Em 1994, este modelo marcava a estreia da sigla RS no portefólio de modelos da marca dos quatro anéis. Motor de 5 cilindros em linha, a debitar 315 cv.
Audi RS4 Avant
Lançado em 1999, o RS4 Avant tinha motor de 2,7 Litros V6 biturbo, fabricado em parceria com a Cosworth, com 380cv.
Audi RS4 (2005)
A Audi apostava agora num motor V8 com 420cv.
Audi RS6 Avant
Em 2008, o RS6 Avant elevou a fasquia das performances com um incrível motor 5.0 Litros V10, com dupla sobrealimentação, a debitar com 572 cv.
Audi RS4
Foto de grupo: todas as gerações do Audi RS4
Audi RS3
A estreia do badge RS no compacto A3 acontece em 2011. Recorria ao motor 2.5 TFSI de 340 cv para cumprir o a 100 km/h em apenas 4,6 segundos anunciados (a velocidade máxima estava limitada a 250 km/h).
Audi RS5 Coupé
Lançado em 2017, a segunda geração do RS5 Coupé mantinha o motor de 450 cv do antecessor (2010), mas o binário subiu dos 430 Nm para os 600 Nm, o que mudou tudo na dinâmica e no comportamento da berlina desportiva.
Audi RSQ3
Era uma questão de tempo até a sigla RS chegar ao formato da moda. Em 2016, a versão mais musculada do SUV Q3, com motor de 2.5 litros TFSI com 367 cv de potência.
Audi RSQ8
Novidade na calha! Partilhará a base técnica com o Lamborghini Urus.
Na Audi, a sigla S identificou todos os modelos desportivos até ao início da década de 90. Mas, em 1994, espicaçada pelos rivais de Estugarda e de Munique (a Mercedes vendia versões AMG e a BMW tinha os M…), o fabricante de Ingolstadt lançou também uma gama ainda mais especial, inspirada na competição. Nascia a assinatura RS (RennSport).
O Avant RS2, há 25 anos, fez a estreia da etiqueta desportiva da Audi. Desenvolvido em conjunto com a Porsche, o RS2 era muito mais do que uma versão musculada do Audi 80 S2, mesmo sendo o motor o seu principal cartão de visita, cheio de nervo.
Tratava-se de uma evolução do 5 cilindros e 2,2 litros, com uma potência esticada a pujantes 315 cv, que permitia que a carrinha da Audi pudesse disparar de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos, anunciando 262 km/h de velocidade máxima.
A partir do RS2, há 25 anos, a Audi tem sido criteriosa na atribuição desta sigla especial aos modelos do seu catálogo. Alguns elevados ao estatuto de verdadeiro ícones da condução desportiva, como RS 4 Avant de 1999, com um fantástico V6 2.7 biturbo com 380 cv, produzido a meias com Cosworth.
Ou o primeiro RS3, em 2011.
Para assinalar a data, está patente uma exposição no Audi Forum, em Neckarsulm, com todos os modelos fundamentais da gama RS, incluindo um protótipo que a administração nunca autorizou.
Percorra a galeria para rever alguns dos modelos mais relevantes.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.