70 anos de desportivos Porsche: O início de tudo com o 356 1500 Speedster
10/07/2018
A história da Porsche começou, oficialmente, a 8 de junho de 1948, quando o primeiro protótipo com o número de chassis 356-001 recebeu a homologação para circular nas estradas públicas.
O 356 foi um roadster de linhas muito esguias e simples, que tinha como objetivo reabilitar o prazer de condução na fase do pós-Guerra.
Devido à Segunda Guerra Mundial, o Porsche 356 foi desenvolvido e produzido nos escritórios de Ferdinand Porsche na Áustria, em Gmünd.
A sua denominação deriva do facto de ser o 356º projeto do centro de design fundado em 1931 por Ferdinand Porsche.
Já na época, os detalhes aerodinâmicos eram bem visíveis, como se percebe pelos espelhos retrovisores.
A roda suplente era um detalhe que não podia faltar.
Interior espartano, mas funcional, que respondia às necessidades da época.
Interior espartano, mas funcional, que respondia às necessidades da época.
O para-brisas era curto e já inclinado para melhor eficácia aerodinâmica.
A produção do Porsche 356 apenas se iniciou em 1950, quando a Porsche regressou para a cidade de Estugarda (produção na fábrica de Reutter).
Detalhe do velocímetro, que marcava 200 km/h, pouco comum na época.
O sucesso do 356 foi quase imediato, surpreendendo os próprios responsáveis da Porsche, o que motivou a chegada de novas derivações.
Esta é uma das unidades que se encontra no Porsche Museum. Não é a verdadeira 'número 1', mas é uma das primeiras unidades do 356.
A indicação da fábrica de origem surge também numa insígnia junto à cava da roda dianteira.
A reboque do 356, foi estabelecida uma primeira rede de concessionários na Europa, seguindo-se depois os Estados Unidos da América (EUA).
Este roadster recorria a um motor boxer de quatro cilindros com 35 CV.
Este roadster recorria a um motor boxer de quatro cilindros com 35 CV.
Detalhe do volante.
Construção bastante cuidada do interior e também do exterior, com os painéis sem folgas. Exemplar.
Bancos simples e já com algum apoio lateral do corpo.
Sendo o primeiro modelo da Porsche, o 356 1500 Speedster é hoje um dos carros mais valiosos e cobiçados da marca alemã.
Distância entre eixos muito curta e construção bastante cuidada no primeiro roadster produzido pela Porsche .
Distância entre eixos muito curta e construção bastante cuidada no primeiro roadster produzido pela Porsche .
Linhas que viriam a dar muitos frutos no futuro.
Sendo o primeiro modelo da Porsche, o 356 1500 Speedster é hoje um dos carros mais valiosos e cobiçados da marca alemã.
A Porsche comemora 70 anos em 2018 e nada melhor do que recordar alguns dos modelos icónicos entre os desportivos que a companhia de Estugarda produziu ao longo das últimas décadas.
Num evento exclusivo no qual o Motor24 marcou presença, vimos as três fases da Porsche, entre o passado, o presente e o futuro, embora este último num vislumbre ligeiro, com o início previsto para o início do próximo ano com o lançamento do Taycan.
A reboque da oportunidade única que tivemos de ‘conviver’ com alguns dos mais antigos modelos da marca, passemos em revista o emocionante legado da Porsche, a começar pelo 356 1500 Speedster, de 1948. Oficialmente, foi aqui que tudo começou.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.