Lançado em 1976, o Ford Fiesta cumpriu oito gerações e tornou-se num dos modelos mais famosos da Europa. Porém, é já sabido que o utilitário da marca americana não irá ter um sucessor direto, pelo menos em termos de nome. Antes que esse momento chegue, eis uma recordação de versões conceptuais do Fiesta que nunca chegaram à estrada.

Um dos méritos do Fiesta foi o de sempre se manter adequado à vida das cidades, mas também competente para longos trajetos, apelando a uma franja de jovens clientes que procuravam uma forma eficiente de se deslocarem no seu dia-a-dia.

Na sua mais recente geração, surgiu com novidades como o primeiro motor 1.0 EcoBoost de três cilindros com tecnologia de desativação de cilindros, uma faceta crescente de eletrificação e uma variante mais versátil denominada Active, com maior altura ao solo, procurando também a sua parte de sucesso no segmento dos SUV de segmento B.

Mas, a movimentação do mercado com a tendência crescente de eletrificação e de preponderância para os SUV ‘puros’ fizeram com que a Ford decidisse não prosseguir a ‘carreira’ deste modelo.

Além disso, o Fiesta foi também ‘montra’ para alguns protótipos bastante curiosos, que nunca chegaram à produção. Eis o resumo de alguns deles.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.