Subjacente está o radical conceito de engenharia SPCCI da Mazda (Ignição por Compressão Controlada por Faísca), permitindo-lhe alternar entre a ignição por faísca convencional e por compressão.
Operando em grande parte das rotações, gera excelente resposta e uma suavidade de condução, excelentes consumos e emissões, reais combinados.
O sistema Mazda M Hybrid complementa o conjunto, integrando uma bateria do iões de lítio de 24V e um gerador ISG. Reciclando a energia recuperada durante a desaceleração, funciona como um motor eléctrico, ajudando o motor a combustão.
Em termos de segurança, o Mazda3, conquistou 5 estrelas na certificação da Euro NCAP.
Existem dois níveis de potência para este motor, com 90 kW ou 132 kW.Em Portugal, o Mazda3 a gasolina com motor Skyactiv-X 2.0 com 90 kW (122 cv) tem um preço base de €25.988. A especificação de 132 kW (180 cv) arranca nos €30.874.
O conteúdo GMA by PRIO: Mazda3 2.0 Skyactiv X, motor de alto desempenho e baixo consumo aparece primeiro em Global Mobi Awards.