Capaz de resistir a balas da maior parte das armas de fogo e até a explosões, este Land Rover Defender resulta da cooperação entre a Jaguar Land Rover e a especialista em proteção especial de veículos Trasco.

Poderia ser o automóvel de eleição para James Bond, graças à sua competência na resistência balística e a engenhos explosivos, algo que se tornou possível graças à conversão leve anti-sequestro (A-KIP) deste 110 pela Trasco, sem alterar o seu design exterior, pelo que é virtualmente impossível de notar que se trata de um modelo com proteção especial.

O aço leve de alta segurança, o vidro e os materiais compósitos proporcionam uma maior segurança aos clientes, nos quais se incluem ministros de governo e perfis de rendimentos elevados. Os clientes podem optar entre os níveis de proteção balística VPAM 4 ou VPAM 6, variando assim a capacidade de resistência a projéteis.

As zonas equipadas com materiais balísticos com certificação VPAM são o para-brisas, as portas e os vidros das portas, o teto, o piso e uma nova divisão traseira balística com janela posicionada atrás da segunda fila de bancos.

Segundo Nick Collins, Diretor Exectutivo do Programa de Veículos da Land Rover, “o Defender é o Land Rover com melhores prestações de sempre e esta parceria torna-o ainda mais fiável. A nova solução leve de proteção anti-sequestro (A-KIP) da Trasco torna o nosso todo-o-terreno galardoado num veículo altamente preparado e num refúgio discreto para os seus ocupantes, dado que proporciona uma melhoria na segurança e proteção”.

Efetivamente, os clientes podem escolher equipamento adicional no qual se inclui um sistema de extinção de incêndios para o compartimento do motor com acionamento automático ou manual, um pacote de luz azul e sirene integrado na grelha dianteira (disponível consoante o mercado), um sistema de intercomunicador, pneus anti-furo, elevadores de vidros de alta resistência, proteção balística da secção inferior e um depósito de combustível com fecho automático para segurança adicional.

Da parte da Trasco, Allan Diretor de Vendas Europeu, afirma que “o nosso protótipo discreto A-KIP, concebido e produzido por nós, foi criado para auxiliar a proteger o mais valioso dos bens: a vida humana. Normalmente, a discrição é a melhor forma de defesa. A nossa criação para o Defender permite disponibilizar proteção adicional a quem necessita, discretamente incorporada no trânsito habitual, dado que é impossível distinguir o veículo de um modelo convencional”.

A marca não adianta preços, mas propõe mais informações para os interessados na seguinte página online.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.