Prémios Global Mobi Awards by PRIO distinguiram os melhores na mobilidade inteligente

Premiando tudo o que de melhor está a ser feito em prol de uma mobilidade cada vez mais inteligente, a segunda edição dos Global Mobi Awards by PRIO distinguiu os projetos, iniciativas e produtos que mais têm feito pela descarbonização da sociedade.

Estes prémios, que resultam de uma iniciativa da Global Media Group, através da sua marca Motor24 em parceria com a PRIO, pretendem dar a conhecer projetos inovadores, reconhecer boas práticas e avaliar as potencialidades dos produtos existentes no mercado, dando especial destaque à área dos Veículos, Produtos e Tecnologias.

Neste âmbito, na categoria de Melhor Carro Elétrico, os jurados do Global Mobi Awards by PRIO elegeram o Kia e-Niro, proposta 100% elétrica que apenas agora chega ao mercado nacional, propondo uma autonomia superior aos 400 quilómetros e que promove, pelo conjunto de tecnologias, funcionalidade e atributos técnicos, a eletromobilidade de forma mais destacada.

De grande relevo, também, o prémio para o Melhor Carro Híbrido e Plug-In, com o Toyota Corolla Touring Sport Hybrid com motorização 2.0 Dynamic Force de nova geração a ser eleito como o vencedor, pelas suas prestações melhoradas aliadas a boa economia de combustível e acessibilidade.

Também no setor de Produto e Tecnologias, o prémio para a Tecnologia de Apoio foi concedido à AddVolt – Plug-in Electric System, que propõe a eletrificação das arcas de refrigeração das carrinhas de transporte, atualmente alimentadas por Diesel, visando dessa forma reduzir significativamente o consumo e as emissões no setor dos transportes urbanos.

Por fim, o Mobi Award para o melhor Veículo Elétrico LEV foi atribuído ao elétrico Alké, marca italiana que apostou no fabrico de veículos utilitários e comerciais elétricos para utilização nos setores urbano, industrial, logístico, agrícola, turístico e offroad, adequando-se às tarefas diárias tanto de municípios e freguesias como de empresas privadas.

Na área de Cidades, Cidadania e Empresas e Organizações, o vencedor do prémio Cidadania foi o projeto MUV Fundão, da Bag Consulting e Câmara Municipal do Fundão, que conceberam uma oficina que juntou cidadãos, responsáveis por políticas públicas e técnicos de implementação das estratégias de mobilidade urbana para refletirem, em conjunto, sobre os desafios e soluções para à mobilidade no Fundão.

O prémio para a Empresa ou Organização que mais se destacou na área da mobilidade inteligente em Portugal foi entregue aos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, com o projeto para a descarbonização da Alta de Coimbra.

O último dos Mobis de 2020 premiou a candidatura que mais se destacou na categoria Cidades, com Viseu a ser a galardoada através do MUV Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de Viseu, que enalteceu os esforços daquela cidade no reforço do sistema de transportes integrado, com melhores equipamentos, maior eficiência e maior conforto, de forma a captar novos utilizadores de transportes públicos e promover a mobilidade suave.