O Volkswagen ID. Buzz recupera o encanto retro flower power que se tornou emblema do movimento hippie dos anos 1960 com o clássico “pão-de-forma” VW Type 2 Microbus para o século XXI.

 

Tal como o original, o ID. Buzz destaca-se pelo seu formato, design único e opções de cores na pintura com dois tons. O modelo testado ainda foi o ID. Buzz com uma bateria de 77 kWh e um motor de 201 cv e velocidade máxima limitada aos 145 km/h. Entretanto a gama já foi atualizada, e todas as variantes do VW ID. Buzz são agora alimentadas por um único motor de 286 cv montado na traseira, que está associado a uma bateria de 79 kWh que este MPV partilha com os Volkswagen ID.3, ID.4 e ID.5.

Além de uma nova bateria e um novo motor existe agora também uma variante mais longa entre eixos (LWB), que introduz, pela primeira vez, a opção de sete lugares, o que faz todo o sentido tendo em conta as credenciais de automóvel familiar do ID. Buzz. A versão LWB estreia ainda uma bateria maior, de 88 kWh, que lhe permite percorrer até 455 quilómetros por carga no ciclo combinado WLTP. Aceita carregamento rápido (DC) até 170 kW, com a bateria a poder ficar carregada dos 5 até aos 80% em apenas 30 minutos. Para quem tem o hábito de sair de casa atrasado para deixar os miúdos na escola, o ID. Buzz GTX acrescenta tração às quatro rodas, bem como dois motores que debitam uma potência combinada de 335 cv.

Existem automóveis que chamam a atenção pelas mais diversas razões, e depois há o ID. Buzz. Um gerador de sorrisos por onde passa – especialmente na versão com dois tons: Branco Candy/Laranja Energetic (2.184,52 €). Por onde passámos, toda a gente ficou com uma expressão de felicidade estampada no rosto, como se o seu dia tivesse melhorado naquele momento.

O equipamento de série conta com um volante aquecido, câmara de marcha-atrás, arranque sem chave, cruise control adaptativo e jantes de liga leve de 19 polegadas, além de banco traseiro rebatível 40:60 e portas traseiras deslizantes.

É com satisfação que verificamos que a marca não aderiu à moda de apenas um ecrã ao centro do tablier para toda a informação aocolocar um painel de instrumentos de 5,3 polegadas na coluna de direção. O infoentretenimento está a cargo de um ecrã tátil de 10 polegadas (12” em opção), com conetividade Apple CarPlay e Android Auto e atalhos diretos em baixo para a climatização. Conta ainda com funcionalidades como Plug & Charge, para agilizar o carregamento da bateria sem cartões ou apps e atualizações remotas OTA over the air.

Em andamento, o ID. Buzz revelou agilidade nas manobras e um comportamento dinâmico superior à espectativa, com a sua posição de condução elevada a permitir uma visão ampla da estrada e um bom controlo do rolamento da carroçaria nas curvas.

O interior é colorido e oferece múltiplos espaços para arrumação e acessórios sempre à mão como o prático divisor da consola central que é simultaneamente um abre-cápsulas e diversas tomadas USB-C espalhadas pelo habitáculo. Contrariamente ao que acontece nos SUV mais luxuosos, a marca optou por materiais duros para maior resistência ao desgaste, mas são suaves nos locais onde o contato com o corpo é mais frequente.

Os estofos dos bancos são feitos a partir de material proveniente de garrafas e plástico reciclado recolhido dos oceanos. Na versão testada, os ocupantes agradecem o conforto proporcionado, podem viajar cinco adultos, em que os ocupantes da fila traseira conseguem até cruzar as pernas, graças aos bancos deslizantes longitudinalmente. A bagageira tem até 1121 litros de capacidade em posição normal, subindo até aos 2205 litros rebatendo os bancos da segunda fila.

Durante o nosso teste, ao longo de 150 quilómetros, obtivemos uma média de consumo de 18,9 kWh/100 km, o que pelas nossas contas daria para 407 quilómetros de autonomia. Um valor abaixo dos 423 km anunciados pela marca.

FICHA TÉCNICA

  • Volkswagen ID. Buzz Pro
  • Motor: Elétrico de síncrono permanente, traseiro.
  • Potência: 150 kW/204 CV
  • Binário: 310 Nm
  • Bateria: Iões de lítio, 77 kWh (líquidos)
  • Aceleração 0-100 km/h: 10,2 seg.
  • Velocidade máxima: 145 km/h
  • Autonomia WLTP: 423 km
  • Carregamento: (AC) 7h30 de 0-100% a 11 kW; (CC) 30 min. de 5 a 80% a 170 kW
  • Bagageira: 1121 – 2205 litros
  • Dimensões (C/L/A): 4712/1927/1985 mm
  • Distância entre eixos: 2989 mm
  • Preço (desde): 59,165 euros

AVALIAÇÃO
Qualidade geral
9
Prestações
8
Espaço
9,5
Segurança
9,5
Condução
8,5
Consumos
8,5
Preço/Equipamento
8