Toyota ‘acelera’ híbridos: Vêm aí as variantes mais emocionantes

12/09/2017

Uma nova era para os híbridos da Toyota. Alargando o espectro de atuação dos modelos com esta tecnologia, a marca nipónica apresenta no Salão de Frankfurt um C-HR especial em que o foco está numa nova motorização híbrida mais potente, que deixa o caminho aberto para versões mais desportivas também com aptidões ecológicas.

Num passo ambicioso para a marca de Akio Toyoda, que continua a confiar plenamente na solução híbrida para os seus modelos, o C-HR Hy-Power revelado no certame alemão mostra uma abordagem mais aguerrida a um modelo que se tem mostrado uma surpresa em termos comerciais, sobretudo no que diz respeito à versão híbrida, que tem excedido as expectativas dos responsáveis da marca. Com efeito, a Toyota adianta que na Europa são cerca de 75% os clientes que preferiram a motorização híbrida em detrimento da unidade unicamente a gasolina.

Este C-HR Hy-Power surge, então, como resultado do esforço do estúdio de design europeu da Toyota, denominado ED2 e situado em França, que tratou de explorar novas ideias em cores, texturas e revestimentos em associação a uma nova motorização híbrida mais focada nas prestações, embora não se conheçam ainda dados técnicos. Esta foi uma ideia também revelada por Johan Van Zyl, presidente e CEO da Toyota Motor Europe, no Salão de Frankfurt.

“Com os nossos híbridos, não queremos apenas ouvir as opiniões dos nossos clientes sobre as nossas tecnologias, mas procurar saber como é que poderemos torná-las ainda mais atrativas. Foi exatamente esse tipo de feedback que nos fez perceber que existe uma oportunidade para introduzir uma motorização híbrida de alta performance. Posso anunciar hoje que queremos apresentar cada modelo de base da nossa gama com duas motorizações híbridas. Uma vai oferecer os benefícios tradicionalmente associados à economia e eficiência. O segundo vai adicionar, além disso, mais potência e um carácter de condução mais desportivo”, referiu o responsável máximo do grupo japonês na Europa.

Sobre a motorização do C-HR Hy-Power, a ideia foi obter uma solução híbrida mais potente e com prestações melhoradas face aos 122 CV utilizados pelo atual Toyota C-HR de produção em série. Esta é a premissa de uma nova abordagem da Toyota para a sua gama de modelos, prevendo contar assim com uma variante híbrida mais potente em cada um dos seus modelos principais.

A Toyota admite que é “uma importante evolução estratégica”, que envolve a procura de um lado emocional mais forte sem descurar todos os ganhos de 20 anos de desenvolvimentos híbridos. Mais pormenores sobre esta expansão serão revelados no início de 2018.

Estilo rebelde

Tendo por base o modelo de produção em série, que assenta na eficiente plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), esta versão aposta numa abordagem mais emocional com um tratamento de estilo ainda mais impactante, visando apelar aos “clientes que têm gostos e estilos de vida altamente individualizados, enfatizando a sua elegância e a sua personalidade divertida”.

Num jogo de referências à própria forma de ‘diamante’ do modelo de produção, este concept – que ainda o é, apesar de dar pistas muito interessantes para os modelos vindouros – revela elevada atenção aos detalhes e recurso ao carbono para diversos elementos. A este respeito, a equipa do ED2 encontrou inspiração nas forças naturais que transformam o carbono em diamantes e na maneira como uma rocha sólida pode ocultar um núcleo inflamado e fundido.

A génese deste conceito nasce de uma intenção do estúdio ED2 de produzir um híbrido apelativo, mas que não resultasse demasiado pesado no seu visual ou excessivamente excêntrico. Assim, rejeitaram-se elementos de personalização pesados ou “aparafusados” para conseguir o impacto desejado. Em vez disso, apostou-se no reforço de características inerentes ao design do modelo de produção em série através do uso inovador de cores, acabamentos e detalhes. Provando que há uma ligação entre este concept e o modelo que se encontra à venda, a chapa metálica da carroçaria é exatamente a mesma!

A ideia por detrás da filosofia do carbono e do diamante resultou na aplicação de uma nova tinta prateada Dark Carbon com um acabamento mate para acentuar as linhas afiadas do veículo e as superfícies esculpidas. O efeito é aumentado pelo uso de elementos em preto brilhante, incluindo o spoiler inferior do lábio dianteiro, a área acima do logótipo da Toyota na frente do carro e as guarnições dos arcos das rodas. O cromado escuro sustenta esse efeito, podendo ser visto na ornamentação dos faróis principais, nas molduras dos vidros e nas jantes de liga leve de 20 polegadas, cuja imponência ajuda a destacar o visual deste modelo.

O acabamento “Burning Orange” anodizado nos pilares dianteiros, nas tampas dos espelhos retrovisores nas porta e numa barra decorativa entre as óticas permite obter um efeito de contraste mais acentuado. No tejadilho, mais um ‘jogo’ de cores e irreverência: uma película especial em “corte de diamante” cobre toda a superfície de um padrão cristalino e facetado que flui do preto mais escuro na parte traseira para o tom laranja anodizado brilhante na dianteira, misturando planos contrastantes brilhantes e baços.

O aspeto irreverente pode também ser encontrado no interior, não obstante o aspeto tecnológico e muito desportivo que o modelo de série já ostenta. No Hy-Power, porém, essa ideia é reforçada com uma abordagem de tom-sobre-tom que combina o revestimento de estofos e das superfícies com detalhes em “Burning Orange”.

Os bancos com apoio lateral reforçado são cobertos em pele na cor preta com encostos de cabeça e almofadas laterais em laranja. Foi usado um fio de laranja ardente para criar um padrão de acolchoado assimétrico único, de múltiplas formas de diamante nos assentos e encostos, padrão que também é visto nos painéis internos das portas. Outro pormenor de destaque é aquele que recorre a um revestimento que se prolonga a toda a largura do painel de bordo e molda o ecrã tátil multimédia Toyota Touch 2.

*Em Frankfurt

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.