Ao criar a divisão Peugeot Sport Engineered (PSE) para desenvolver os seus modelos desportivos para produção em série, a marca francesa assume o compromisso de criar novas sensações e experiências de condução. O primeiro resultado é o 508 Peugeot Sport Engineered (ou PSE, abreviando), que faz recurso a uma motorização híbrida para disponibilizar 360 CV de potência e 520 Nm de binário, graças à combinação das energias térmicas e elétricas.

Com as versões de elevada performance do 508, tanto em berlina, como carrinha (SW), a Peugeot desvenda o primeiro capítulo da sua nova linha Peugeot Sport Engineered, criando aquilo a que chama de performance responsável: a ‘Neo-Performance’. A nova assinatura com uma linha de três garras ‘Kryptonite’ faz referência à nova identidade da Peugeot Sport, à assinatura luminosa dos modelos de série e inspira-se no património da marca, nos farolins traseiros do 504 Coupé.

Enquanto automóvel de série mais potente de sempre construído pela marca de Sochaux, o 508 PSE cumpre os zero aos 100 km/h em 5,2 segundos, cumprindo o arranque dos zero aos 100 metros com arranque parado em 24,5 segundos, podendo chegar aos 250 km/h de velocidade máxima (com limitador eletrónico).

Os 360 CV deste 508 resultam da combinação de um motor 1.6 PureTech de 200 CV e 300 Nm e de dois motores elétricos posicionados à frente (com 81 kW) e atrás (com 83 kW), providenciando assim tração às quatro rodas. O conjunto é acompanhado ainda de uma caixa automática de oito velocidades EAT8. As emissões de CO2 estão homologadas segundo o protocolo WLTP em 46 g/km, para um consumo de combustível de apenas 2,03 l/100 km.

Estão disponíveis cinco modos de condução, acionados diretamente no seletor de modos na consola central, entre o 100% silencioso ‘Electric’ com uma autonomia de 42 quilómetros (segundo o procolo WLTP), atuando até aos 140 km/h, o ‘Comfort’ com suspensões suavizadas para máximo conforto, o ‘Hybrid’ que seleciona automaticamente a propulsão térmica ou elétrica, o ‘Sport’ que coloca os 360 CV à disposição do condutor, atuando igualmente sobre a direção, o amortecimento, o mapeamento do pedal do acelerador e a sonoridade do motor e, por fim, o modo ‘4WD’.

No modo ‘Sport’, o motor térmico garante a carga de bateria para que a potência máxima esteja sempre disponível.

Outro detalhe que a marca não deixou ao acaso foi o acerto do chassis, com uma otimização da amortização variável em três modos (Comfort/Hybrid/Sport), menor altura ao solo, vias ampliadas em 24 mm na frente e 12 mm na traseira, discos de travões dianteiros com 380 mm de diâmetro e pinças fixas de quatro pistões e jantes de 20 polegadas de diâmetro, com pneus Michelin Pilot Sport 4S.

Carregamento flexível

No domínio híbrido, o 508 PSE beneficia da experiência da marca com os recentes lançamentos dos 3008 Hybrid/Hybrid4 e 508 Hybrid, conjugada com a experiência de hibridização da Peugeot Sport no mundo da competição. Sendo possível carregar em tomadas, este 508 carrega a sua bateria de 11.5 kWh em menos de sete horas numa tomada doméstica standard, quatro horas numa tomada reforçada de 16 amperes e menos de duas horas numa Wall Box de 32 amperes.

As soluções de instalação de equipamentos estão disponíveis diretamente nos concessionários da marca, havendo ainda um ecossistema dedicado aos modelos eletrificados através das apps MyPeugeot e Free2Move Services.

Apesar da sua configuração híbrida, o 508 PSE mantém os mesmos volumes de habitáculo e de bagageira (acima do piso) das versões térmicas graças a uma colocação inteligente dos dois motores elétricos e da bateria.

A par do lançamento desta nova linha, a PEUGEOT anuncia o seu regresso ao Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), na categoria rainha LMH (Le Mans Hypercar), a partir de 2022.

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