A Peugeot reforça a sua aposta na eletrificação e apresenta uma gama repleta de opções mais sustentáveis, reforçando a sua ideia de que há escolhas para todos. Com efeito, aos modelos com motor de combustão, a marca de Sochaux junta agora versões Plug-in híbridas e totalmente elétricas, as quais chegarão ao mercado nacional ao longo destes meses.

Tal como as motorizações, também há formatos para todos os gostos: compactos, utilitários, carrinhas e os inevitáveis SUV recebem sistemas mais eficientes para que a Peugeot consiga reduzir de forma eficaz a sua pegada ecológica e, dessa forma, adaptar-se a uma indústria que lida agora com metas de emissões anti-poluentes mais rígidas.

A Peugeot sabe isso mesmo, mas não quer obrigar ninguém a fazer escolhas antecipadas. Assim, oferece amplitude de oferta, desde os 508 e 3008 Plug-in aos elétricos e-208 e e-2008, sendo estes dois os primeiros modelos 100% elétricos de uma ofensiva que está apenas no seu início. Para conseguir lidar com o potencial incremento da aposta na eletrificação, o Grupo PSA recorre à plataforma de última geração CMP que consegue adaptar-se aos modelos de combustão e aos elétricos, sendo destinada aos segmentos B e C, precisamente dois dos mais relevantes na Europa. A esse junta-se ainda a plataforma EMP2 (Efficient Modular Platform) para os modelos de segmento superior.

A Peugeot é também defensora da ideia de que a condução elétrica não tem de ser monótona, razão pela qual quer incutir cada novo lançamento seu com maior emoção. Até porque a gama da marca do leão não compreende apenas as quatro rodas: num ecossistema aberto, conta ainda com bicicletas elétricas e scooters também elétricas, dando mais soluções a quem precisa.

Poder dos híbridos, parte 1: Gama 508

Mas é nas quatro rodas que a Peugeot mais começa por se destacar com a oferta de uma gama de híbridos Plug-in de elevadas competências. Os primeiros a receber esta tecnologia são a gama 508 (berlina e carrinha) e o SUV 3008, os quais passam assim a contar com uma maior eficiência com a rede de segurança do motor térmico.

Previstos para chegarem ao mercado português em fevereiro, o primeiro elemento que os destaca é o arrojo ambiental. O 508 Hybrid tem um consumo homologado de apenas 1,3 l/100 km e emissões de CO2 de 29 g/km, a que se juntam ainda 54 quilómetros de autonomia em modo elétrico. Na versão carrinha, valores ligeiramente distintos embora o consumo médio seja o mesmo (1,3 l/100 km), ou seja, emissões de 30 g/km de CO2 e autonomia de 52 quilómetros. A caixa automática é automática EAT8 de oito velocidades, adaptada para esta motorização.

Para estes modelos, a marca recorre a sistema híbrido Plug-in com uma potência combinada de 225 CV (165 kW), graças à união entre um motor 1.6 PureTech de 180 CV e um motor elétrico de 110 CV (ou 80 kW). Para alimentar este último, recorre a uma bateria com capacidade de 11.8 kWh, o que lhe assegura uma autonomia 100% elétrica de 54 quilómetros (no caso da berlina). A recarga é efetuada em menos de 1h45 utilizando uma Wallbox (carregador de 7.4 kW e 32A em opção). Numa tomada caseira de 230 V (estando o 508 limitado a 8A), o processo de carregamento pode durar entre seis horas e meia e sete horas. Numa tomada reforçada Green Up, pode carregar entre três horas e meia e as quatro horas.

Além disso, os 508 dispõem ainda – tal como os demais modelos, de que falaremos adiante, embora com algumas distinções – de modos de condução, que variam entre a maior presença mecânica no modo Sport e a versatilidade do modo Hybrid, havendo ainda modos Comfort e Electric, este último para condução devota ao motor elétrico. Há ainda modo reforçado de regeneração de energia da travagem, que aumenta a sua eficácia nas fases de desaceleração, recuperando ainda mais energia e que pode ser ativado a partir da alavanca da caixa. Este mesmo sistema pode ser encontrado no 3008 Hybrid4, permitindo assim recuperar energia decorrente do rolamento natural do veículo para a bateria.

O recurso à plataforma multienergias EMP2 (Efficient Modular Platform) do grupo PSA é apontada como essencial para a manutenção da habitabilidade e da capacidade da bagageira, que é idêntica à das versões com motor de combustão (487 litros na berlina e 530 litros na carrinha SW).

A oferta em termos de equipamento aposta num conteúdo mais cheio, com três níveis em oferta: Allure (e Allure Business), GT Line e GT, esta última com apresentação exclusiva, dotada, de série, dos novos revestimentos Alcantara Greval Grey e visual mais desportivo).

Poder dos híbridos, parte 2: 3008 Hybrid4

Embora vá contar com uma versão idêntica à que se pode encontrar no 508, o bem-sucedido SUV 3008 foi apresentado com um sistema híbrido mais potente na forma do Hybrid4, que está dotado de sistema de tração integral e uma potência combinada de 300 CV (220 kW), que resulta da combinação de um motor 1.6 PureTech de 200 CV (147 kW) e dois motores elétricos: um no eixo dianteiro, acoplado à transmissão e-EAT8, e que desenvolve 110 CV (81 kW), e outro acoplado ao eixo traseiro, com uma potência de 112 CV (83 kW). Desta forma, a marca garante condição de tração integral eletrificada.

No que diz respeito a valores de homologação, o 3008 Hybrid4 apresenta emissões de 29 g/km de CO2, consumo de 1,3 l/100 km e uma autonomia de 59 quilómetros em modo 100% elétrico. Sendo apresentado como um modelo mais dinâmico, a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 5,9 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 235 km/h ou 135 km/h em modo puramente elétrico.

A capacidade da bateria é 13.2 kWh, podendo ser carregada em 1h45 com recurso a uma Wallbox de 7.4 kW (carga acelerada).

A marca apresenta o 3008 Hybrid4 apenas na versão GT, ou seja, a de cariz mais desportivo, com revestimentos exclusivo Alcantara Greval Grey e decorações em madeira verdadeira de carvalho envelhecido “Grey Oak”.

O novo 3008 Hybrid4 pode já ser encomendado, mas em março chegará ainda uma outra versão Hybrid, que recorre ao mesmo sistema do 508 atrás descrito, com duas rodas motrizes e 225 CV de potência combinada. Combina um motor 1.6 PureTech de 180 CV(132 kW) e um motor elétrico de 110 CV (80kW) alojado na frente do veículo e acoplado à transmissão e-EAT 8.

Elétricos ao poder: os e-208 e e-2008

Os outros dois modelos que tiveram direito a ‘tempo de antena’ na apresentação internacional em Sitges foram o e-208 e o e-2008, modelos de grande importância e que contribuirão para a marca reduzir de forma drástica o seu volume de emissões poluentes na estrada.

Disponível logo no lançamento da gama, o e-208 oferece um prazer de condução surge com motor elétrico de 100 kW (136 CV) de potência e 260 Nm de binário, disponíveis desde o arranque, tirando partido de uma bateria de 50 kWh que lhe concede uma autonomia de cerca de 340 quilómetros no ciclo WLTP, o mais exigente. Por mera curiosidade, em ciclo NEDC, teria uma autonomia de 450 quilómetros.

Integrada no circuito calorífico do habitáculo, a regulação térmica por circulação de líquido permite acelerar a recarga, otimizar a autonomia e aumentar a durabilidade. A bateria instalada no e-208 tem uma garantia de oito anos ou 160.000 km para 70% da sua capacidade de carga.

Para o condutor, há a possibilidade de recorrer a três modos de condução, variando entre o Eco (para otimização da autonomia), o Normal (que permite conforto e funcionalidade diária) e o Sport (que dá prioridade às performances e às sensações, potência e binário máximos). A este respeito, a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 8,1s. O condutor dispõe também de dois modos de travagem (B), acionados diretamente no comando da caixa de velocidades, variando entre travagem moderada, para sensações próximas de um veículo térmico, e travagem aumentada, para uma desaceleração controlada do pedal do acelerador.

O utilizador pode ainda recorrer a três modos de carga, a começar pela tomada doméstica clássica, embora exista ainda uma tomada reforçada Green Up que permite carga completa em 16h00 com cabo de recarga fornecido para o efeito. Com uma wallbox, a carga completa varia entre as em 5h15 em modo trifásico (11 kW) ou as 7h30 em modo monofásico (7.4 kW). Por fim, numa tomada pública dedicada podem-se utilizar carregadores de 100 kW e obter uma carga de 80% em 30 minutos.

Com aplicação para instalar no smartphone e que permite comando remoto, o e-208 pode ser ainda ajustado em termos de temperatura interior antes de iniciar uma viagem.

Por último, o e-2008 (entregas a partir de abril) foi o mais recente modelo da série elétrica a ser apresentado, dispondo de muitos dos predicados do e-208, a começar desde logo pela partilha da plataforma e dos componentes de motorização, o qual apresenta 100 kW (136 CV) de potência e 260 Nm de binário, disponível desde parado. Também a bateria apresenta capacidade de 50 kWh para uma autonomia que pode chegar aos 320 quilómetros (ligeiramente abaixo da do e-208). Esta bateria tem uma garantia de oito anos ou 160.000 km para 70% da sua capacidade de carga.

Os tempos de carregamento variam em função das potências disponíveis, tal como já se viu com o e-208. Ou seja, pode carregar em 16 horas numa tomada Green Up, entre cinco e oito horas com uma WallBox trifásica de 11 kW ou monofásica de 7.4 kW, respetivamente, ou repor até 80% da sua carga em apenas 30 minutos através de um carregador público de 100 kW, permitida pela regulação térmica da bateria feita por líquido.

Em Sitges, Barcelona

PREÇOS

Gama Peugeot 508 Hybrid

508 Allure HYBRID 225cv e-EAT8 46.445€ (SW: 47.945€)
508 GT Line HYBRID 225cv e-EAT8 49.245€ (SW: 50.745€)
508 GT HYBRID 225cv e-EAT8 53.745€ (SW: 55.245€)

 

Gama Peugeot 3008 Hybrid4

3008 Allure HYBRID 225cv e-EAT8 45.125€
3008 GT Line HYBRID 225cv e-EAT8 47.425€
3008 GT HYBRID 225cv e-EAT8 49.925€
3008 GT Line HYBRID4 300cv e-EAT8 52.425€
3008 GT HYBRID4 300cv e-EAT8 54.925€

 

Gama Peugeot e-208

e-208 Active 32.150€
e-208 Allure 33.350€
e-208 GT Line 35.250€
e-208 GT 37.650€

 

Gama Peugeot e-2008

e-2008 Active 36.600€
e-2008 Allure 38.350€
e-2008 GT Line 40.550€
e-2008 GT 43.450€

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