O Serviço de Pediatria do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) passou a dispor de uma “frota” de três pequenos carros elétricos nos quais as crianças se podem deslocar para as cirurgias do Bloco Operatório.

Embora pareça um detalhe, esta circunstância permite que as crianças reduzam os seus níveis de ansiedade num ambiente que pode ser particularmente delicado para os mais pequenos.

Ao serviço do Serviço de Pediatria daquele hospital estão agora um Volkswagen Amarok e dois Lamborghini Urus que percorrem os cerca de 270 metros de distância entre aquele serviço e o Blovo Operatório. Essa ‘autoestrada’ está delimitada no chão, a amarelo e, ao longo do percurso, sucedem-se, impressas no chão, estrelas brilhantes que têm inscritas adivinhas, jogos e mensagens divertidas relacionadas com segurança e saúde.

Este projeto do HFF tem como objetivo minimizar a ansiedade das crianças internadas e dos seus pais, transformando a sua passagem pela instituição, a caminho de uma cirurgia, ou de exames complementares de diagnóstico, numa divertida aventura sobre rodas. Esta iniciativa conta também com a parceria da APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil e com o apoio da Essilor.

Anteriormente, a Hyundai tinha apresentado uma variante deste método com a criação de uma versão elétrica e interativa do 45, usado num hospital de Barcelona.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.