Nova Audi A6 Avant: Tecnologia e visual desportivo de nova geração

11/04/2018

Após a revelação da berlina A6, a Audi apresenta agora a variante carrinha, uma vez mais com a denominação Avant, prometendo um misto de versatilidade, estilo avançado, conforto e um lado desportivo muito presente, mesmo numa carroçaria que é, tendencialmente, mais familiar. Pelo lado da técnica, um dos pontos a ter em conta é que o novo A6 apenas pode ser encomendado com caixa automática, focando-se ao mesmo tempo na tónica da eficiência e da tecnologia. Chega a Portugal em setembro com o motor 2.0 TDI de 204 CV a abrir as ‘hostilidades’, depois os V6 TDI e TFSI.

Mesmo não sendo radicalmente diferente, o Audi A6 Avant dá um passo decidido em frente rumo a uma nova era na marca de Ingolstadt, com visual nitidamente mais dinâmico e uma tónica maior na eficácia. Uma perceção que surge reforçada quando se olha para o pilar D mais dinâmico e para a dianteira com a grelha Singleframe de nova fase, sendo esta também a primeira carrinha (Avant) com a nova linguagem de design da Audi.

O estilo é, por isso, um aspeto que Helmut Jung, do departamento de design exterior da Audi, aborda com entusiasmo, explicando que a “a grelha procura unir desportividade com elegância, havendo ainda que salientar as extremidades suspensas mais curtas”. No caso da versão S Line, que pudemos ver na primeira pessoa na Alemanha, verifica-se ainda uma “duplicação de alguns elementos para maior impacto, como as entradas de ar inferiores na dianteira, que reforçam de certa forma as linhas da grelha”.

Para aumentar a sensação de largura, são criadas linhas fortes de ombro (duas por cada lado), algo que é depois enfatizado pela barra traseira cromada ao nível dos farolins, sendo que um detalhe interessante é o das saliências nas unidades traseiras, para um efeito tridimensional mais completo. Os painéis laterais, com os seus vincos inferiores, permitem “jogar com as cores da carroçaria”. Na carroçaria S Line, ainda, realce para as saias mais esculpidas a toda a volta.

O cuidado com a eficácia aerodinâmica (0,27 Cx, no modelo de entrada) fica patente na forma como os espelhos retrovisores são cuidados, com Jung a confessar-nos que estes são os espelhos com melhor coeficiente do mercado em termos aerodinâmicos. Integrados na grelha estão ainda os sensores para os sistemas de assistência à condução, que prometem fazer desta carrinha uma proposta bastante avançada no seu segmento.

Interior ‘avant-garde’

O interior surge bem mais evoluído, inspirado pelas tendências do ‘navio-almirante’ A8, sobretudo ao nível da tecnologia, com a inclusão de dois ecrãs táteis na consola central, que fazem sair de cena o antigo comando rotativo MMI. Agora, todos os sistemas e funcionalidades passam a estar enquadrados pelo esquema MMI Touch Response, ou seja, os tais dois ecrãs táteis que permitem comandar, em cima, os sistemas de infoentretenimento, navegação e aplicações e, em baixo, controlar a climatização a bordo e outros sistemas, como os bancos com aquecimento ou massagem. A instrumentação pode ser totalmente digital, graças ao sistema Audi virtual cockpit, que permite configurações múltiplas dos diversos menus. Em termos estéticos, nota para as linhas muito horizontais no tablier, conferindo dessa forma uma sensação mais ampla, notando-se ainda uma elevadíssima qualidade dos materiais e da montagem.

Com um comprimento de 4,94 metros, largura de 1,89 metros e altura de 1,47 metros, a marca preocupou-se em aumentar o espaço a bordo, oferecendo mais espaço para as pernas atrás e à frente, além de mais amplitude para a cabeça dos ocupantes. Apesar das linhas desportivas, a carrinha A6 Avant retém o espaço para a bagageira, com 565 litros na configuração de cinco lugares, mas com possibilidade de chegar aos 1680 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. O comprimento da área de carga é de 1050 mm. A tampa da bagageira tem abertura elétrica de série, podendo contar com um sensor opcional para abrir a tampa sem recurso às mãos. Tudo isto no campo da teoria, mas faltava um ‘exame’ prático…

De forma a testar a capacidade de carga e de habitabilidade da Audi A6 Avant, decidimos ‘convidar’ os principais responsáveis que trabalharam no desenvolvimento desta carrinha a subirem a bordo da sua nova criação, com Helmut Jung (diretor de design), Luisa Schmidbauer (vendas e marketing), Michael Walter (responsável de projeto) e Ekkehard Kleindienst (comunicações, inovação e tecnologia) a posarem a bordo desta carrinha. Comprovámos que cabem todos.

Segurança aprimorada

A Audi propõe ainda sistemas relevantes de assistência à condução, incluindo tecnologia de iluminação com recurso a LED de série, sendo que na variante de topo conta-se o sistema HD Matrix LED com máximos de alta resolução, uma novidade. O sistema de travagem autónoma de emergência é de série, mas a Audi lança ainda pacotes de tecnologias diferentes consoante a vontade do condutor, entre ‘City’ e ‘Tour’. Em adição a esses sistemas, a Audi também apresenta cruise control adaptativo com assistência de estreitamento de via. Permite controlo longitudinal e lateral em situações de trânsito (com função de paragem) e em velocidades até aos 250 km/h. Útil, sobretudo, para as autoestradas alemãs. A função de assistência mantém a distância para o veículo da frente e adequa a velocidade.

A função preditiva do cruise control adaptativo permite ter em conta elementos como limites de velocidade, rotundas ou curvas para melhorar a eficiência e incentivar o condutor a libertar o pedal do acelerador quando assim entender. O assistente de emergência deteta a falta de resposta do condutor e, caso falhem as tentativas de alerta, assume o comando, ativa os piscas e aciona outras medidas do Audi pre sense, preparando o cinto de segurança, fechando as janelas e telefonando para os serviços de emergência.

Na cidade, a Audi destaca alguns sistemas como o Assistente de Cruzamentos à frente e atrás, o Audi pre sense 360º que deteta potenciais colisões, Assistente de tráfego cruzado traseiro para a marcha-atrás, além de suporte de mudança de faixa. Estas funções surgem integradas no módulo de alta tecnologia da Audi. Dependendo do nível de equipamento, o A6 recorrer a até cinco sensores de radar, cinco câmaras, 12 sensores de ultra-sons e a um scanner laser.

Motores: Alta eficiência, sem manual

Quanto a motores, a carrinha terá quatro opções de início, incluindo três V6 de 3.0 litros, dois deles a gasóleo (TDI), de 231 CV e de 286 CV, e um TFSI, com 340 CV. A outra opção é a já mencionada variante de 2.0 litros e quatro cilindros TDI, com 204 CV de potência. Todos os motores são novos ou altamente modificados, de acordo com a marca germânica. Presente na nova A6 Avant, o sistema de hibridação suave (MHEV) incrementa a eficiência e o conforto, com a Audi a garantir uma redução de até 0,7 l/100 km. Nos motores V6 tem uma tensão de 48 V, enquanto o 2.0 TDI recorre a um sistema elétrico de 12 V. O alternador com correia permite recuperar até 12 kW no sistema de 48 V durante a travagem, armazenando essa energia numa bateria de iões de lítio independente. Com os motores V6 Diesel desligados, o novo A6 Avant pode ‘rolar’ entre os 55 e os 160 km/h. O sistema start-stop entra em funcionamento logo aos 22 km/h.

Os dois V6 TFI transmitem a sua potência às rodas por via de uma caixa tiptronic de oito velocidades, ao passo que o 2.0 TDI e o 3.0 TFSI têm acoplada uma caixa automática S tronic de sete velocidade de dupla embraiagem. Esses mesmos motores contam com tração integral quattro de série, seja com diferencial central ou com tecnologia ultra que ‘ativa’ o eixo traseiro quando necessário. O diferencial desportivo que distribui a potência entre as rodas traseiras em curva também é proposto como opcional.

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No que diz respeito às suspensões, a A6 Avant tem quatro variantes disponíveis. De base, o sistema com molas de aço, juntando-se-lhe a suspensão desportiva, a suspensão com controlo de amortecimento e a suspensão pneumática. Adicionalmente aos amortecedores e molas pneumáticas, a plataforma de chassis eletrónico também pode controlar o eixo traseiro direcional (opcional) e o já mencionado diferencial desportivo que permite melhorar a dinâmica em curva. Esta nova geração conta com carroçaria feita em aço e alumínio para elevada rigidez e baixo peso.

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