para fazer navegação e pode ser retirado para levarmos no bolso quando não estamos a andar na bicicleta.

De um modo geral o equipamento escolhido é bom: a transmissão é Shimano SLX/XT, os travões Shimano SLX, o espigão de selim hidráulico é um TransX com 120 mm de curso e o amortecedor é um RockShox SIDLuxe Select+, no entanto a forquilha RockShox 35 Gold RL com 120 mm de curso podia ser melhor, durante o nosso teste nunca conseguimos que tivesse um funcionamento linear, sobretudo nos trilhos demonstrando falta de sensibilidade e consequentemente conferindo pouca tração à roda da frente. Nos tamanhos XS e S as bicicletas vêm com rodas de 27,5”, já nos restantes M, L e XL a Trek optou por rodas de 29”, para um comportamento consistente entre as diversas medidas.

Numa utilização sobretudo citadina a Powerfly FS7 tem um bom comportamento e é confortável, mas nos trilhos a suspensão 35 Gold RL da RockShox deixa algo a desejar pelo seu funcionamento nada linear e pouco progressivo, o que é difícil de justificar numa bicicleta elétrica deste preço. Outro fator a ter em conta se a intenção for a de utilizar a Powerfly FS7 diariamente é o seu peso. A acusar 24.37 kg na balança não vai ser fácil levá-la para casa ou para a arrecadação se tiver de subir escadas com ela, até porque o tubo superior do quadro é tão largo que torna difícil encontrar um local onde pegar nela convenientemente.

As boas notícias são que a Trek disponibiliza uma gama completa de acessórios para facilitar a vida a quem pretenda utilizar a Powerfly FS7 como meio de transporte: para-lamas, descanso lateral, suportes para carga, luzes, etc.

Ficha técnica:
Quadro: Alumínio Alpha Platinum, Bateria Integrada Removível (RIB), tubo de direção cónico, guias internas dos cabos, Proteção de Motor, braço oscilante em magnésio, pontos de fixação para porta-bagagens e guarda-lamas, ABP, Boost148, curso de 100 mm Forquilha para tamanhos XS , S: RockShox 35 Gold RL, mola DebonAir, amortecimento Motion Control, bloqueio, coluna de direção cónica, offset de 44 mm, coroa sobredimensionada para bicicleta elétrica de montanha, Boost110, eixo Maxle Stealth de 15 mm, curso de 100 mm Forquilha para tamanhos M , L , XL: RockShox 35 Gold RL, mola DebonAir, amortecimento Motion Control, bloqueio, coluna de direção cónica, coroa sobredimensionada para bicicleta elétrica de montanha, eixo Maxle Stealth de 15 mm, curso de 120 mm Amortecedor: RockShox SID Lux Select+, 190×45 mm curso Rodas: Bontrager Line Comp 30, Tubeless Ready, eixo passante de 12 mm atrás, 15 mm na frente. Transmissão: Shimano SLX M7100, 12 velocidades Desviador traseiro: Shimano XT M8100, caixa longa, carreto máximo de 51D Pedaleiro: E*thirteen E*spec Plus, 34D, comprimento 165 mm Cassete: Shimano SLX M7100, 10-51, 12 velocidades Corrente: Shimano SLX M7100, 12 velocidades Tamanho máximo do prato pedaleiro: Max: 46T, Min 34T Selim: Bontrager Arvada, carris em aço, largura de 138 mm Espigão de selim nos tamanhos XS , S , M: TranzX JD-YSP18, curso de 100 mm Espigão de selim nos tamanhos L , XL: TranzX JD-YSP18, curso de 130 mm Guiador: Bontrager alumínio, 31.8mm, elevação de 15mm, largura de 750mm Punhos: Bontrager XR Trail Comp, fixação de nylon Avanço nos tamanhos XS , S: Bontrager Elite, 31.8 mm, compatível com Blendr, 7 graus, comprimento de 60mm Avanço nos tamanhos M , L , XL: Bontrager Elite, 31.8mm, compatível com Blendr, 7 graus, comprimento de 70 mm Travões: disco hidráulicos de 4 pistões Shimano, manete M6100, pinça M6120 Rotor de travão: 203 mm Bateria: Bosch PowerTube 625 Carregador: Carregador standard Bosch 4 A (220-240V) Controlador: Bosch Kiox com função anti-roubo Motor: Bosch Performance CX, corpo do motor em magnésio, 250 watts, 85 Nm, velocidade máxima assistida 25 km/h Peso tamanho M: 24.37 kg (com selante TLR, sem câmaras de ar) Limite de peso: Esta bicicleta tem um limite de peso máximo (peso combinado da bicicleta, ciclista e carga) de 136 kg. Preço: a partir de 5 999 euros

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