SEAT Tarraco: Manifesto de uma identidade diferente

30/11/2018

A família SUV da SEAT está, por fim, completa. Como modelo de topo, o Tarraco não é apenas o terceiro SUV e o maior da atual gama que é composta por Arona e Ateca. É também o manifesto da marca catalã para uma linguagem de estilo diferenciada e que será incutida, doravante, nos demais modelos como o futuro Leon, que deverá surgir na segunda metade de 2019. A espera pelo Tarraco em Portugal terminará no mês de fevereiro, quando surgir no mercado luso. Para já, ainda sem preços definidos.

Colocar o Tarraco ao lado dos dois outros SUV da gama mais versátil da SEAT coloca em evidência a distanciação que existe entre o novo e os modelos já existentes. Não só pelas dimensões do Tarraco, que mede 4735 mm de comprimento, mas também pelas feições tão distintas, sobretudo quando se olha de frente.

A grelha hexagonal é uma novidade relevante no léxico visual da SEAT, numa estrutura imagética que é composta pela grelha inferior e pelos faróis estilizados, numa imagem robusta e desportiva, que é complementada ainda pelos dois sulcos no capot, naquele que é talvez um dos detalhes mais ‘deliciosos’ na construção estética do novo Tarraco. Na traseira, destacam-se os farolins triangulares com uma faixa central a unir os dois lados e o portão da bagageira, que tem abertura elétrica de série.

A chegada do Tarraco (nome escolhido num processo inovador online, dando a palavra aos 146.000 entusiastas da marca que participaram nesse exercício) completa também aquela que é a maior ofensiva de produto da SEAT ao longo dos últimos meses e que se traduz em modelos novos como o Ibiza, o Ateca ou o Arona. Os resultados práticos deste ‘forcing’ podem encontrar-se no aumento de vendas entre janeiro e outubro de 13,7% a nível mundial, ou seja, um total de 449.000 veículos registados globalmente.

Desenvolvido e pensado em Barcelona mas produzido em Wolfsburgo, este novo modelo recorre à versátil plataforma MQB (em variação ‘a’) para distância entre eixos mais longa, que é neste caso de 2790 mm. Face a este valor, o SEAT ganha em espaço no interior e na capacidade da bagageira, que ascende aos 760 litros com cinco lugares funcionais ou 1920 litros com os bancos rebatidos. Para Portugal, está assegurada a variante de sete lugares, que lhe confere ainda maior funcionalidade, com dois lugares numa terceira fila que pode ser escondida sob o piso da bagageira.

No interior, o protagonista é o ecrã Digital Cockpit do 26 cm (10.25 polegadas) que permite alterar entre três formas de disposição da instrumentação para o condutor, além de alternar de forma simples e rápida as informações. A esse junta-se um ecrã central de estilo ‘flutuante’ de 8 polegadas, que agrega os vários métodos de conectividade (Full Link através de Android Auto, Apple CarPlay e Mirror Link, podendo até contar com comandos gestuais quando equipado com o nível mais evoluído do sistema multimédia (Navigation Plus). Fator importante é a estreia do assistente de voz da Amazon, a Alexa, sendo a primeira marca da Europa a fazê-lo.

O ambiente é sóbrio mas transmite uma elevadíssima sensação de qualidade e requinte, não só pelos materiais aplicados, mas também ao nível dos acabamentos, também eles uma pretensão a uma imagem mais requintada.

Dos 150 aos 190 CV… e um Plug-in em 2020

A gama de motores contará com unidades a gasolina e Diesel, com potência de 150 CV e de 190 CV, com destaque para os 1.5 TSI de menor potência e desativação de dois cilindros para melhor eficiência na condução. Este bloco surge com 150 CV e 250 Nm de binário, sendo associado a tração dianteira e caixa manual de seis velocidades, servindo de patamar de entrada na gama Tarraco, proporcionando uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 9,7 segundos e uma velocidade máxima de 201 km/h.

O painel de instrumentos digital oferece três estilos de visões diferentes, entre o tradicional e o mais minimalista (na imagem)

Segue-se um 2.0 TSI de 190 CV associado a caixa automática DSG de sete velocidades e a tração integral 4Drive com um binário máximo de 320 Nm a partir das 1500 rpm, com uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 8 segundos e 211 km/h de velocidade de ponta.

As mesmas potências são definidas para as duas variantes Diesel, com 150 CV e 190 CV. A mais baixa surge associada de série a caixa manual de seis velocidades e tração dianteira, mas também a caixa automática DSG de sete velocidades com tração 4Drive. Com binário máximo de 340 Nm disponível às 1750 rpm, o Tarraco com caixa manual alcança os 202 km/h de velocidade de ponta e o automático 198 km/h, com ambos a firmarem aceleração dos zero aos 100 km/h em menos de dez segundos (9,8). Já o motor mais potente, o 2.0 TDI de 190 CV está associado unicamente a uma caixa automática DSG e tração 4Drive. Acelera dos zero aos 100 km/h em 8 segundos e atinge os 210 km/h de velocidade máxima.

Mas não é tudo: para 2020, a SEAT tem já reservada a estreia de uma versão Plug-in híbrida, com 210 CV de potência prometidos e uma autonomia estimada de 50 quilómetros em modo 100% elétrico.

Dinâmica aprimorada

O esquema técnico eleito para este modelo passa por uma suspensão independente MacPherson na dianteira e amortecedores hidráulicos, enquanto na traseira aplica-se a suspensão multibraços, também com amortecedores hidráulicos. Em combinação com o DCC (Controlo Dinâmico de Chassis), o amortecimento pode ter firmeza variável, conseguindo alternar entre comportamento mais desportivo e mais confortável ou apto para superar desníveis mais elevados.

O Tarraco inclui de série os modos de condução denominados SEAT Drive Profile, que podem ser alternados a partir de um comando rotativo na consola central, mas variam as funcionalidades oferecidas. Os modelos com tração dianteira contam apenas com os modos Normal, Eco, Sport e Individual, ao passo que os de tração integral acrescentam dois modos para aproveitamento máximo da motricidade: Neve e Off-Road (este último em combinação com o sistema de controlo de velocidade em descidas).

De série, conta ainda com direção progressiva (que ajusta a assistência e rapidez da direção em função da velocidade e do ângulo de viragem em cada momento), além de jantes de 17 polegadas, tendo como opção um conjunto de jantes de 20 polegadas.

Equipamentos: Dois de início e um a caminho

A SEAT acredita que o posicionamento mais nobre deste seu modelo também se faz pelo equipamento recheado e avançado. Assim, no lançamento, o Tarraco estará disponível em dois níveis de equipamento, Style e Xcellence, destacando-se pela oferta de sistemas de segurança, como o ‘Lane Assist’ (assistente de manutenção de faixa), o detetor de ângulo morto, o assistente de travagem de emergência ‘Front Assist’ com reconhecimento de peões e ciclistas ou o assistente de condução em engarrafamentos ‘Traffic Jam Assist’, que recorre a uma variante do Cruise control adaptativo (ACC). Os faróis têm tecnologia Full LED de iluminação, dispondo também de indicadores de mudança de direção dinâmicos. Mais tarde, chegará ainda uma versão de tendência mais desportiva FR com equipamento específico.

O novo Tarraco chegará em fevereiro aos concessionários da marca, com os preços a serem anunciados numa data mais próxima à do lançamento.

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