Com as versões de elevada performance do 508, tanto em berlina, como carrinha (SW), a Peugeot desvenda o primeiro capítulo da sua nova linha Peugeot Sport Engineered, criando aquilo a que chama de performance responsável: a ‘Neo-Performance’. A nova assinatura com uma linha de três garras ‘Kryptonite’ faz referência à nova identidade da Peugeot Sport, à assinatura luminosa dos modelos de série e inspira-se no património da marca, nos farolins traseiros do 504 Coupé.
Enquanto automóvel de série mais potente de sempre construído pela marca de Sochaux, o 508 PSE cumpre os zero aos 100 km/h em 5,2 segundos, cumprindo o arranque dos zero aos 100 metros com arranque parado em 24,5 segundos, podendo chegar aos 250 km/h de velocidade máxima (com limitador eletrónico).
Os 360 CV deste 508 resultam da combinação de um motor 1.6 PureTech de 200 CV e 300 Nm e de dois motores elétricos posicionados à frente (com 81 kW) e atrás (com 83 kW), providenciando assim tração às quatro rodas. O conjunto é acompanhado ainda de uma caixa automática de oito velocidades EAT8. As emissões de CO2 estão homologadas segundo o protocolo WLTP em 46 g/km, para um consumo de combustível de apenas 2,03 l/100 km.
Estão disponíveis cinco modos de condução, acionados diretamente no seletor de modos na consola central, entre o 100% silencioso ‘Electric’ com uma autonomia de 42 quilómetros (segundo o procolo WLTP), atuando até aos 140 km/h, o ‘Comfort’ com suspensões suavizadas para máximo conforto, o ‘Hybrid’ que seleciona automaticamente a propulsão térmica ou elétrica, o ‘Sport’ que coloca os 360 CV à disposição do condutor, atuando igualmente sobre a direção, o amortecimento, o mapeamento do pedal do acelerador e a sonoridade do motor e, por fim, o modo ‘4WD’.
No modo ‘Sport’, o motor térmico garante a carga de bateria para que a potência máxima esteja sempre disponível.
Outro detalhe que a marca não deixou ao acaso foi o acerto do chassis, com uma otimização da amortização variável em três modos (Comfort/Hybrid/Sport), menor altura ao solo, vias ampliadas em 24 mm na frente e 12 mm na traseira, discos de travões dianteiros com 380 mm de diâmetro e pinças fixas de quatro pistões e jantes de 20 polegadas de diâmetro, com pneus Michelin Pilot Sport 4S.
Carregamento flexível
No domínio híbrido, o 508 PSE beneficia da experiência da marca com os recentes lançamentos dos 3008 Hybrid/Hybrid4 e 508 Hybrid, conjugada com a experiência de hibridização da Peugeot Sport no mundo da competição. Sendo possível carregar em tomadas, este 508 carrega a sua bateria de 11.5 kWh em menos de sete horas numa tomada doméstica standard, quatro horas numa tomada reforçada de 16 amperes e menos de duas horas numa Wall Box de 32 amperes.
Apesar da sua configuração híbrida, o 508 PSE mantém os mesmos volumes de habitáculo e de bagageira (acima do piso) das versões térmicas graças a uma colocação inteligente dos dois motores elétricos e da bateria.
A par do lançamento desta nova linha, a PEUGEOT anuncia o seu regresso ao Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), na categoria rainha LMH (Le Mans Hypercar), a partir de 2022.
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