Wolfgang Porsche, neto de Ferdinand e filho mais novo de Ferry – fundador da empresa –,é atualmente o membro mais representativo da família. Além de presidente do Conselho de Supervisão da Porsche, detém diversos cargos de supervisão, quer no Grupo Volkswagen, quer na Porsche Holding Salzburg – empresa comercial detida pela própria família.
Cumprindo agora 75 anos de idade, considera que o seu principal papel é continuar o trabalho do seu pai e seu avô, além de equilibrar e unir os interesses dos membros da família com a gestão do construtor de Estugarda.
Nas últimas décadas, Wolfgang Porsche teve uma influência fundamental em todas as principais decisões da marca germânica, incluindo o realinhamento estratégico e reorganização da Porsche AG, em 1992, e a expansão do portefólio de produtos –desde o Boxster ao Macan, passando pelo Cayenne e Panamera –, incluindo o elétrico Mission-E.
Esteve, também, por detrás de decisões corajosas, como a aposta em motores Diesel – que muito contribuíram para o crescimento de vendas –, e o seu posterior abandono, e foi, igualmente, um dos estrategas do investimento da Porsche na Volkswagen AG, em 2005.
“Tudo deve ser reavaliado”Num mundo de constante mudança e evolução tecnológica, quisemos saber como é que a Porsche se vai adaptar aos novos desafios. Wolfgang Porsche revela uma mente aberta…
Wolfgang Porsche: Estamos a crescer em áreas que, ainda há pouco tempo, não poderíamos imaginar. A transformação digital determina a maneira como pensamos e agimos. O que esperam os nossos clientes dos carros, tanto agora como no futuro, assim como da mobilidade em geral? A resposta é que tudo deve ser reavaliado. Não será necessário reinventar a roda, mas todo o resto, sim. E se vamos mudar, temos que inovar para promover flexibilidade nos pontos de vista, nas estruturas e na latitude de pensamento. A criatividade requer sempre uma certa liberdade. Só assim conseguimos ser mais rápidos, mais focados, mais ágeis e especialmente mais eficientes. Para uma empresa como a Porsche, é sempre importante pensar do ponto de vista do cliente. Para todos os futuros carros e serviços, existe apenas um padrão: o cliente. Tendo em consideração a rapidez e imprevisibilidade dos desenvolvimentos atuais, parece quase impossível prever o futuro. No entanto, como empreendedores, devemos tomar as decisões estratégicas certas hoje para melhor nos prepararmos para o que nos espera amanhã e depois de amanhã.
“Qual é o verdadeiro 911?”
Para um construtor cuja história e sucesso dependeu tanto de um modelo icónico, como é o caso da Porsche relativamente ao 911, impõe-se saber: qual é o verdadeiro 911, o original, de 1963, ou a milionésima unidade produzida em meados de 2017?
“Não conheço nenhum carro que tenha permanecido tão fiel à sua natureza como o 911”
E com tanta evolução tecnológica, com a progressiva entrada numa era elétrica e por a Porsche, atualmente, não se limitar a construir apenas modelos puramente desportivos, não haverá o perigo de a marca perder alguma da sua identidade?
WP: Estamos ‘cercados’ por mudanças rápidas. As exigências dos clientes em torno dos nossos modelos desportivos e da mobilidade em geral estão a mudar. É importante para nós antecipar e atender a esses requisitos nos novos produtos e serviços sustentáveis que oferecemos. O que não nos impede, contudo, de sermos nós próprios, de sermos Porsche. Porque foi a essência da nossa marca que nos fez o que somos hoje e o que seremos amanhã. A nossa identidade, clara e indivisível, permanece, mesmo quando tudo ao nosso redor muda. Não devemos sucumbir à ganância dos números. Crescer por si só não é uma meta corporativa sustentável. Isso destruiria a magia do Porsche. Nosso maior argumento de venda é a exclusividade, diversidade e individualidade. Remontando aos ‘pilotos’ originais da Porsche, os tipos ‘James Dean’, eles eram rudes e rebeldes, não se definiam como parte da maioria ou como seguidores. Essa é a essência, o ADN que nunca devemos abandonar.
“Preservar a essência Porsche”
Mas num mundo em constante mudança de valores, sobretudo para as novas gerações, isso será assim tão fácil?
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.