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Novo Kia Niro terá três versões eletrificadas: HEV no arranque das vendas

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A Kia revelou mais detalhes do novo Niro, modelo de nova geração que irá aprofundar a estratégia de sustentabilidade da marca sul-coreana. O novo Niro foi desenvolvido de raiz para ir ao encontro das necessidades dos consumidores preocupados com o ambiente, dispondo de três motorizações eletrificadas: híbrido (HEV), híbrido Plug-in (PHEV) e 100% elétrico (BEV), estas últimas disponíveis numa fase posterior ao lançamento, na segunda metade deste ano.

Baseado numa plataforma de terceira geração, o novo Niro tira partido de maiores dimensões para melhorar a habitabilidade e a capacidade da bagageira, além de recorrer a materiais mais ecológicos e sustentáveis sem esquecer o lado premium.

O desenho representa uma filosofia dinâmica e arrojada inspirada no design ‘Opposites United’, ou seja, opostos unidos, com um exterior sofisticado e inspirado no HabaNiro Concept de 2019. No visual crossover, destaque para a carroçaria de duas tonalidades, com um largo pilar C Aero pensado para melhorar a eficiência aerrodinâmica, integrando-se com os farolins em formato de bumerangue. O coeficiente de arrasto cifra-se nos 0.29 Cd, o que é um valor relevante para um modelo de estilo SUV.

A dianteira revela a nova identidade ‘Nariz de Tigre’ da Kia, agora denominada ‘Face do Tigre’, que se estende do capot até à zona inferior do para-choques, com tecnologia DRL para um visual contemporâneo.

O Niro de segunda geração terá uma oferta de nove cores exteriores, podendo combinar essas tonalidades com seis cores para o pilar C personalizável. As proteções inferiores da carroçaria, por seu turno, têm outras três possibilidades de cores para um contraste muito específico.

Interior acolhedor e espaçoso

Espaçoso, inovador e minimalista: estes são os três princípios que guiaram a Kia no desenvolvimento do interior do novo Niro, procurando apelar aos sentidos com revestimentos premium e materiais sustentáveis que se conjugam para uma maior envolvência.

O tablier curva-se em frente dos ocupantes dianteiros, formando um triângulo descentrado na parte superior. A iluminação ambiente conta com 74 cores diferentes para configurações únicas. No centro da experiência multimédia está o ecrã central de 10.25 polegadas que foi pensado para ser fácil de utilizar e intuitivo, permitindo grande conectividade sem complicações. Abaixo do ecrã central estão os sistemas de controlo do infoentretenimento e da climatização.

O seletor de condução consiste num pequeno controlo rotativo que permite poupar espaço na consola entre os dois bancos dianteiros, onde se podem encontrar espaços de arrumação maiores e um carregador sem fios. Não falta um sistema head-up display (HUD) de 10 polegadas que mostra a informação de condução ao condutor, bem como dados de navegação.

As dimensões do Niro alteraram-se face ao antecessor, tendo crescido 65 mm no comprimento (para 4420 mm), 20 mm na largura (para 1825 mm), 10 mm na altura (para 1545 mm) e 20 mm na distância entre eixos (para 2720 mm). A capacidade da bagageira aumentou 15 litros para 451 litros nesta nova geração.

Híbrido na estreia

Como base das motorizações híbridas (todas com tração dianteira) está um bloco Smartstream 1.6 GDI a gasolina, melhorado em diferentes aspetos para melhorar a eficiência e as prestações. Entre as melhorias, o motor de combustão conta com sistema de arrefecimento diferente e tecnologias de redução de fricção interna que melhoram a eficiência da versão híbrida (HEV). Esta unidade de quatro cilindros em linha produz um máximo de 105 CV de potência e 144 Nm de binário. Em combinação com o motor elétrico síncrono de 32 kW, o Niro HEV oferece uma potência combinada de 141 CV.

O motor 1.6 GDI está associado a uma caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades (6DCT), a qual foi otimizada também com vista à melhoria da eficiência, procurando também reduzir o peso.

Uma das funcionalidades do novo Niro é a tecnologia Green Zone Drive Mode, que ativa automaticamente o modo elétrico quando o veículo entra numa zona sem emissões, recorrendo aos dados do sistema de navegação e ao histórico de condução. O condutor também pode ‘acertar’ no sistema zonas verdes nas quais o sistema entrará em ação como perto de casa ou do local de trabalho. Importante é também o novo sistema de regeneração de energia da travagem, com níveis diferentes de regeneração e de desaceleração.

No chassis, a suspensão e o sistema de direção são igualmente novos, procurando assegurar uma experiência de condução harmoniosa e confortável. Na dianteira, a suspensão tem uma configuração MacPherson, enquanto na traseira está um esquema independente de quatro braços. A marca reforçou ainda as áreas da insonorização para tornar as viagens mais silenciosas.

A segurança foi também muito melhorada pela Kia, tendo sido aliás um campo no qual a marca trabalhou bastante, com maior rigidez estrutural, destacando-se pela estrutura dianteira multi-resistente para o caso de embates dianteiros, enquanto os assistentes tecnológicos foram igualmente reforçados com a nova leva de sistemas ADAS da Kia, integrados no pack ‘DriveWise’.

“O novo Kia Niro representa o próximo passo na nossa jornada para nos tornarmos uma fornecedora de soluções de mobilidade sustentada. Desde o início que a nossa ambição foi criar um carro que torne mais fácil para as pessoas praticarem um estilo de vida sustentável”, refere o português Artur Martins, Vice-Presidente Senior e Diretor de Marca Global e da Experiência do Cliente na Kia. “Com os seus materiais amigos do ambiente, tecnologia avançada e leque de motorizações eletrificadas altamente eficientes, o novo Niro cumpre verdadeiramente o seu objetivo”, complementa.