Com o Yaris a ser um dos esteios do sucesso comercial da Toyota na Europa, a versão Cross amplia o leque de opções com um formato de carroçaria que é atualmente o grande impulsionador de vendas. Com um desenho mais robusto e musculado, destacando-se a maior distância ao solo, o Yaris Cross junta-se ao povoado segmento B-SUV, oferecendo como grande atributo a poupada motorização híbrida que já utiliza no utilitário de que deriva.

Pensado e construído para a Europa (na fábrica de França), o Yaris Cross vem alargar a família Yaris, tendo como grande objetivo atrair mais clientes para a Toyota, promovendo características-chave como a habitabilidade, segurança, dinamismo e maiores competências de versatilidade.

Neste misto de credenciais, honrando de certa forma o legado do RAV4 original, o Yaris Cross partilha uma grande parte dos componentes com o Yaris lançado no ano passado, nomeadamente, a plataforma GA-B para modelos compactos, mas também alguns elementos de design, a tecnologia funcional e a vertente híbrida, que será um dos grandes argumentos de venda deste pequeno SUV. Nesta equação reside também uma boa dor de cabeça para a marca, uma vez que o novo Yaris Cross tem todas as condições para bater o Yaris como o modelo mais vendido da gama Toyota. Não se pode dizer que seja uma má dor de cabeça…

A plataforma, derivada da arquitetura modular Toyota New Global Architecture (TNGA), foi concebida para oferecer elevada rigidez estrutural, com um centro de gravidade mais baixo para melhorar o comportamento dinâmico e a estabilidade, sem penalizar a habitabilidade. A suspensão é também de novo desenvolvimento. Já o desenho foi concebido no centro de design da Toyota em França, denominado ED2, procurando-se oferecer uma imagem mais larga e mais robusta, graças à maior altura ao solo e às jantes de grandes dimensões, que vão de 16 a 18 polegadas, dependendo do nível de equipamento.

Face ao Yaris, é 90 mm mais alto (1560 m) e 232 mm mais comprido (4180 mm), sendo também 20 mm mais largo (1765 mm). O que não muda é a distância entre eixos, que se mantém nos 2560 mm. Por outro lado, bem evidente, a altura ao solo aumenta em 30 mm para um total de 165 mm. A bagageira disponibiliza um total de 397 litros de capacidade, podendo rebater os bancos traseiros em proporção 40/20/40.

No interior, sobressai a aparência de simplicidade com diversos retoques tecnológicos à mistura, como o painel de instrumentos digital TFT de 7.0 polegadas, ou o ecrã central de 9.0 polegadas, que é o centro de comando do sistema de infoentretenimento Toyota Smart Connect com um cartão SIM integrado para atualizações ‘over-the-air’, navegação em tempo real e serviços conectados. A conectividade com os sistemas operativos Apple CarPlay e Android Auto. O condutor tem à disposição tecnologia head-up display de 10 polegadas, colocando à frente do condutor as principais informações de condução.

Híbrido em destaque

A gama do Yaris Cross centra-se de forma concreta na versão híbrida, com a Toyota a valer-se da evolução do seu conhecido sistema, com vários anos de desenvolvimento e de fiabilidade comprovada. O 1.5 Hybrid Dynamic Force combina um motor de combustão de 1.5 litros com uma máquina elétrica para uma potência combinada de 116 CV, por enquanto apenas com versão de tração dianteira, esperando-se para 2022 a chegada da variante de tração integral elétrica AWD-i. Os consumos variam entre os 4,5 e os 5,0 l/100 km, para emissões de CO2 de 101 a 113 g/km. O novo Yaris Cross conta ainda com modos de condução, variando entre os modos ‘Power’ e ‘Eco’, ou seja, do mais desportivo para o mais eficiente.

Por outro lado, a Toyota também terá disponível uma versão 1.5 VVT-I com caixa manual de seis velocidades com 125 CV de potência, mas apenas por encomenda, com um preço mais acessível do que o do Yaris Cross Hybrid. No entanto, atendendo à importância da versão híbrida, admite que só irá entregar a versão puramente térmica mediante pedido.

Primeiro contacto

Assim, num primeiro contacto em solo nacional, deu para perceber a forma como o Yaris Cross segue de perto as premissas da eletrificação, com uma mecânica sóbria mas competente, sempre mais dedicada ao lado da eficiência do que ao das respostas desportivas.

O principal destaque vai para o desempenho do conjunto motriz Dynamic Force a baixos regimes – por exemplo, em condução urbana -, deixando amiúde o motor elétrico com a tarefa da movimentação. Em ritmos de autoestrada, há desafogo, mas nota-se mais o esforço relativo para ganhar velocidade, mesmo que em situações de piso plano e sem carga no acelerador consiga também dar primazia ao modo elétrico. Nota muito positiva para o bom isolamento acústico e, sobretudo, para o esforço de minimização do ruído proveniente do funcionamento da caixa CVT, que revela grandes progressos.

A gama divide-se em seis níveis de equipamento, começando no Comfort, passando pelos Comfort Plus, Exclusive, Square Collection, Luxury e Premier Edition, que é a mais completa no lançamento, com elementos como a porta da bagageira de acionamento elétrico.

Os preços começam nos 23.990€ para o Yaris Cross Hybrid Comfort e nos 21.790€ para o motor 1.5 VVT-I em idêntico nível de equipamento.

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