Lisbon Mobi Summit: Experiência de Mobilidade surpreende famílias

Motor 24
Motor 24
Redação

Depois das conferências, as experiências. O Lisbon Mobi Summit teve o seu Warm UP (uma espécie de antevisão) na passada sexta-feira, antes do evento internacional de setembro, seguiu-se um fim de semana com várias experiências de mobilidade para a família.

Os carros elétricos, a condução autónoma, o carsharing ou a partilha do automóvel fazem parte da mobilidade inteligente, que promete revolucionar a forma como nos deslocamos.

No âmbito da Lisbon Mobi Summit, a Experiência de Mobilidade reuniu no mesmo espaço, a Central Tejo (antiga central termoelétrica, atualmente da Fundação EDP), em Lisboa, durante o fim de semana passado várias iniciativas para miúdos e graúdos. O objetivo? Democratizar estas novas formas de mobilidade, permitindo às famílias contactarem de perto com as novas soluções.

No interior da Central Tejo, a sala mais dedicada às crianças tinha como prato principal um circuito de trotinetes da Via Verde, para mostrar de forma divertida aos mais novos – dava para fazer pequenas corridas e não faltaram crianças com espírito competitivo – a importância da segurança rodoviária. A Via Verde mostrou também as vantagens do serviço de carsharing DriveNow, lançado no final de 2017 em Lisboa.

A EFACEC, outro dos parceiros, deu a conhecer o QC24S, o carregador rápido mais compacto do mundo. Já o Instituto Superior Técnico deu a conhecer um dos seus veículos elétricos concebidos para a maior competição de engenharia universitária do mundo, o Fórmula Student (já vai em sete e está a construir o oitavo).

Não faltava um Media Lab do centro de educação para os Media, do Global Media Group, para os jovens que quisessem experimentar ser jornalistas em jornal, rádio ou vídeo.

O Autódromo Virtual de Lisboa disponibilizou quatro simuladores de automobilismo de última geração, que fizeram as delícias não só dos jovens mas também dos adultos. Já a EDP convidava os visitantes de todas as idades – a entrada era gratuita –, a entrarem num simulador de carro elétrico, com um percurso virtual pela cidade de Lisboa que demonstrava as vantagens ambientais deste tipo de mobilidade.

A OK! Teleseguros desafiava os participantes a porem à prova os seus conhecimentos sobre veículos elétricos no jogo de realidade virtual. Lá fora, a Volkswagen – que também tinha uma exposição sobre elétricos –, deixava os interessados porem a mão na massa. Para test drive estavam disponíveis os veículos elétricos e-Up (o citadino) e e-Golf, bem como ao híbrido Plug-in (de ligar à tomada) Golf GTE.

Apesar de existirem cada vez mais veículos elétricos à venda em Portugal, há muitos condutores que nunca tiveram essa experiência e, esses, não escondiam o sorriso após o pequeno teste na zona de Belém. O silêncio do motor elétrico, a suavidade em andamento com a ausência de velocidades, a facilidade de condução e potência estar disponível de forma tão imediata surpreenderam alguns dos participantes.

Ficou feito o teaser para a mobilidade inteligente. Em setembro, a Lisbon Mobi Summit vai reunir especialistas nacionais e internacionais, empresas, startups nas áreas da mobilidade e da energia, académicos, e gestores de topo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.