A Audi celebra 25 anos de versões RS

18/07/2019

Na Audi, a sigla S identificou todos os modelos desportivos até ao início da década de 90. Mas, em 1994, espicaçada pelos rivais de Estugarda e de Munique (a Mercedes vendia versões AMG e a BMW tinha os M…), o fabricante de Ingolstadt lançou também uma gama ainda mais especial, inspirada na competição. Nascia a assinatura RS (RennSport).

O Avant RS2, há 25 anos, fez a estreia da etiqueta desportiva da Audi. Desenvolvido em conjunto com a Porsche, o RS2 era muito mais do que uma versão musculada do Audi 80 S2, mesmo sendo o motor o seu principal cartão de visita, cheio de nervo.

Tratava-se de uma evolução do 5 cilindros e 2,2 litros, com uma potência esticada a pujantes 315 cv, que permitia que a carrinha da Audi pudesse disparar de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos, anunciando 262 km/h de velocidade máxima.

A partir do RS2, há 25 anos, a Audi tem sido criteriosa na atribuição desta sigla especial aos modelos do seu catálogo. Alguns elevados ao estatuto de verdadeiro ícones da condução desportiva, como RS 4 Avant de 1999, com um fantástico V6 2.7 biturbo com 380 cv, produzido a meias com Cosworth.

Ou o primeiro RS3, em 2011.

Para assinalar a data, está patente uma exposição no Audi Forum, em Neckarsulm, com todos os modelos fundamentais da gama RS, incluindo um protótipo que a administração nunca autorizou.

Percorra a galeria para rever alguns dos modelos mais relevantes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.