DS 3 Crossback: O ícone chique da moda francesa já pode ser encomendado

20/03/2019

Marca jovem ainda a dar os seus primeiros passos, a DS Automobiles começa a implementar-se como uma visão diferete de requinte e luxo. Uma posição forte do que é o requinte em versão francesa, com a atenção centrada nos detalhes, como nos referiu o CEO da marca, Yves Bonnefont, numa entrevista exclusiva que será publicada posteriormente.

O mais recente exemplo desta filosofia, já disponível no mercado nacional é o DS 3 Crossback, que é o segundo modelo totalmente novo da marca de luxo do Grupo PSA (a seguir ao DS 7 Crossback lançado em meados do ano passado) e que dá seguimento à promessa de lançamento de um novo modelo por ano até 2023 até ao máximo de seis novos modelos (depois começa a renovação dos anteriores). Este SUV Premium de segmento B já se encontra disponível para encomenda nos concessionários da marca com um preço de 27.877€ para a versão equipada com o motor 1.2 PureTech de 100 CV. No final do ano, o arrojo máximo far-se-á com a versão totalmente elétrica para uma proposta diferente que terá o seu espaço num mercado ainda por explorar.

Apresentado como um SUV de “estilo inovador e vanguardista”, o DS 3 Crossback faz gala de um estilo peculiar, mas também repleto de detalhes de elevado requinte, que pretendem fazer sobressair este carro dos demais no seu segmento, apontando como principais rivais os Audi Q2 e o MINI Countryman. Surgindo no mercado com motores a gasolina PureTech e Diesel BlueHDi, um dos seus segredos mais valiosos é aquele que esconde como plataforma, uma vez que estreia a nova arquitetura multienergia do Grupo PSA, que permite assentar numa mesma base as variantes a gasolina, Diesel, elétrico ou Plug-in Híbrido (PHEV). Um traço de que o Grupo PSA é apologista para uma nova geração de veículos, adequados a uma nova era da mobilidade, mas que não quer esquecer os tradicionais motores de combustão interna.

A ambição da DS para com este seu novo modelo é, aliás, ser a referência do segmento SUV-B pelo seu estuilo vanguardista e pela proposta inovadora de ser o primeiro no segmento também com uma abordagem 100% elétrica (através da sigla E-Tense) num formato compacto que apresenta o mesmo estilo disruptivo entre os modelos convencionais e elétrico. A este respeito, nota para as suas dimensões compactas, com 4118 mm de comprimento, 1791 mm de largura, 1534 mm de altura e 2560 mm de distância entre eixos.

Com estas dimensões, a DS revela convicção de ter um interior desafogado e, simultaneamente, requintado, com recurso a diversos elementos em pele e elevado foco na tecnologia, destacando-se o posto de condução 100% digital. A personalização fica a cargo de uma palete de cores de carroçaria que inclui dez cores exteriores, que podem ser combinadas com três cores de tejadilho para gerar uma presença contrastante. Além disso, disporá de cinco inspirações interiores DS (a que se junta uma exclusiva e temporária La Première) em consonância com os níveis de equipamento. As jantes de liga leve variam entre as 17 e as 18 polegadas, tendo o pneu um perfil mais elevado para um visual mais robusto. Com tudo isto, a marca confia que terá no DS 3 Crossback um “ícone de estilo hi-tech”.

Quanto a tecnologias integradas, a marca aponta elementos como o sistema de iluminação DS Matrix LED Vision que permite a gestão de máximos entre percursos urbanos e extra-urbanos sem encandeamento dos outros condutores, os puxadores das portas embutidos na carroçaria com sensor de proximidade ou o cada vez mais comum sistema de partilha através de chave digital, com recurso ao sistema DS Smart Access, que permite a utilização ou acesso com até cinco outras pessoas através de uma chave digital pela aplicação MyDS.

Na condução semiautónoma, presença do conjunto DS Drive Assist de nível 2 (que controla de forma autónoma o veículo em filas de trânsito, mantendo-o no centro da sua faixa e, quando ligado o cruise control adaptativo, parando e retomando a marca em paragens inferiores a três segundos). Para o estacionamento ‘sem pés e sem mãos’, a DS propõe o sistema Park Pilot. Tanto o sistema Smart Access, como o Park Pilot estarão disponíveis em Portugal no terceiro trimestre de 2019.

Gama multifacetada

A gama de motorizações será bastante completa com versões a gasolina e a gasóleo no lançamento, a que se junta posteriormente uma versão elétrica, com a marca a acreditar que esta última opção possa representar um elemento diferenciador face aos demais modelos do mercado.

Apenas chegará no final do ano, com uma motorização de 100 kW (136 CV) e 260 Nm de binário, apresentando em ciclo WLTP uma autonomia estimada de 320 quilómetros. O pack de baterias (iões de lítio de 50 kWh) apresenta um peso de 300 kg e, graças à possibilidade de carga rápida, pode restabelecer até 80% da carga em meia hora num posto rápido (100 kW), como nos referiu Bonnefont. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 8,7 segundos, para uma velocidade máxima de 150 km/h.

Antes, porém, as versões convencionais. O lançamento será feito com os motores a gasolina PureTech de 100 CV com caixa manual de seis velocidades, de 130 CV e de 155 CV, estas últimas com caixa automática de oito velocidades. Já no campo dos Diesel, a gama inicial contará com motor BlueHDi de 100 CV e caixa manual de seis velocidades, chegando em setembro uma variante BlueHDi de 130 CV com caixa automática de oito velocidades.

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