O renovado Kia Stonic está a chegar a Portugal com um reforço nas versões disponíveis, incluindo motorizações ECOHybrid com tecnologia ‘mild hybrid’ de 48 V para redução das emissões e consumos. Além disso, o crossover compacto da Kia apresenta ainda novas linhas, como a edição especial Stonic ‘by Fila’ e GT-Line. Os preços arrancam a partir dos 15.290€ na versão ‘by Fila’.

Tratando-se de modelo importante para a marca sul-coreana, o Stonic, que já vendeu mais de 150.000 unidades em toda a Europa, estreia as motorizações Smartstream, orientadas para a eficiência, como o grupo motopropulsor ‘mild hybrid’ de 48 V, que anima as versões ECOHybrid, bem como a nova transmissão manual inteligente “‘clutch-by-wire”.

Motores mais eficientes

O conjunto de motores do novo Stonic começa por uma variante 1.2 a gasolina de 84 CV, que foi revista, apresentando ainda uma nova geração do 1.0 T-GDI a gasolina, de 100 CV, enquanto o 1.0 T-GDI MHEV de 120 CV recebe tecnologia de 48 V disponível com a nova caixa manual inteligente de seis velocidades ou com uma caixa automática de dupla embraiagem (7DCT).

Este conjunto oferece maior eficiência no consumo, fornecendo e recuperando energia elétrica de forma impercetível para o condutor. Uma bateria de polímero de iões de lítio compacta, de 48 V, reforça a potência do motor de combustão com energia elétrica.

O próprio motor 1.0 T-GDi foi revisto, substituindo o anterior 1.0 T-GDi da geração “Kappa”. Equipado com tecnologia de Variação Contínua do Tempo de Abertura das Válvulas (CVVD), melhora o consumo de combustível em todas as situações. Embora o Smartstream debite a mesma potência que as anteriores motorizações da linha “Kappa” (100 ou 120 CV), oferece um pico de binário ligeiramente superior, consoante a caixa de velocidades montada. Por exemplo, o pico de binário das versões de 120 CV equipadas com caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem (7DCT), aos 200 Nm, é 16% superior.

Existem agora ainda mais opções de personalização, com novas cores e combinações para a carroçaria e tejadilho, bem como uma nova escolha de jantes. No interior, o condutor e os ocupantes podem usufruir de um sistema de navegação e infoentretenimento com um ecrã tátil mais amplo (de 8.0 polegadas). A segurança e a comodidade de condução são ainda reforçadas por um conjunto de novos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS).

Novas versões ‘by Fila’ e GT-Line

Para assinalar a entrada da nova geração do Stonic no nosso país, a Kia Portugal decidiu criar uma nova versão, a Stonic ‘by Fila’ (limitada a 200 unidades), bem como introduzir o nível GT-Line, que acaba de ser lançado também internacionalmente. O ‘by Fila’ estará disponível a partir do fim do mês de dezembro, enquanto os GT-Line chegarão em janeiro.

O Stonic ‘by Fila’ destaca-se por uma dotação de equipamento específica e orientada para a relação custo/benefício. Para além disso, os compradores desta versão recebem um welcome kit exclusivo da Fila.

o nível GT-Line oferece um toque mais desportivo à sua aparência de crossover urbano, patente em detalhes como o para-choques dianteiro diferenciado com luzes de nevoeiro LED, três entradas de ar distintas e uma faixa decorativa metalizada no rebordo inferior. A grelha “nariz de tigre” apresenta-se com um design próprio, que se conjuga com os espelhos retrovisores exteriores, em preto. A versão GT Line oferece de série faróis 100% LED.

Na traseira, um para-choques mais proeminente diferencia este modelo dos outros elementos da família Stonic. Todos os Stonic GT Line estão equipados com jantes de liga de alumínio de 17 polegadas, exclusivas desta versão.

No habitáculo, a modificação mais evidente é a adoção do revestimento com efeito de fibra de carbono no tablier, enquanto os bancos foram especificamente desenvolvidos, com revestimento em tecido preto e pele sintética, canelados decorativos e costuras de contraste em branco. Um novo volante em forma de D, com couro perfurado, ostenta o logótipo GT Line.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.