Ford e McDonald’s nos Estados Unidos firmaram um acordo de parceria para o aproveitamento da palha de café, a casca seca do grão que sobra no processo de torrefação, desperdício que passará a ser utilizado na fabricação de peças de automóveis nas unidades da marca da oval azul.

Segundo a Ford, os componentes feitos com esse composto são cerca de 20% mais leves e consomem até 25% menos energia no processo de moldagem. A sua resistência ao calor também é sensivelmente melhor que a do material usado atualmente, favorecendo a aplicação em peças como capas de faróis e outros componentes no compartimento do motor.

“O compromisso do McDonald’s com a inovação impressionou-nos e encaixa com a nossa visão de futuro e ações para a sustentabilidade”, explicou Debbie Mielewski, líder técnica do departamento de sustentabilidade e pesquisa de novos materiais da Ford.

Soja, casca de tomate e bambu

“Esta é uma prioridade para a Ford há mais de 20 anos e um exemplo de avanço na economia de circuito fechado, onde diferentes indústrias trabalham juntas e trocam materiais que de outra forma seriam descartados.”

Espuma à base de soja em bancos e forros, garrafas plásticas recicladas em tapetes, caixas de roda e tecidos, palha de trigo em porta-objetos e porta-copos; pneus reciclados em vedações e juntas, casca de tomate em suportes de fiação e porta-objetos e bambu em compostos plásticos de peças internas e no compartimento do motor são apenas alguns exemplos de materiais que a marca norte-americana reaproveitou no processo de produção dos seus automóveis nos últimos anos.