DriiveMe: O aluguer de carros a um euro já chegou a Portugal

11/11/2018

O conceito é simples e passa por permitir o aluguer de automóveis com um custo praticamente irrisório. A DriiveMe nasceu em França há mais de seis anos, mas desde então tem vindo a crescer para outros mercados, ganhando popularidade e seguidores. Em Portugal desde março, a DriiveMe consiste num serviço de aluguer de automóveis por um euro, mas, no limite, esses mesmos alugueres podem representar viagens totalmente gratuitas.

Disponível pela Internet ou através de uma aplicação para smartphone, a plataforma DriiveMe nasce de uma ideia simples: ser um ponto de encontro entre as agências de aluguer de automóveis, que necessitam de deslocar os seus veículos para devolvê-los às suas estações de origem, e os utilizadores particulares, que pretendem alugar um veículo a um preço reduzido. Os irmãos Alexandre e Geoffroy Lambert lançaram o DriiveMe em França, em 2012; e o terceiro dos irmãos, Constantin, levou o serviço para Espanha e Portugal em 2017.

Os utilizadores reservam os seus trajetos de modo muito simples e por um euro, através da página da Internet da DriiveMe. Como em qualquer veículo de aluguer de carros baratos, o cliente terá de suportar os custos de combustível e portagens que a viagem implique. Mas a própria empresa promove o slogan de ‘viajar grátis’ pelo que a viagem pode mesmo sair a custo zero.

O diretor de operações da empresa em Espanha, David Díaz, participou num programa de rádio da Capital Radio, explicando aos ouvintes a fórmula de sucesso da DriiveMe, a forma como tem evoluído o modelo de aluguer na Península Ibérica e os ‘segredos’ para alugueres a apenas um euro… ou viagens gratuitas.

O ‘segredo’ do sucesso da DriiveMe

Muito sucintamente, explica David Díaz, “a DriiveMe põe em contacto empresas de aluguer de automóveis, concessionários ou particulares que necessitem de deslocar um veículo de um ponto para outro e, através do seu site e da sua ‘app’, oferece essa deslocação a pessoas que desejem efetuar esse trajeto. É uma alternativa logística a camiões e reboques e percorremos o trajeto de uma forma mais económica, tanto para a empresa como para a pessoa, que o aluga por apenas um euro”.

O DriiveMe pretende constituir uma alternativa para deslocar frotas a baixo custo. “Por exemplo, a AVIS confiou-nos, há pouco tempo, uma frota de 120 veículos para transferir desde Barcelona, e conseguimos deslocá-los e poupar à empresa 75% do valor que costumavam pagar”.

Entre os clientes da DriiveMe há empresas de aluguer de automóveis tão importantes como a Alphafet, a AVIS, a Europcar e a Hertz, além de fabricantes de automóveis franceses, entre outros.

Para viajar de forma totalmente gratuita, a DriiveMe recorre a uma partilha de informações com outras plataformas, sendo esse aqui o ‘truque’.

“Convidamos os utilizadores a publicar a viagem noutras plataformas de car sharing, como a Blablacar ou a Amovens, para que se partilhem os gastos com combustível e portagens”, explica David Díaz. Além do mais, existem promoções interessantes, que permitem poupar uns euros na hora de nos deslocarmos”, refere o diretor de operações da companhia no país vizinho.

Quanto ao seguro, as próprias empresas e as locadoras contam com o seu próprio seguro de danos próprios com franquia. Além do mais, a DriiveMe também oferece um seguro do mesmo tipo: apenas se solicita ao utilizador uma retenção no cartão de crédito de entre 1 e 50 euros. A franquia, em caso de acidente ou avaria, oscila entre 300 e 600 euros, tal como nas restantes empresas de aluguer de veículos.

Portugal também já ‘conta’

A DriiveMe nasceu em França há mais de seis anos, tendo já quase um milhão de utilizadores no ‘hexágono’ e já mais de 25.000 em Espanha. Todos eles percorreram as estradas europeias com veículos alugados pela módica quantia de um euro. A empresa oferece mais de 18.000 trajetos na Europa. Em Espanha, por exemplo, foram oferecidas até 1000 viagens só este mês.

Desde março, a DriiveMe opera também em Portugal, onde conta com inúmeras ofertas para viajar entre Faro, Lisboa ou Porto, e, inclusivamente, para deslocações entre Espanha e Portugal. No nosso país, revela Constantin Lambert, a ideia é também a de prosseguir com a tónica de crescimento, visando a conquista de mais utilizadores. Nesse sentido, a companhia já encetou contactos com algumas empresas como a Avis ou a Autoclick para oferecer mais trajetos aos clientes.

Três irmãos: Geoffroy e Alex (fundadores da DriiveMe em França) e Constantin (encarregue de Espanha e Portugal)

Neste momento, já existe uma série de rotas previstas pela companhia, com percursos entre Lisboa e Porto (nos dois sentidos), Lisboa e Faro (nos dois sentidos), mas também para de e para Espanha: de Madrid para Lisboa/Porto/Faro, de Barcelona para Lisboa/Porto/Faro, de Corunha para o Porto e, por fim, de Sevilha para Faro (nos dois sentidos).
O próximo país em que a DriiveMe desembarcará será Inglaterra, onde a empresa se encontra em processo de negociações com as empresas de aluguer locais e internacionais. E, depois, seguir-se-ão a Alemanha, Bélgica ou Itália, países entre os quais já existem trajetos disponíveis a partir de França.

“Cada vez há mais público entusiasmado com esta ideia, já que podem marcar as suas férias e viajar para outro país de forma extremamente económica através da DriiveMe. Existem trajetos desde França ou da Alemanha, ou para cidades como Bruxelas, e também entre Espanha e Itália”, refere David Díaz.

Entre os seus planos para o futuro, a DriiveMe tem previsto estabelecer acordos com empresas de aluguer de veículos comerciais ligeiros, e oferecer a possibilidade de se efetuarem reservas muito mais longas, como já acontece em França.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.